TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos Sobre O Tato

Ensaios: Estudos Sobre O Tato. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 3

Nos primeiros anos de vida, o conhecimento que o homem adquire do mundo que o cerca se deve, em grande parte, ao sentido do tato. Tocar, manipular e segurar objetos são atividades básicas para o desenvolvimento não apenas físico, como também mental e emocional do ser humano.

O sentido do tato é um dos cinco sentidos, mas, diferentemente dos outros sentidos, ele não é encontrado em uma região específica do corpo, e sim em todas as regiões da pele. Sendo assim, a nossa pele é o maior órgão do corpo humano. A pele é o órgão responsável pelo tato, sentido que nos permite perceber o ambiente ao nosso redor. Ela também serve de proteção à entrada de micro-organismos em nosso corpo. É por meio dela que sentimos calor ou frio e percebemos a textura dos objetos. A pele e todo o revestimento interno e externo de nosso corpo estão capacitados a captar sensações. Sentimos se o alimento está quente, se o estômago está cheio quando comemos demais, entre outras sensações.

Na pele encontramos células nervosas que formam os corpúsculos táteis. Eles são os verdadeiros guardiões do nosso tato: uns estão sempre alertas para o calor; outros, para o frio; outros, para a dor. Enfim, cada um envia uma espécie de telegrama ao cérebro.

Os corpúsculos enviam sinais, os impulsos nervosos até o cérebro, que os interpreta. Então sentimos o que está se passando com a nossa pele. O tato é mais desenvolvido na palma da mão porque aí está a maior concentração de corpúsculos.

Os pelos que temos pelo nosso corpo estão presos na pele por uma raiz com vários receptores que avisam ao cérebro quando alguma coisa os atinge. Assim sentimos o vento em nossos cabelos. Os pelos também servem para controlar a temperatura do corpo. Eles ficam arrepiados quando sentimos frio, porque o ar fica preso entre eles atuando como isolante e evitando que a pele perca calor.

O tato só é possível porque a pele é formada por terminações nervosas que captam estímulos térmicos, mecânicos e dolorosos. Essas terminações também recebem o nome de receptores cutâneos, que podem ser folículos capilares, os receptores de Ruffini, os corpúsculos de Pacini, os corpúsculos de Meissner e os discos de Merkel.

Os corpúsculos de Pacini são especializados em captar estímulos vibráteis e táteis, estão localizados em regiões mais profundas da pele e no tecido conjuntivo subcutâneo das mãos e dos pés. Os corpúsculos de Meissner são encontrados nas regiões da pele que não apresentam pelos e são especializados em captar estímulos táteis, estão localizados, em grande quantidade, na palma das mãos humanas. Os discos de Merkel são especializados na captação de estímulos táteis e também de pressão.

Curiosidades

• Os mecanismos responsáveis pelo tato estão na segunda camada da pele, a derme. O tato é o primeiro sentido a se desenvolver no embrião humano.

• O tato é o único sentido que se mantém atento durante o sono, atuando como uma proteção do organismo. O tato é tão importante que consegue suprir a falta de outros sentidos, como a visão, por exemplo. Assim, as pessoas com deficiência visual podem ler e escrever normalmente.

• A pele protege o nosso corpo do ambiente externo funcionando como se fosse uma capa à prova de água, resistente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com