Estudo Dirigidp
Artigo: Estudo Dirigidp. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SaraS • 9/4/2014 • 1.172 Palavras (5 Páginas) • 290 Visualizações
Estudo dirigido
1. Comente as regras de Chargaff de acordo com a composição de bases constituintes do DNA.
A quantidade total de nucleotídeos pirimidínicos (T + C) é sempre igual à quantidade de nucleotídeos purínicos (A + G).
A quantidade de T é sempre igual à quantidade de A, e a quantidade de C é sempre igual à quantidade de G. Mas a quantidade de A + T não é necessariamente igual à quantidade de G + C.
2. Como é caracterizado o arcabouço da estrutura do DNA?
O arcabouço de cada filamento de DNA é formado de unidades alternadas de fosfato e desoxirribose que são conectadas por ligações fosfodiéster.
3. O que compreende a renaturação e desnaturação dos ácidos nucléicos?
Desnaturação ocorre na separação das fitas de DNA. há aumento de temperatura, baixa concentração de íons, o ph aumenta e causa a separação das fitas. A renaturação é um retorno as condições iniciais, onde o Ph e temperatura diminui.
4. Como ocorre o alongamento das cadeias do DNA?
Como o DNA possui polaridades inversas, enquanto que uma fita tem 5’ – 3’ e outra 3’ – 5’, a DNA polimerase só acrescenta nucleotídeos à ponta 3’ de uma cadeia crescente usando como molde um único filamento de DNA, desta forma uma fita sempre será alongada de 5’ – 3’ de forma contínua no sentido da forquilha de replicação.
5. O que caracteriza o processo semi-conservativo e semi-descontínuo da replicação ?
O processo semi-conservativo compreende um processo de replicação em que a dupla hélice de cada molécula-filha de DNA contém um filamento da molécula original de DNA e um filamento recém-sintetizado. O processo semi-descontínuo envolve uma replicação que é contínua em uma das fitas e descontínua na outra fita, como a abertura da dupla fita é gradual a partir da forquilha de replicação e sentindo da replicação se dá 5' – 3’ a síntese das duas fitas ocorrem em sentidos opostos sendo uma continua e a outra em pequenos fragmentos (semi-descontínua).
6. Quais as principais diferenças entre as moléculas de DNA e RNA?
O DNA é um polímero de unidades de desoxirribonucleotídeos, com uma dupla hélice composta de duas cadeias de nucleotídeos mantidas juntas pelo pareamento complementar de A com T e G com C, o DNA possui dupla hélice, sua base pirimidínica é a timina e o carbono 2' de sua pentose (desoxirribose) é ligado ao H e tem a função da replicação. O RNA possui fita simples, sua base pirimídica é a uracila e o seu carbono 2' da pentose (ribose) se liga a hidroxila (OH) e tem função da transcrição.
7. Como ocorre a síntese da cadeia do RNA? Quais os elementos envolvidos?
Primeiro, os dois filamentos da dupla hélice de DNA separam-se localmente, e um dos filamentos separado atua como um molde para a síntese de RNA. Em seguida, os ribonucleotídeos que foram quimicamente sintetizados em outra parte da célula formam pares estáveis com suas bases complementares no molde. Cada ribonucleotídeo é posicionado em oposição à sua base complementar pela enzima RNA polimerase. Essa enzima liga-se ao DNA e move-se ao longo dele, unindo os ribonucleotídeos alinhados para fazer uma molécula crescente de RNA. O crescimento do RNA é sempre no sentido 5’ para 3’. A medida que a molécula de RNA polimerase se move ao longo do gene, ela desenrola a dupla de DNA à frente dela e reenrola o DNA que já foi transcrito. À medida que a molécula de RNA progressivamente aumenta, a ponta 5’ do RNA deslocada do molde e a bolha de transcrição fecha-se atrás da polimerase.
8. Quais as principais fases do processo de transcrição?
As principais fases do processo de transcrição são: iniciação, alongamento e término.
9. Caracterize a região promotora de um gene.
É uma área que possui uma sequência específica de bases nitrogenadas que antecede os sítios de iniciação da transcrição. Desta forma em procariotos a holoenzima ao passar por esta área irá sinalizar o início da transcrição.
10. Quais os mecanismos de término da transcrição em procariotos?
A transcrição de um gene individual continua além do segmento codificante de proteína do gene, criando uma região 3’ não-traduzida (3’ UTR) na ponta do transcrito. O alongamento continua até que a RNA polimerase reconheça sequências especiais de nucleotídeos que atuam como um sinal para o término da cadeia. O encontro com os nucleotídeos de sinal inicia a liberação do RNA nascente e enzimas do molde. Os dois mecanismos
...