Código florestal brasileiro controverso
Resenha: Código florestal brasileiro controverso. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: josibrauner • 13/5/2014 • Resenha • 290 Palavras (2 Páginas) • 408 Visualizações
O polêmico Código Florestal Brasileiro foi aprovado em 2012, mas ainda enfrenta entraves em sua regulamentação. À época de sua definição, ONGs ambientalistas alertaram para os riscos do aumento do desmatamento já que o Código foi aprovado com alterações que mudavam o tamanho de áreas que deveriam ser preservadas e fracas ações contra desmatadores ilegais. Na revista Science desta semana, pesquisadores brasileiros fazem uma análise do Código.
As conclusões são que o desmatamento deve aumentar com o novo Código, mas novos mecanismos para manejar queimadas, emissões de gás carbônico pela floresta além de pagamentos por serviços ambientais , por exemplo, poderiam ajudar a contrabalançar essa destruição .
"O Brasil deve continuar a investir no monitoramento e fiscalização para que os proprietários de terras que quebrem o código não sejam exonerados. A chave é conciliar políticas de conservação ambiental com desenvolvimento agrícola - duas forças tradicionalmente opostas - e incentivos econômicos para a conservação poderiam seguir um longo caminho em direção a esse objetivo", diz Britaldo Soares Filho, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na divulgação do texto.
Segundo os autores, este é o primeiro artigo a a quantificar as implicações das mudanças recentes do Código Florestal e identificar novas oportunidades e desafios para a conservação.
De acordo com o estudo , a nova lei concede anistia aos proprietários de terras que desmataram ilegalmente antes de 2008 e reduz a área a ser reflorestada de 500.000 km2 para 210.000 km2 . "O lobby do agronegócio deve ver isso como uma grande vitória", explica o principal autor, "mas se eles continuarem a boicotar e sabotar o Código Florestal, eles vão estar dando um tiro no pé". Isso porque, em sua análise, "a produtividade agrícola depende da conservação de ecossistemas nativos para a estabilidade climática".
...