Centro de Assistência Médica Básica para Idosos
Projeto de pesquisa: Centro de Assistência Médica Básica para Idosos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RuanLucas • 25/2/2015 • Projeto de pesquisa • 1.361 Palavras (6 Páginas) • 439 Visualizações
SUMÁRIO
1. Introdução.....................................................................................................4
2. Metodologia .................................................................................................5
3. Resultados.....................................................................................................6
4. Conclusão.....................................................................................................8
5. Referências Bibliográficas..........................................................................12
1. INTRODUÇÃO
O Centro de Atenção Básica à Saúde do Idoso – CASI, localizado à Rua São Francisco, Bairro Fonte dos Matos, na cidade de Piripiri, promove ações preventivas e promoção da saúde do idoso.
Atende ao idoso que necessite de atenção especializada na área de geriatria e/ou gerontologia, através de avaliação multidimensional, por equipe interdisciplinar, com vistas à manutenção ou recuperação da sua saúde física, mental e funcional, adequando seus déficits às novas realidades, mantendo-o socialmente ativo e dentro do contexto familiar.
Buscam a promoção do envelhecimento ativo e saudável, a manutenção e reabilitação da capacidade funcional e apoio ao desenvolvimento de cuidados informais na busca pela qualidade de vida por meio da alimentação adequada e balanceada, prática regular de exercícios físicos, convivência social estimulante, busca de atividades prazerosas e/ou que atenuem o estresse, redução dos danos decorrentes do consumo de álcool e tabaco e diminuição significativa da auto-medicação mantendo sua autonomia preservada, tanto a independência física, como a psíquica.
A visita realizada tem como objetivos:
• Compreender a atuação do fisioterapeuta no atendimento aos idosos;
• Observar os recursos e equipamentos utilizados para realização do seu trabalho;
• Reconhecer a importância das atividades físicas para uma melhor qualidade de vida.
2. METODOLOGIA
Trata-se de uma visita de campo, onde parte dos alunos de uma das turmas de Fisioterapia da Christus Faculdade do Piauí – CHRISFAPI participou de uma atividade física ao ar livre (academia da praça), realizando alongamento dos principais grupos musculares, antes e após a caminhada.
Na oportunidade, os alunos aferiram a Pressão Arterial dos idosos, utilizando estetoscópio e esfigmomanômetro.
A população foi composta pelos idosos presentes no momento da visita, totalizando 23.
3. RESULTADOS
Estivemos do dia 11 de abril de 2013 visitando o Centro de Atenção à Saúde do Idoso (CASI), localizado à Rua São Francisco, Bairro Germano, na cidade de Piripiri.
O CASI é mantido pela Prefeitura Municipal de Piripiri, que disponibiliza uma verba mensal para funcionamento. Foi inaugurado no dia 27 de setembro de 2008. As atividades realizadas estão relacionadas à promoção de saúde, prevenção de doenças e acompanhamento físico dos idosos do município, além de proporcionar qualidade de vida para os mesmos. Segundo a Fisioterapeuta Priscila Karen, coordenadora do CASI, atualmente, o Centro atende 200 idosos cadastrados, beneficiados com atividades físicas no próprio prédio do CASI e na Academia da Praça.
Os idosos são acompanhados de educadores físicos, fisioterapeutas, assistente social, nutricionista e um profissional geriatra.
Durante a semana as atividades ficam divididas em 2 locais:
• Nas segundas, quartas e sextas-feiras: As atividades são realizadas no endereço supracitado.
• Nas terças e quintas-feiras: Realizam caminhadas na Avenida Otílio Resende.
No decorrer do ano realizam festas comemorativas como: Festas das Mães, Juninas, confraternizações.
O CASI promove palestras explicativas no decorrer do ano, os temas citados abaixo estão programados para acontecerem até o mês de agosto, envolvendo alguns dos grupos de Estratégia de Saúde da Família (ESF).
Saúde da mulher e saúde mental;
Tabagismo;
Osteoporose;
Diabetes;
Drogas;
Colesterol;
Hipertensão.
Estiveram presentes no dia da visita 23 idosos, destes a maioria são mulheres. Inicialmente os alunos aferiram a Pressão Arterial de todos os idosos, considerando-se que havia mulheres que tinham a PA elevada e já apresentavam a mesma controlada, é presumível deduzir que seu controle acarretaria em um impacto importante e uma melhoria da qualidade de vida apresentando modificações nos níveis de PAS e PAD nas quais houve reduções significativas. A prevenção e os exercícios físicos vêm conquistando vários adeptos que estão utilizando esta estratégia terapêutica com mais frequência, desfrutando dos seus benefícios a médio e longo prazos.
A pressão arterial é consequência da força que o sangue exerce contra as paredes das artérias para conseguir circular pelo corpo. Quando o coração se contrai (sístole) para expulsar o sangue de seu interior, a pressão nas artérias atinge o valor máximo (pressão máxima ou sistólica). Quando a musculatura cardíaca relaxa (diástole) para permitir que o sangue volte a encher suas cavidades, a pressão cai para seus valores mínimos: é a pressão mínima ou diastólica. De acordo com os critérios internacionais estabelecidos, os valores de referência desejáveis da pressão arterial estão ao redor de 120 mmHg x 80mmHg, ou 12cm x 8cm (GUYTON, 2006).
Em seguida, os alunos realizaram alongamento dos principais grupos
...