Microbiologia
Projeto de pesquisa: Microbiologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 17/8/2014 • Projeto de pesquisa • 672 Palavras (3 Páginas) • 264 Visualizações
ESTUDO DIRIGIDO
1) Defina microbiologia.
Microbiologia é uma ciência, ramo da Biologia, que estuda os microrganismos e suas atividades. Os microrganismos compreendem as Bactérias, Fungos (bolores, leveduras e orelha de pau), Vírus (limiar da vida), Algas e Protozoários.
2) Diferencie os seres procarióticos dos eucarióticos.
Procarionte: Estas células, ao contrário das eucariontes, não possuem núcleo separado. Desta forma, o DNA (ácido desoxirribonucléico) fica solto no citoplasma. Apresenta apenas uma organela no citoplasma que é o ribossomo, responsável pela síntese de proteínas. A troca de substâncias com o ambiente externo e a proteção é realizada pela parede celular. Tem funcionamento simples.
Eucarionte: Possuem estrutura celular mais complexa do que os procariontes. Apresentam membrana plasmática, responsável pela troca de substâncias com o meio externo e proteção. Apresentam várias organelas no citoplasma, responsáveis por realizar diversas funções na célula. As organelas são: Mitocôndria, Complexo de Golgi, Centríolos, Ribossomos, Lisossomos e Retículo Endoplasmático Liso e Rugoso. O material genético (material cromossômico) fica dentro do núcleo (envolvido por uma membrana), portanto, separado do citoplasma.
3) Cite características gerais dos vírus.
Os vírus são seres que não conseguem se reproduzir sozinhos e dependem de outras células, sejam elas de animais, de plantas ou de bactérias. São considerados parasitas intracelulares obrigatórios. São seres que causam doenças, algumas graves, que podem levar à morte. Os vírus são seres simples, constituídos por uma cápsula protéica, o capsídeo, envolvendo o material genético, que pode ser o DNA ou o RNA, variando de acordo com cada tipo de vírus.
4) Cite as características gerais dos fungos.
Também conhecidos como bolores, são organismos eucariontes (com células nucleadas), existindo espécies unicelulares e pluricelulares, respectivamente: as leveduras e os cogumelos, cujas células são impregnadas externamente por quitina, um polissacarídeo nitrogenado. Esses seres são heterotróficos (não sintetizam o próprio alimento), incorporando os nutrientes necessários ao seu metabolismo através da absorção de substâncias após digestão extracorpórea (sapróbios), realizada por enzimas sintetizadas e secretadas sobre a matéria orgânica contida no ambiente.
5) O significado de hifas e micélios.
O micélio corresponde a um conjunto de hifas dos fungos multicelulares. Cada hifa é um filamento microscópico, um tubo, no interior do qual se encontra a massa citoplasmática que constitui as células e os respectivos núcleos. Em alguns fungos, uma única hifa pode conter centenas de núcleos (hifas cenocíticas). Quando os núcleos são separados por septos ou paredes, a hifa é chamada de septada. As hifas se reúnem em grandes emaranhados e esse conjunto é o que recebe o nome de micélio.
6) Nome dado a parede celular dos fungos.
A imensa maioria dos fungos possui células com parede celular rígida, formada principalmente por quitina.
7) O significado do microorganismo não patogênico.
Não causam infecções em humanos e estão normalmente presentes na pele, ou no interior do intestino onde prestam funções úteis, como facilitar a absorção de determinados nutrientes através do intestino.
8) Quais são os fatores relacionados ao controle e a composição da microbiota.
Os fatores que controlam a composição da microbiota em uma dada região do corpo estão relacionados com a natureza do ambiente local, tais como temperatura, pH, água, oxigenação, nutrientes e fatores mais complexos como a ação de componentes do sistema imunológico. Padrões de alimentação, hospitalização e tratamento com antibióticos são fatores que afetam a composição da microbiota intestinal em crianças.
9) O significado dos microorganismos patogênico.
São interações microbianas prejudiciais ao hospedeiro. A capacidade do microrganismo causa uma doença: é iniciada pela adesão do organismo as células hospedeiras, seguida da colonização e crescimento, resultando em danos ao hospedeiro.
10) O que é um patógeno?
Patógenico é um agente biológico capaz de causar doenças.
11) O que patogenicidade?
É a maior ou menor habilidade de um agente etiológico provocar lesões. Um processo chamado invasão.
12) O que é virulência?
Corresponde à capacidade relativa de um parasita provocar doença, ou seja, é capacidade de um vírus ou bactéria de infectar um organismo e provocar a doença.
13) Quais são as etapas para se instalar uma infecção.
Entrada do patogênico no hospedeiro, adesão especifica, invasão, colonização e crescimento, localização corporal, virulência e toxicidade e invasividade.
14) Quais são os meios de transmissão dos microrganismo.
Transmissão direta inter-hospedeiros, indireta inter-hospedeiro.
15) Quais as principais vias de transmissão das doenças.
Via respiratória (vias aéreas), contato direto, vetores, alimentos e águas contaminadas.
...