Leucemia Mieloide Aguda
Monografias: Leucemia Mieloide Aguda. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gilsp4 • 21/9/2014 • 986 Palavras (4 Páginas) • 611 Visualizações
O que é Leucemia mieloide aguda?
A leucemia mieloide aguda (LMA) é um câncer que começa dentro da medula óssea, tecido mole que fica dentro dos ossos e ajuda a formar células sanguíneas. O câncer se desenvolve nas células que, normalmente, formariam glóbulos brancos.
Aguda significa que a doença se desenvolve rapidamente.
Causas
A leucemia mieloide aguda (LMA) é um dos tipos de leucemia mais comuns entre adultos. Esse tipo de câncer é raro antes dos 40 anos. Ele geralmente ocorre por volta dos 60 anos. (Este artigo se concentra na LMA entre adultos.)
A LMA é mais comum em homens do que em mulheres.
As pessoas com esse tipo de câncer têm células anormais dentro da medula óssea. Essas células crescem muito rapidamente e substituem as células sanguíneas saudáveis. A medula óssea, que ajuda o corpo a combater infecções, para de funcionar corretamente. As pessoas com LMA se tornam mais propensas a infecções e têm maior risco de hemorragia à medida que o número de células saudáveis diminui.
Na maior parte das vezes, um médico não consegue afirmar o que causou a LMA. No entanto, acredita-se que os seguintes fatores podem levar a alguns tipos de leucemia, incluindo a LMA:
Determinadas substâncias químicas (por exemplo, benzeno)
Determinados medicamentos para quimioterapia, incluindo etoposida e drogas conhecidas como agentes alquilantes
Radiação
Problemas genéticos também podem desempenhar um papel importante na LMA.
Você terá um risco maior de LMA se apresentar ou já tiver apresentado um dos seguintes problemas:
Sistema imunológico debilitado (imunossupressão) devido a um transplante de órgãos
Policitemia vera
Trombocitemia essencial
Mielodisplasia (anemia refratária
Exposição à radiação e substâncias químicas
Exames
O médico realizará um exame físico. Poderão ser identificados sinais de inchaço no baço, fígado ou linfonodos.
Um hemograma completo mostrará anemia e um número baixo de plaquetas. A contagem de leucócitos pode ser baixa, normal ou alta.
A aspiração da medula óssea mostrará se existem células de leucemia.
Se o médico concluir que você tem esse tipo de leucemia, serão feitos mais exames para determinar o tipo específico de LMA. Existem oito subtipos de LMA. Eles variam de M0 a M7, com base nas células sanguíneas que apresentam anormalidades.
Sintomas de Leucemia mieloide aguda
Sangramento no nariz
Sangramento na gengiva
Hematomas
Dor ou sensibilidade nos ossos
Fadiga
Febre
Períodos menstruais de fluxo muito intenso
Palidez
Falta de ar (piora com exercícios)
Lesão ou erupção na pele
Gengivas inchadas (raro)
Perda de peso
Tratamento de Leucemia mieloide aguda
O tratamento envolve o uso de medicamentos para matar as células cancerosas. Isso é chamado de quimioterapia. A quimioterapia também mata as células normais. Isso pode causar efeitos colaterais, como sangramento excessivo e maior risco de infecção. Seu médico poderá mantê-lo isolado para evitar infecções.
Outros tratamentos para a LMA incluem:
A maioria dos tipos de LMA é tratada da mesma forma. No entanto, uma forma de LMA chamada de leucemia promielocítica aguda (LPA) é tratada com um medicamento chamado de ácido all-trans-retinóico (ATRA). Esse medicamento ajuda as células da leucemia a se transformarem em glóbulos brancos normais.
O trióxido de arsênio é usado em pacientes com LPA que não melhoram com o ATRA ou a quimioterapia.
Expectativas
Quando os sinais e os sintomas da LMA desaparecem, você é considerado em remissão. A remissão completa ocorre na maioria dos pacientes.
Com o tratamento, pacientes mais jovens com LMA costumam ter um prognóstico melhor do que o dos pacientes que desenvolvem a doença com mais idade.
...