Relatorio De Titulação
Trabalho acadêmico: Relatorio De Titulação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: FranLeone • 16/9/2014 • Trabalho acadêmico • 668 Palavras (3 Páginas) • 206 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS
CURSO: QUIMICA LICENCIATURA
DISCIPLINA: EXPERIMENTAÇÃO EM QUIMICA
PROF: RAIMUNDO LUIS FERREIRA DE ALMEIDA
TÉCNICA DE TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE
CAXIAS
2014
CÓDIGO NOME NOTA
1457118 FRANCIELLEN COSTA SANTOS
TÉCNICA DE TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE
CAXIAS
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ..............................................................................................4
2. OBJETIVO......................................................................................................5
3. MATERIAIS....................................................................................................5
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL........................................................5
5. RESULTADOS E DISCUSSÕES..................................................................6
6. CONCLUSÃO.................................................................................................6
7. REFERÊNCIAS..............................................................................................7
1. INTRODUÇÃO
A Titulação Ácido-Base é um processo onde faz-se reagir um ácido com uma base para que se atinja o ponto de equivalência. À medida que é adicionado o titulante ao titulado, o pH da solução (titulante+titulado) vai variar, sendo possível construir um gráfico desta variação, ao qual se dá o nome de curva de titulação. O ponto de equivalência pode variar dependendo da concentração incial do titulante e do titulado.
Normalmente, para se fazer uma titulação, utiliza-se um frasco de erlenmeyer (onde são postos o titulado, água e um indicador ácido/base) e uma bureta, onde está contido o titulante.
O ácido acético é um ácido orgânico com a fórmula estrutural CH3COOH que se produz pela fermentação (oxidação) do álcool etílico, por ação da bactéria Acetobacter aceti. É consumido na forma alimentícia como vinagre, que é uma solução diluída do ácido acético glacial. O vinagre é considerado um condimento, pois a sua principal finalidade é atribuir gosto e aroma aos alimentos, a quantidade indicada para consumo deve estar entre 4% e 6% de ácido acético de acordo com a legislação brasileira. Quando ingerido em excesso o ácido acético pode provocar irritação severa da mucosa da boca e do trato gastrintestinal, como vômito, hematêmese, diarreia, colapso circulatório, uremia e morte, além da erosão do esmalte dentário, bronquite, irritação ocular. Por esses motivos torna-se necessário a sua quantificação nos produtos que o possuem como componente, sendo, portanto o objetivo deste trabalho determinar a porcentagem de ácido acético em amostras de vinagre.
Com a adição de um indicador ácido-base, observa-se quando a reação se completa, atingindo o ponto de equivalência ou ponto de viragem. É possível saber quando isso ocorre e parar a reação, porque a cor da solução sofre uma mudança brusca na presença de um indicador ácido-base, em virtude da variação do pH.
2. OBJETIVO
Determinar o teor de ácido acético em uma amostra de vinagre.
3. MATERIAIS
Pipeta volumétrica 10 ml
Erlenmeyer 250 ml
Bureta 50 ml
Suporte
...