Extençao rural
Por: lucascf • 10/11/2015 • Trabalho acadêmico • 7.000 Palavras (28 Páginas) • 197 Visualizações
[pic 1][pic 2]
FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL DE CAMPINAS
ATPS: EXTENSÃO RURAL
Profº Marilia
Elaine Cristina Goulart de Souza RA 8409141546
Janaina Oliveira RA
Karen Susan RA
Nayara Lopes RA 8207962397
Patricia Pereira RA 8409148444
Roberto Eliseu Ricardo RA 7626708807
Campinas
2015
INTRODUCAO
Em face aos processos de reestruturação capitalista e ao aumento da vulnerabilidade social e econômica no meio rural latino-americano, tem se apresentado crescente a tendência de diversificação produtiva dentro da agricultura familiar. Nesse caminho várias estratégias de desenvolvimento determinadas por dinâmicas econômicas endógenas têm sido identificadas, merecendo destaque as agroindustriais familiares rurais. Essas iniciativas de diversificação produtiva dentro do sistema agroalimentar tem se mostrado expressivas em quantidade, distribuição espacial e variabilidade de produtos. Diante disso, vários pesquisadores à nível de Brasil tem se dedicado ao estudo das agroindústrias rurais dentro dos seus contextos regionais, priorizando nesses casos uma análise mais localizada e circunscrita ao ambiente micro. Por outro lado, tem sido pequena a aparição de trabalhos que se debrucem sobre um contexto mais amplo, heterogêneo e multifacetado, sendo baixa a presença de pesquisas que analisam a situação das agroindústrias em um contexto mais geral. Isso é reflexo em grande medida das distintas formas e feições que as agroindústrias assumem nos seus diferentes espaços. No entanto, a hipótese desse trabalho é justamente de que mesmo com as diferenciações específicas aos locais, esses empreendimentos acaba contribuindo para a reprodução da agricultura familiar e para o desenvolvimento rural através de alguns pontos singulare
Diante dessa problemática, o objetivo central desse trabalho consiste em apontar e analisar a importância das agroindústrias familiares para as dinâmicas de desenvolvimento dentro do meio rural brasileiro, focalizando a discussão na região Sul do país. O olhar desse estudo se direciona sobre alguns indicadores que tem se apresentado comum no apontamento da importância das pequenas agroindústrias para o processo de fortalecimento da agricultura familiar, mostrando a relevância desses empreendimentos independente de sua localização, do tipo de produto e das características estritas do empreendimento.
Sergipe
Aracaju e a cidade que responde com maior numero de Indústria no estado de Sergipe, podemos encontrar muitos setores como de alimento, setor da pecuária em regiões perto de lá, produção de produtos de couro, tendo também extração de petróleo. Podemos encontrar também recursos minerais e também extração de sal mineral. A agricultura que podemos encontrar e a de cana de açúcar, arroz maracujá, banana, entre outros.
Piauí
Uruçuí podemos encontrar muitas lavoras de soja nesse municio. Pois seu solo e rico em minerais e calcários, a soja um produto que e usado de diversas áreas como se pode ser estrado o óleo, usando também o farelo para a alimentação de animais, um grande porcentual e vendido para todo o nordeste.
Rio grande do sul
São Gabriel nessa cidade pode encontrar 414.414 cabeças de gado. Temos uma pecuária em ótimas condições, pois tem uma boa alimentação graças aos campos com ótimo capim. O estado do Rio grande do sul e um dos estados que criam em uma ótima condição rebanhos de bovinos, suínos, aves e ovinos.
São Paulo
Mogi das cruzes pode encontrar café arábico, um dois café, mas finos, esse tem muitas características, um aroma pronunciado, acidez equilibrada. Mogiana e a região que produz o café, mas tradicional dividido em três subdivisões: Media baixa e alta, esse café tem aproximadamente 200 anos produzido nessa região. E produzido em solo arenoso
Pará
Igarapé mirim e o maior produtor de açaí, conhecida como a capital mundial do açaí, além de produzir se exporta muito para outros estados e município . e produzido mais de 180mil toneladas do fruto . O fruto tem um período de cultivo de agosto a janeiro.
Amazonas
Manaus: No município de monaqui começa a produção de óleo vegetal. Segundo o (ABINTEC) associação brasileira da indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosmético em 2007 esse setor econômico movimentou o equivalente a R$19,6 Bilhões.
Bahia
Em 11/08/2014 foi inaugurado na região sudeste da Bahia, na comunidade de mirante, um importante polo regional de produção de Umbu Fruto pequeno, aveludado e com seu sabor levemente azedo com propriedades nutricionais. Desse polo favorecem 235 famílias de agricultores.
Mato Grosso do sul
A principal área de economia é a do planalto da bacia do rio Paraná, os principais meios econômicos vem da produção rural (animal, extrativa vegetal e indústria rural). O Mato grosso do sul possui um dos maiores rebanhos bovinos do País. Sua localização geográfica permite a região exercer o papel de centro redistribuição de produtos oriundos dos grandes centros consumidores para o restante da região centro oeste e a região norte do Brasil.
Rio Grande do norte
A agricultura no estado e a que mais cresceu em 2002 e apoiada pela fruticultura irrigada principalmente pela cana-de-açúcar produzida num total de 2.011.241 neste mesmo ano. A mandioca, milho, coco, e melão são alguns outros de destaque nesse crescimento. A base da agricultura é a cana-de-açúcar, cuja safra cresce 22% em 1999 em relação ao ano anterior.
Rio de Janeiro
A fabricação de cachaça é muito conhecida em Paraty, com o seu clima com alta umidade do ar e de invernos secos ajudam na fermentação da cachaça e não só a cachaça mais também vinhos, licores etc. A cachaça de Paraty e muito conhecida não só por seus moradores mais sim por muitos turistas.
...