Farmacoterapia
Seminário: Farmacoterapia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gilmargyn • 18/5/2014 • Seminário • 1.063 Palavras (5 Páginas) • 414 Visualizações
Foi realizada uma entrevista no dia 02 de dezembro de 2011 ás 15 horas, na farmácia Modelo localizada na Av. República do Líbano Setor Oeste, próximo ao Castro´s Hotel. Esta farmácia possui um modelo de assistência farmacêutica que é realizada pelo Dr. Wilian, farmacêutico bioquímico sócio proprietário da farmácia.
Segundo o Dr. Wilian ele vem realizando esse trabalho há mais ou menos 6 anos, tendo início desde de 2005, ele frisa que para fazer os atendimentos com os pacientes ele teve que adaptar na farmácia uma sala específica e reservada para que os pacientes pudessem ser atendidos com privacidade, comodidade e tranqüilidade, visando assim resguardar a ética e o sigilo das entrevista com o paciente, além do mais, é uma lei proposta e regulamentada pela vigilância sanitária, que propõe que esses serviços devem possuir uma sala específica para serem realizados.
Dentre os serviços de atenção farmacêutica o Dr. Wilian destaca que são realizados teste capilar glicêmico, aferição de pressão arterial e principalmente orientação farmacoterapêutica. Ele relata que possui vários pacientes, sendo mais ou menos 10 que são assíduos as visitas em sua sala de atendimento, e que, principalmente tiveram ótimos resultados as respostas farmacoterapêutica e ao tratamento em uma visão geral. O Dr. Já inicia as entrevistas dizendo que não é uma consulta médica e sim uma avaliação e uma orientação farmacêutica, visando melhorar o tratamento e a terapêutica do paciente junto com os demais profissionais.
Quando pedi a ele se eu pudesse fazer uma visita em sua farmácia para conhecer seu trabalho, me surpreendeu providenciando e antecipando uma entrevista com um dos seus pacientes, o Sr. José Araújo de 67 anos de idade, sendo esse um dos primeiros pacientes a aderir o trabalho com o Dr. Wilian. Na chegada do Sr. José o Dr. pediu se eu poderia assistir a entrevista (consulta) dos dois e explicou a ele o porque eu estaria lá, o Sr. José autorizou e me desejou boas vindas.
O Dr. começa a entrevista dizendo que não é uma consulta médica, e perguntando como o paciente está, e se passou bem durante o tempo da última entrevista ate aquele dia , se não teve nem um problema com os medicamentos e se esta tomando-os direitinhos, e em seguida afere sua pressão arterial que nesse dia deu um valor de 120/80 mmHg, que segundo o Dr. estava ótima! Logo após passa para o teste glicêmico já que o paciente possui diabetes mellitus tipo 2, que nesse dia deu um valor de 110mg/dL, que segundo o Dr. também estava ótimo! Lembrando-se que ele esta anotando tudo na ficha do paciente.
O Dr. pergunta quais os mediacamentos que o Sr. José toma e como os tomam.
O Sr. José disse que toma os medicamentos direitinhos, sendo:
• Antihipertensivo: Losartana potássica 50 mg tomada pela manhã (1 vez ao dia);
• Diurético: Espironolactona 50 mg tomado pela manhã após o café da manhã (1 vez ao dia);
• Hipoglicemiante: Cloridrato de Metformina 500 mg tomado após o almoço e após o jantar (2 vezes ao dia);
• Hipolipemiantes: Sinvastatina 20 mg tomada á noite antes de dormir (1 vez ao dia);
• Antiagregante plaquetário: Ácido acetilsalicílico (AAS) 100mg tomado após o almoço (1 vez ao dia) .
Como o Dr. já conhece o Sr. José ele perguntou pelo os outro medicamentos que eventualmente ele tomava como o antienxaquecoso (Naramig®) e o analgésico e antiinflamatório (Torsilax), muito usado por ele para problemas de coluna.
O Sr. José disse que o Naramig® ele toma só quando sente as dores de cabeça e o Torsilax só quando sente dores na coluna.
Segundo o Dr. ele tomava esses últimos medicamentos como preventivos, antes mesmo de sentir as dores. Depois das entrevistas (conlsutas) realizadas na farmácia, ele foi orientado a tomá-los só quando sentir dores, pois esses não tem como efeito a cura dessas doenças,
...