DNA Das Plantas
Trabalho Escolar: DNA Das Plantas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mavszak • 13/3/2015 • 584 Palavras (3 Páginas) • 462 Visualizações
1- Estrutura que envolve o núcleo das células eucarióticas , que serve para separar o conteúdo do núcleo celular do citosol.
É formada por uma dupla membrana constituída por fosfolipídios, que sustentam e ancoram os cromossomos.
É na Carioteca que estão os poros nucleares, responsáveis pela regulamentação na troca de substancias do núcleo com o citoplasma.
2-
3- Cromatina: É um complexo formado por material genético ( ou DNA), enrolado em proteínas –as histonas. – presente nas células dos eucariontes. O termo “cromo” significa cor. Por isso a cromatina recebe esse nome , pois fica colorida, corada fortemente ao aplicarmos alguns corantes nas células. Os filamentos de cromatina apresentam regiões mais claras, onde a cromatina está menos condensada (enrolada sobre as histonas), que chamamos de eucromatina. Já as regiões onde há uma coloração mais forte , há maior condensação da cromatina, por isso chamamos de heterocromatina. A eucromatina é a região onde há genes ativos, pois para que o DNA possa ser “lido”, ele precisa estar desenrolado, por isso, fixa menos corante. Já a heterocromatina corresponde às partes do DNA que não estão sendo utilizadas pelas células naquele momento, por isso podem estar condensadas (enroladas).
4- Nucléolo é um organóide presente em células eucarióticas, ligado principalmente à coordenação do processo reprodutivo das células (embora desapareça logo no início da divisão celular) e ao controle dos processos celulares básicos, pelo fato de conter trechos de DNA específicos, além de inúmeras proteínas associadas ou não a RNAr.
São corpúsculos arredondados de aspecto esponjoso, mergulhados diretamente no nucleoplasma, uma vez que não possuem membrana envolvente.
5- Normalmente, hormônios hidrossolúveis (que se dissolvem em água) usam receptores localizados na superfície da membrana da célula do tecido-alvo. Uma série de moléculas especiais no interior da célula, conhecidas como "segundos mensageiros", transportam as informações do hormônio para o interior da célula. Já os hormônios lipossolúveis (se dissolvem em gordura), como os esteróides, passam através da membrana da célula e ligam-se a receptores encontrados no citoplasma. Quando um receptor e um hormônio se ligam, as moléculas de ambos passam por alterações estruturais que ativam mecanismos no interior da célula. Esses mecanismos produzem os efeitos especiais induzidos pelos hormônios.
6- O nucleoplasma ou suco nuclear, é uma massa incolor constituída principalmente de água e proteínas que preenche o núcleo celular que contém os filamentos de cromatina e o nucléolo. Suas funções são dar forma à célula, sustentação e preenchimento. Mantém bem caracterizados no núcleo, como a cromatina e o nucléolo
7- Engenharia genética e modificação genética são termos para o processo de manipulação dos genes num organismo, geralmente fora do processo normal reprodutivo deste. Envolvem frequentemente o isolamento , a manipulação e a introdução do ADN num chamado "corpo de prova", geralmente para exprimir um gene. O objetivo
...