Classificação do diabetes melito
Tese: Classificação do diabetes melito. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jaiza • 10/10/2013 • Tese • 552 Palavras (3 Páginas) • 472 Visualizações
Introdução
O diabetes melito engloba um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia resultante de defeitos na secreção e/ ou na ação da insulina (Alberti; Zimmet, 1999). Na gestação com diabetes, duas situações diferentes podem existir: o diabetes diagnosticado previamente à gestação e o diabetes reconhecido pela primeira vez durante a gestação – o diabetes gestacional (FREITAS, et al., 2006).
Segundo Leveno, et al. (2010), o diabete melito gestacional é uma intolerância de gravidade variável a carboidratos que se inicia ou se manifesta pela primeira vez durante a gestação, independentemente de a insulina ser ou não utilizada para o tratamento. O termo diabete gestacional insinua que esta doença é provocada pela gestação, devido a alterações fisiológicas exageradas no metabolismo da glicose.
A maior preocupação perinatal em mulheres com diabete gestacional é o crescimento fetal excessivo, o qual pode resultar em trauma de parto. Diferentemente de mulheres com diabete pré-gestacional, as anomalias fetais não estão aumentadas naquelas diagnosticadas com diabete gestacional. Os efeitos maternos adversos incluem uma frequência aumentada de hipertensão e a necessidade de que o parto seja por cesariana (LEVENO, et al., 2010).
A gestação provoca modificações metabólicas importantes que se somam aos efeitos dos diferentes graus de alteração na tolerância à glicose, exigindo manejo individualizado (FREITAS, et al., 2006). O presente trabalho visa estabelecer rotinas de conduta prática na gestação em mulheres com diabetes tipo 1 ou tipo 2 e no diabetes gestacional.
Classificação do diabetes melito
A classificação do diabetes adotada pela American Diabetes Association (ADA, 2004a), e endossada pela Sociedade Brasileira de Diabetes, está apresentada abaixo:
Classificação etiológica do diabetes melito:
I. Diabetes tipo 1
• Destruição das células β, geralmente levando à deficiência completa de insulina
A. Imune
B. Idiopática
II. Diabetes tipo 2
• Resistência à insulina predominante, com relativa deficiência de insulina
• Predomínio do defeito de secreção de insulina com resistência à insulina
III. Outros tipos específicos
A. Defeitos genéticos da função da célula β
B. Defeitos genéticos da ação da insulina
C. Doenças do pâncreas exócrino
D. Endocrinopatias
E. Induzido por drogas ou produtos químicos
F. Infecções
G. Formas incomuns de diabetes imunomediado
H. Outras síndromes genéticas associadas com diabetes
IV. Diabetes gestacional
Fora da gravidez, o diagnóstico do diabetes é
...