Procedimento Operacional Padrão
Por: jota7 • 15/5/2016 • Relatório de pesquisa • 1.095 Palavras (5 Páginas) • 476 Visualizações
Exercícios de Embriologia
- Defina e explique o processo de fechamento do tubo neural. Em qual semana gestacional o processo se completa? O que ocorre caso haja falhas no fechamento na região cranial e caudal?
Neurulação: a placa neural (na 3ª e 4ª semana) começam a elevar suas bordas formando então as pregas neurais. Estas se enrolam em tudo pela fusão dorsal da linha média. Esse fechamento começa na região cervical e avança de modo cranial e caudal. O processo se completa no final da quarta semana gestacional. Resultados do não-fechamento é anencefalia e espinha bífida – Suplementação antioxidante (400 µg) ácido fólico.
- Porque é comum dizer que entre a quarta e a oitava semana do desenvolvimento embrionário são importantes para o desenvolvimento normal e as mais críticas semanas para a indução dos defeitos estruturais?
Porque é dito o período onde as populações celulares responsáveis pela formação dos tecidos e órgãos são estabelecidas e os primórdios dos órgãos estão sendo formados. Já na terceira semana, com o processo de gastrulação as três camadas germinativas estão sendo diferenciadas para compor a organogênese. No final de terceira semana incia-se a diferenciação do sistema nervoso central e por consequência os demais órgãos. Neste período ocorre uma série de sinais críticos sensíveis a perturbação por fatores externos podendo assim gerar as malformações congênitas.
- Em que consiste o período embrionário e o período fetal? Quais os principais eventos que caracterizam cada uma dessas fases?
O período embrionário se inicia com a fertilização e vai até o final da 8ª semana sendo caracterizado pela formação das primeiras estruturas germinativas que darão origem os órgãos. Nesta fase ocorre a organogênese. Já o período fetal se inicia com a 9ª semana e consiste basicamente no crescimento e maturação das estruturas e órgãos formados no período embrionário.
- O que são somitos e como eles estão organizados? A partir de qual folheto embrionário eles são formados e a que tecidos eles podem dar origem?
Pode ser definido como o mesoderma paraxial segmentado ou estruturas epiteliais que se formam nas primeiras etapas do desenvolvimento embrionário. São formados a partir do mesoderma e vão originar os ossos, músculos esqueléticos e a derme.
- Descreva a importância da placenta durante o processo gestacional.
Através da placenta que o organismo materno fornece ao embrião os nutrientes e o oxigênio, enquanto o embrião elimina as excretas e o gás carbônico na circulação materna. Essa troca é possível, pois a circulação embrionária e a materna estão muito próximas uma da outra, o que permite a difusão das substâncias entre mãe e filho.
- Uma gestante sofreu uma exposição ao tolueno em seu ambiente de trabalho na terceira semana gestacional e diz que não está preocupada com a exposição uma vez que a placenta é capaz de proteger o feto uma vez que reage como uma barreira contra agentes tóxicos. Comente sobre o caso.
- O que é e qual a função do lanugo e do vérnix caseoso?
Lanugo: aparecimento de pelos, macios e finos (mais frequentes no dorso e pavilhões auriculares). Na maioria das vezes nota-se o seu desaparecimento nas primeiras semanas de vida. Acredita-se se esteja envolvido na proteção do feto e também atua permitindo a fixação do vérnix caseoso na pele. O vérnix caseoso é uma substância branca, na superfície da pele, couro cabeludo e pregas, semelhante a sebo. Tem por função proteger e lubrificar a pele do feto na vida intra-uterina.
- Em que consiste o período fetal caracterizado como canalicular?
A segunda etapa corresponde ao período canalicular, e ocorre de 16 a 24 semanas de gestação. Ao final desta etapa as estruturas responsáveis pelas trocas gasosas, embora imaturas, já estão formadas. A respiração já é possível, apesar de limitada.
Caracteriza-se por:
- Aumento da luz dos brônquios e dos bronquíolos terminais;
- Formação dos bronquíolos respiratórios e ductos alveolares a partir dos bronquíolos terminais;
- Desenvolvimento de sacos terminais (alvéolo primitivo) a partir dos bronquíolos respiratórios;
- Diferenciação de células dos ácinos em pneumócitos I e II (24 semanas). O pneumócito tipo I é responsável pelas trocas gasosas e o tipo II pela produção de surfactante;
- Inicio da produção de surfactante.
- Descreva alguns fatores que podem afetar o desenvolvimento fetal.
- Porque é importante determinar o estado pré-natal do feto?
O estágio fetal é crítico para o manejo da gestação, do parto e do cuidado pós-natal. Tamanho, idade e posição são importantes para a determinação do momento e do tipo de parto. O conhecimento da existência de defeitos é importante para o cuidado e o planejamento do cuidado pós-natal. Os testes para a determinação do estado fetal são discutidos pelo histórico materno e por fatores de aumento de risco, como exposição à teratógenos, anomalias cromossômicas em um dos pais, idade materna avançada ou nascimento de uma criança anterior com defeito congênito.
...