MICROBIOLOGIA
Ensaio: MICROBIOLOGIA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 2/10/2014 • Ensaio • 2.683 Palavras (11 Páginas) • 239 Visualizações
01 O que são bactérias?
São seres unicelulares , ou seja, constituídos por uma só célula (procariótica: não possui uma membrana envolvendo os cromossomos).
o bactérias?
São
02 Quais são as 3 formas básicas das bactérias?
Bacilos, cocos e espirilos.
03 O que são fungos?
Organismos heterotróficos com células eucarioticas fundamentais para a ecologia do planeta, atuando lado a lado com as bactérias no processo de reciclagem da matéria e são muito importantes na fabricação de produtos muito consumidos por nós como queijos e pães.
04 Como os fungos obtêm nutrientes para sua sobrevivência?
Por meio da absorção de material orgânico do meio em que vivem, assim como os protozoários.
05 Qual a relação dos micróbios com o bem estar humano?
Eles promovem a reciclagem de elementos vitais, tratamento de detritos, biorremediação (conjunto de processos e estratégias que utiliza as enzimas produzidas por bactérias e fungos para promover a degradação de contaminantes presentes no solo ou nas águas subterrâneas.), controle biológico de pragas (consiste no emprego de um organismo (predador, parasita ou patógeno) que ataca outro que esteja causando danos econômicos às lavouras), biotecnologia moderna (conjunto de técnicas que permite à Indústria Farmacêutica cultivar microrganismos para produzir os antibióticos) e engenharia genética. A decomposição dos cadáveres de animais e plantas mortas depende das bactérias e dos fungos para poder reciclar os elementos para mais seres vivos poderem surgir. Também realizam a fermentação necessária para a fabricação de produtos como vinagres e queijos. Algumas realizam fotossíntese, a fixação do nitrogênio é exclusiva das bactérias dos gêneros Rhizobium e Bradirhizobium e é a única fonte de nitrogênio absorvível para todos os outros seres vivos.
06 O que é uma doença infecciosa?
Aquela na qual o patógeno invade o hospedeiro suscetível. Nesse processo, ao menos uma parte do ciclo vital do patógeno acontece dentro do hospedeiro e a doença freqüentemente ocorre.
07 Cite os fatores necessários para o crescimento microbiano.
Físicos: temperatura, PH e pressão osmótica
Químicos: água, fontes de carbono, nitrogênio, minerais, oxigênio e fatores orgânicos de crescimento.
08 Classifique os microorganismos de acordo com a temperatura, ph e pressão osmótica.
As bactérias podem crescem em uma variedade de temperaturas desde muito próximas do congelamento até próximas do ponto de ebulição da água. Aquelas que crescem melhor em temperaturas medianas neste espectro são denominadas mesófilas, as quais incluem todos os patógenos e oportunistas humanos. Aquelas que crescem melhor em temperaturas mais baixas ou mais altas são respectivamente denominadas psicrófilas e termófilas
PSICRÓFILOS: aqueles que têm temperatura de multiplicação entre 0°C e 20°C, com um ótimo entre 10°C e 15°C. multiplicam-se bem em ambientes refrigerados, sendo os principais agentes de deterioração de carnes, pescado, ovos, frangos e outros.
MESÓFILOS: aqueles que têm a temperatura ótima de multiplicação entre 25°C e 40°C, mínima entre 5°C e 25°C, e máxima entre 40°C e 50°C. Os microrganismos mesófilos correspondem à grande maioria daqueles de importância em alimentos, inclusive a maior parte dos patógenos de interesse.
TERMÓFILOS: aqueles que têm temperatura ótima de multiplicação entre 45°C e 65°C, mínima de 35°C e 45°C, e máxima entre 60°C e 90°C. A maioria das bactérias termófilas importantes em alimentos pertence aos gêneros Bacillus e Clostridium, incluindo as espécies deterioradoras (Bacillus coagulans, Clostridium thermosaccharolyticum), quanto espécies patogênicas (Clostridium botulinum, Clostridium perfringens).
PH: Muitas bactérias crescem melhor em pH neutro. Contudo, certas bactérias podem sobreviver e mesmo crescer em condições de pH muito baixo ou muito alto.
PRESSÃO OSMÓTICA: Fator extremamente importante, principalmente a partir do maior conhecimento sobre as Archaea, visto que vários membros deste domínio requerem altas concentrações de sais para seu desenvolvimento. Os microrganismos retiram da água a maioria dos nutrientes solúveis (conteúdo celular 80 – 90 % de água) Pressão osmótica: retira a H2O dentro da célula Reação Hipertônica: perda de H2O do meio intracelular para o extracelular, através da membrana plasmática (meio com concentração de sais). Plasmólise: diminuição da membrana plasmática da célula devido a perda de H2O por osmose.
9 Cite a influência dos fatores químicos no crescimento microbiano.
ÁGUA: essencial para os microorganismos com disponibilidade variável no ambiente. Os microorganismos presentes em ambientes com menor concentração de água desenvolvem mecanismos para obter água atrvés do aumento da concentração de solutos internos, seja pelo bombeamento de íons para o interior da célula ou pela síntese de solutos orgânicos (açucares, álcoois ou aminoácidos).
FONTES DE CARBONO: essencial para a síntese de todos os compostos orgânicos necessários para a viabilidade celular (elemento estrutural básico para os seres vivos)
NITROGENIO, ENXOFRE E FOSFORO: síntese de proteínas de DNA e RNA
OXIGÊNIO: extremamente importante no desenvolvimento microbiano organismos classificados em:
AERÓBIOS
- Estritos (obrigados): necessitam de O2
- Facultativos: não necessitam de O2 mas crescem melhor com O2
- Microaerófilo: necessitam de O2 mas em níveis menores
ANAERÓBIOS
- Aerotolerantes: não necessitam de O2 mas crescem melhor sem O2
- Estritos (obrigados): não toleram O2 (letal)
10 Conceitue meio de cultura e cultura.
O meio de cultura é denominado o material nutriente preparado no laboratório para o crescimento de microrganismos. A cultura são os microrganismos que crescem e se multiplicam no meio de cultura.
11 Para que serve o ágar?
Para proporcionar o crescimento microbiano em meio sólido, pois ele é um agente solidificante e poucos microorganismos podem degradar.
12 Diferencie meio quimicamente conhecido de complexos.
MEIO DEFINIDO: TODA A COMPOSIÇÃO QUÍMICA É CONHECIDA
MEIO COMPLEXO: COMPOSIÇÃO QUÍMICA NÃO CONHECIDA (composto por nutrientes como extrato de levedura, de carne ou de plantas)
-Diferencie meios de cultivo seletivos, diferenciais e de enriquecimento.
O meio seletivo é utilizado para favorecer o crescimento de um desejado organismo através da inibição do crescimento dos outros, pela adição, ao meio de cultura, de sais, corantes ou outros compostos químicos. O meio diferencial é utilizado para distinguir diferentes organismos e o meio de enriquecimento é utilizado para favorecer o crescimento de um determinado microrganismos presente em uma cultura mista.
13 O que é uma colônia?
Uma massa de células bacterianas visíveis, originadas, teoricamente, a partir de uma única célula.
14 Qual o método mais utilizado para obtenção de culturas puras?
É o método de semeadura por esgotamento ou método de semeadura em placa.
15 Como se dá a divisão bacteriana?
Através da fissão binária que é o método normal de reprodução bacteriana, no qual uma única célula se divide dando origem a duas células idênticas e por brotamento, formação de esporos aéreos ou por fragmentação.
16 O que é o tempo de geração?
É o tempo necessário para uma célula se dividir ou uma população se duplicar.
17 Cite as fases do crescimento microbiano.
Fase Lag é um período em que ocorre pouca ou ausência de divisão celular, que pode estender por uma hora ou até vários dias. Fase Log ou Fase de crescimento exponencial é um período em que a reprodução celular encontra-se extremamente ativa onde o tempo de geração é constante. Fase Estacionária é um período em que o Nº de morte celular é equivalente ao Nº de células novas e a população se torna estavél. Fase de Morte Celular ou Fase de Declínio é um período em que o Nº de células mortas excede o de células novas.
18 Quais são os métodos para quantificar diretamente o crescimento microbiano?
CONTAGEM EM PLACAS técnica mais utilizada na determinação do tamanho da população bacteriana, pode ser realizado através da técnica de pour plate ou da técnica de espalhamento em placa, sua vantagem é a qualificação de células viáveis e a desvantagem é a demora.
FILTRAÇÃO:< nº de bactérias = pode ser utilizado o método de filtração para a sua contagem. Concentração de bactérias sobre a superfície de uma membrana de filtro de poros muito pequenos após a passagem de um volume de 100 mL de água. filtro posteriormente transferido para uma placa de petri contendo meio sólido.
O MÉTODO DO NÚMERO MAIS PROVÁVEL (NMP) - utilizado para microrganismos que não crescem bem em meio sólido.
CONTAGEM DIRETA AO MICROSCÓPIO - um volume conhecido de suspensão bacteriana é colocado em uma área definida da lâmina de microscópio, a amostra pode ser corada ou analisada a fresco, utiliza-se câmaras de contagem as desvantagens são que não separa células mortas e vivas; pode haver erros de contagem; difícil contagem para bactérias móveis
19 Quais são os métodos para quantificar indiretamente o crescimento microbiano?
TURBIDIMETRIA -monitoramento do crescimento bacteriano através da turbidez, o espectrofotômetro ou colorímetro é o instrumento mais utilizado para se determinar a turbidez de uma amostra.
ATIVIDADE METABÓLICA - quantidade de um certo produto (como ácido ou CO2) é diretamente proporcional ao número de células bacterianas PESO SECO -principalmente para fungos filamentosos
a) fungo é removido do meio por filtração
b) seco em dessecador
c) posterior pesagem.
20 Porque controlar o crescimento microbiano?
Para prevenir a transmissão de doenças, evitar a decomposição de alimentos e a contaminação da água e do meio ambiente. Isso se dá através de agentes físicos e químicos que possuem propriedade de matar a célula microbiana, ou de impedir sua reprodução.
21 Caracterize: Esterilização, desinfecção, anti-sepsia, degerminação, sanitização.
ESTERILIZAÇÃO: destrói todas as formas de vida microbiana, incluindo os endósporos (formas mais resistentes), o método mais comum é o aquecimento.
DESINFECÇÃO: processo que promove a inibição, morte ou redução de vários microorganismos patogênicos e saprófitas sem eliminar todas as formas de vida (somente a destruição dos patógenos vegetativos e não dos endósporos. Métodos: substancias químicas(utilização de desinfetantes), radiação ultravioleta, água fervente e vapor.
ANTI-SEPSIA: quando este tratamento é para um tecido vivo. Produto químico = anti-séptico: menos tóxicos que os desinfetantes.
DEGERMINAÇÃO: remoção mecânica dos microorganismos, em vez da morte em uma área limitada, não mata os endósporos. Ex: quando a pele é esfregada com álcool antes de receber a injeção.
SANITIZAÇÃO: processo que leva a redução de microorganismos, a níveis seguros de acordo com os padrões de saúde publica (elimina 99,9% das formas vegetativas) Ex: lavagem de louças com alta temperatura ou aplicando desinfetante químico.
SUFIXO CIDA: Nome dos tratamentos que causam a morte direta dos micróbios (MORTE), germicida, fungicida
SUFIXO STÁTICO/STASE: Inibem o crescimento e multiplicação, bacteriostase
SEPSE: Termo grego= estragado/podre (indica contaminação), asséptico = sem contaminação
22 Como se dá a morte microbiana?
Ocorre de forma exponencial. Após uma rápida redução da população a taxa de morte torna-se mais lenta devido a sobrevivência de células mais resistentes. A taxa de morte é normalmente constante, a cada 1min 90% da população morre.
23 Comente os fatores que influenciam o tratamento microbiano.
TAMANHO DA POPULAÇÃO: quanto maior a população maior tempo de tratamento.
NATUREZA DA POPULAÇÃO: observar a presença de endósporos e de Mycobacterium, estágio do crescimento.
CONCENTRAÇÃO DOS AGENTES: Quanto + concentrado o agente > a eficiência Exceção: álcool
TEMPO DE EXPOSIÇÃO: De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) o tempo mínimo de exposição = 30 min. (chance de haver sobreviventes de 1 em 106 indivíduos)
TEMPERATURA: quanto > a temperatura + eficácia no tratamento, 1º C aumenta 10 x a eficiência (potencializa o controle e em conjunto com o agente pode-se diminuir sua concentração.
CONDIÇÕES AMBIENTAIS: Presença de material orgânica: inibe a ação dos antimicrobianos químicos - pH do meio e calor: ácido (potencializa o resultado)
24 Cite os métodos físicos de controle microbiano.
-CALOR (SECO OU ÚMIDO): mata os microorganismos desnaturando suas enzimas, a resistência ao calor depende do micróbio.
Ponto de morte térmica (PMT):temperatura em que todos os microorganismos serão mortos em 10min;
Tempo de morte térmica (TMT): período mínimo de tempo em que todos os microorganismos serão mortos;
Tempo de redução decimal (TRD ou D): o tempo em min em que 90% da população microbiana em uma determinada temperatura serão mortas.
CALOR SECO:
-Incineração: processo drástico de eliminação dos microrganismos e que destroem o produto.
-Flambagem: processo onde o material é levado diretamente ao fogo, seja seco ou embebido em álcool (utilizado na desinfecção de alças de vidro).
-Estufa esterilizante: amplamente utilizada para as vidrarias e outros materiais (160 ºC/2 h ou 180 ºC/1 h).
CALOR UMIDO: mata os microrganismos pela coagulação das proteínas (ruptura das pontes de h – estrutura tridimensional)
- Fervura (100 ºC): Mata as formas vegetativas dos patógenos bacterianos, quase todos os vírus e os fungos e seus esporos (~ 10 min.)
-Vapor de fluxo livre: Equivalente a água fervente, não mata os endosporos bacterianos e alguns vírus
-Autoclave: Esterilização mais confiável: temperatura acima da água fervente (através do vapor sob pressão). Quanto maior a pressão na autoclave > a temperatura 121 ºC – suficiente para matar todos os organismos e seus endosporos por 15 min
- PASTEURIZAÇÃO: Louis Pasteur descobriu como conservar a cerveja e o vinho através de um aquecimento lev suficiente para matar microorganismos que causavam a deterioração sem alterar o sabor do produto. Hoje é principalmente usado por industrias de lacticínios. Tratamento Clássico: 63 ºC por 30 min. À medida que a temperatura é aumentada, muito menos tempo é necessário para matar o mesmo nº. de micróbios.
Ex. Endosporos
- 115º C – 70 min.
-125 ºC – 7 min.
-63 ºC – 30 min. (pasteurização)
-72 ºC – 15 s (HTST- Pasteurização em Alta Temperatura e Curto Tempo)
-140 ºC - < 1 s (UHT)
- FILTRAÇÃO: Passagem de um líquido ou gás através de um material semelhante a uma tela, com poros pequenos o suficiente para reter os microrganismos.
- Filtro de Partículas de Ar de Alta Eficiência (HEPA – high efficiency particulate air). Ex: salas de hospitais com pacientes queimados (0,3 µm).
-Filtro de Membrana – compostos por ésteres de celulose ou polímeros plásticos (normalmente usa-se filtro de 0,2 µm).
- BAIXAS TEMPERATURAS: Depende do tipo de microrganismo e da intensidade de aplicação. Diminuição/interrupção do metabolismo celular. Refrigeradores comuns (0 – 7 ºC): efeito bacteriostático (atemperatura afeita a reprodução e o metabolismo celular).
Psicótrofos: crescem em baixas temperaturas.
Mesófilos: patógenos humanos (temperatura ambiente
- RESSECAMENTO:Na ausência de água, os microrganismos não podem crescer ou se reproduzir mas podem permanecer viáveis por anos através das formas de resistência (endosporos/esporos) que varia de acordo com o microrganismo.
- PRESSÃO OSMÓTICA: processo semelhante ao ressecamento, onde há concentração de sais (plasmólise) para conservar alimentos. Ex: curar carnes (sal), conservar frutas (açúcar). Os fungos são mais resistentes, crescem em baixas concentrações de água e altas concentrações de sais.
- RADIAÇÃO: tem vários efeitos sobre a célula dependendo do seu comprimento de onda, intensidade e duração, existem 2 tipos que matam microorganismos: ionizante (destroem as pontes de hidrogênio e as duplas ligações) e não ionizante(comprimento de onda maior que a ionizante a desvantagem é que apresenta baixa penetrabilidade, não atravessa vidros, filmes escuros e outros materiais).
25 Cite os métodos químicos de controle microbiano.
Controlam o crescimento em tecidos vivos e objetos inanimados, dificilmente se obtém a esterilidade. A maioria não reduz a população microbiana e nem removem as formas vegetativas dos patógenos
MICROBIOLOGIA E VIRUS
Retrovírus precisam de uma outra enzima que eles carregam com eles chamada transcriptase reversa. Isso converte o RNA para DNA que é inserido no genoma da host. Em seguida, a síntese de proteínas virais e sua montagem em novas partículas virais pode ter lugar no host de núcleo da célula (no vírus da gripe, vírus do sarampo) ou no citoplasma (por exemplo, raiva, herpes).
Brasão de proteína (capsídeo)
Esta é uma cobertura sobre o ácido nucleico que protege-lo. Isto tem uma estrutura simétrica e é construído de uma ou mais subunidades embaladas como um cristal de químico.
Membrana lipídica (envelope)
Isso abrange o capsídeo. Muitos vírus não têm este envelope e são chamados vírus nus. Esta membrana é geralmente adquirida pelo vírus da célula hospedeira em processo de sair da célula. Este revestimento permite que o vírus de sobreviver fora da célula suficientemente longa para espalhar noutro local através do sangue.
Estrutura viral
O capsídeo e a estrutura do vírus inteiro podem ser de quatro tipos principais:
Helicoidal
Há um capsomer enrolada em torno de um eixo central para formar uma estrutura helicoidal. Esta é uma estrutura comum vista em vírus de RNA encalhados único. Vírus do mosaico do tabaco é um vírus helicoidal.
Icosahedral
Estes são perto esféricas e esta forma é adotada porque a pelagem forma uma casca fechada. Rota vírus tem doze capsomers e aparecem esférico.
Envelope
O vírus é coberto com uma membrana lipídica de uma forma modificada de uma das membranas celulares. A membrana externa é da célula hospedeira infectada e as membranas internas da membrana nuclear ou retículo endoplasmático formando uma bicapa lipídica, conhecida como um envelope viral. Esta membrana é enchida com proteínas ou receptores.
Complexo
Há um capsídeo que é puramente helicoidal, nem puramente icosahedral. Pode haver recursos extras como caudas de proteína ou uma parede exterior complexa. Bacteriófagos são exemplos deste tipo de estrutura viral.
...