Relatorio Espada De Sao Jorge
Monografias: Relatorio Espada De Sao Jorge. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jujugs • 11/12/2014 • 250 Palavras (1 Páginas) • 2.800 Visualizações
1. Introdução:
Ráfide (do grego rhaphides, agulha), é a designação dada em biologia a cristais aciculares (isto é, em forma de agulha) que se formam por deposição de oxalato de cálcio ou de carbonato de cálcio no protoplasma de células especializadas, designadas por idioblastos, existentes nos tecidos de algumas plantas. A presença dos ráfides é uma defesa contra a herbívora, já que os cristais infligem micro-lesões nas mucosas ou na pele dos animais que esmaguem ou ingiram a planta, potenciando, em conjunto com substâncias irritantes nela contidas, causando uma reação que pode ir de comichão à dor, em geral acompanhada por edema. Drusas são cristais compostos de oxalato de cálcio, de forma mais ou menos esférica e com projeções pontiagudas.
2. Objetivo:
Observar Ráfides e Drusas na Espada de São Jorge.
3. Materiais
Lâmina
Lamínula Bisturi
Pipeta
Microscópio
Espada de São Jorge
Água
4. Metodologia:
As plantas como “Comigo ninguém pode” e “Espada de são jorge” desenvolveram as ráfides para evitarem predadores.
Nessa aula prática, cada bancada recebeu uma parte da folha de São Jorge. Fizemos um corte transversal com a ajuda do bisturi e colocamos na lâmina, pipetamos gotas de água e cobrimos com a lamínula. Logo depois, observamos no microscópio as ráfides. Assim que terminamos a prática, higienizamos nossas mãos, já que essas plantas são tóxicas, e podem causar mortes.
5. Resultados
6. Conclusão:
Concluímos que, com o uso do microscópio é possível observar detalhes, como diversas estruturas das folhas, que a olho nu não conseguimos perceber.
...