O estudo das características e funções orgânicas
Tese: O estudo das características e funções orgânicas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: erhadu • 5/4/2014 • Tese • 3.053 Palavras (13 Páginas) • 467 Visualizações
Dedicatória:
Nada mais justo que dedicar ao homem.
Ao homem que busca seu equilíbrio desde o inicio dos tempos.
Indice:
Introdução.
Estudo das características e funções orgânicas.
Homeostase.
Sistemas de controle do organismo.
Sistema nervoso – desenvolvimento e controle do corpo.
Conclusão.
Bibliogrfia.
Assinaturas dos discentes.
Introdução:
Neste trabalho vamos falar de vários temas dentro da fisiologia voltada para o curso de Medicina Veterinária, abrangendo a área humana, porque de uma forma geral tudo se encontra interligado.
Conceito:
Os compostos ou moléculas orgânicas são as substâncias químicas que contêm na sua estrutura Carbono e Hidrogênio, e muitas vezes com oxigênio, nitrogênio, enxofre, fósforo, boro, halogênios e outros.
A homeostase é à manutenção das condições internas de um organismo sempre dentro de parâmetros normais ou fisiológicos.
Dentro do Sistemas de controle do organismo á manutenção dessa propriedade do meio interno em estreitos limites denominamos homeostase.
Sistema nervoso central engloba tudo que falamos acima dando função, distribuição e razão ao organismo como um todo em cada pequeno detalhe.
Estudo das características e funções orgânicas.
Funções orgânicas são grupos de átomos que dão a moléculas características químicas semelhantes, algumas delas são: hidrocarboneto, álcool, enol, fenol, éter, cetona, aldeído, éster, ácido carboxílico, amina, amida, nitrila, nitrocompostos, haleto orgânico, ácido sulfônico.
Hidrocarbonetos: São compostos constituídos apenas por átomos de carbono e hidrogênio; apresentam baixa reatividade.
Alcoóis: São constituídos por radicais de hidrocarbonetos ligados a um ou mais grupos hidroxila (-OH). Moléculas de alcoóis apresentam alta reatividade devido aos seus grupos –OH . Além disso, o hidrogênio ligado ao oxigênio faz ligação de Hidrogênio – força intermolecular forte –, o que faz, por exemplo, com que não existam alcoóis gasosos nas condições normais de temperatura e pressão.
Alcool Etílico (Etanol)
Enóis: São compostos que possuem um grupo hidroxila ligado diretamente a um carbono que apresenta dupla ligação. Apresenta o grupo funcional ─C═CH─OH
Fenóis: São cadeias carbônicas aromáticas ligadas a uma ou mais hidroxilas. Dentro dessa cadeia carbônica existem ligações conjugadas
Éteres: São compostos por um átomo de oxigênio entre duas cadeias carbônicas de hidrocarbonetos; Os éteres são pouco reativos.
Cetonas: As cetonas são compostos que apresentam o grupo Carbonila( -C=O) ligado a um carbono secundário ou terciário. Essa ligação entre o Carbono e oxigênio é polar, o que explica a alta reatividade dessa classe de compostos.
Aldeídos: Os Aldeídos apresentam também o grupo Carbonila porém, desta vez, ligado a um carbono primário;são ,assim como as cetonas, bastante reativos.
Ésteres: São semelhantes aos éteres por possuírem átomos de oxigênio entre as cadeias carbônicas (radicais). Porém, diferem-se destes por possuírem um grupo carbonilo (CO) também entre os carbonos.
Ácidos Carboxílicos: Os ácidos carboxílicos possuem como grupo funcional a carboxila COOH e, geralmente, são ácidos fracos; apresentam caráter básico e ao sofrer reação de neutralização com uma base formam sais.
Aminas: As aminas são compostos orgânicos derivados da amônia onde até três radicais orgânicos se ligam a um átomo de nitrogênio pela substituição de átomos de hidrogênio da molécula de amônia. Em função disso, são classificadas em primárias (RNH2), secundárias (RNHR) ou terciárias (RNRR); além disso, as Aminas se comportam como bases.
Amida: As amidas são derivados de ácidos carboxílicos em que a hidroxila é substituída por amônia ou aminas (RCONH2, RCONHR, RCONR2). Diferenciam-se das Aminas pela presença do grupo Carbonila (-C=O)
Nitrilas:Também conhecidas como Cianetos, são compostos que apresentam o grupo funcional Ciano (CΞN) com o átomo de carbono ligado à cadeia carbônica ; As nitrilas são derivados de ácidos carboxílicos, isto é, por hidrólise formam ácidos carboxílicos
Nitrocompostos: São compostos orgânicos que possuem como grupo funcional o nitro (NO2) ; frequentemente explosivos. são caracterizados pela presença do grupo funcional a seguir:
Haletos orgânicos: A substituição de um ou mais hidrogênios de um composto orgânico por halogênio (F, Cl, Br e I) leva à formação dos halocompostos. A ligação C-X é uma ligação polar – essa polaridade é diretamente correlacionada à eletronegatividade do halogênio: F > Cl > Br >I - e é quem governa a reatividade desses compostos.
Ácidos Sulfônicos: são uma classe de compostos orgânicos caracterizada pelo grupo funcional R ─ SO3H
Homeostase.
A palavra Homeostase vem do grego homeo similar ou igual, stasis estático. O termo foi criado em 1932 por Walter Bradford Cannon. Claude Bernard, famoso fisiólogo francês, certa vez disse: “Todos os mecanismos vitais, apesar de sua diversidade, têm apenas uma finalidade, a de manter constantes as condições de vida no ambiente interno.” Devemos entender a homeostase ou homeostasia como sendo esta tendência à manutenção das condições internas
...