Trabalho de Medicina Legal
Por: Isabela Correia • 29/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.158 Palavras (5 Páginas) • 434 Visualizações
Roteiro de Estudo para 2ª Avaliação Parcial de
Medicina Legal
Prof Luciano Arantes 2º semestre / 2015
1. A energia cinética pode ser transferida com o uso de forças ou instrumentos utilizados em diferentes ações. Quais são elas? Faça um quadro relacionando a ação em que o instrumento é utilizado e o nome da lesão correspondente.
Em ação ativa:
• Segmentos de madeira, blocos rochosos, cassetetes, mãos e pés, coronha de armas, barra metálicas, martelo, machado (usado do lado oposto ao do gume), arcada dentária
• Em ação passiva:
• Solo, como por exemplo, em quedas (projeções)
Lesões fechadas – pele não rompida
• Lesões abertas – pele rompida
2. Quais são os tipos de lesões produzidas por instrumentos em ação contundente. Separe-as em fechadas e abertas e descreva-as sucintamente.
Lesões fechadas Pele não rompida
a) Rubefação: Energia é baixa, a lesão é mais simples, há presença de hiperemia (vermelhidão), dilatação de capilares e vênulas locais, aparece em aproximadamente 1 minuto e persiste por aproximadamente 10 minutos.
b) Tumefação: Energia é um pouco mais intensa que a anterior, é sempre acompanhada pela hiperemia, há elevação e palidez da pele na área central do impacto, aparece em aproximadamente 1-3 minutos e persiste por mais tempo que a hiperemia.
c) Equimose: Infiltração do sangue nas malhas dos tecidos, normalmente devido à rotura de capilares, vênulas e arteríolas. Eventualmente, podem denunciar o instrumento que as causou. Tem espectro equimótico – evolução cromática das equimoses – que passam pelas cores Vermelho-violácea, Azulado, Esverdeado e Amarelado.
d) Hematoma: trata-se de uma hemorragia que, pelo seu volume e velocidade de formação, afasta os tecidos vizinhos e ocupa um espaço próprio, formando uma nova cavidade.
e) Bossa Sanguínea e Serosa: É um aumento de volume nos tecidos por coleção de
Líquido que os infiltra intensamente, decorrente de distúrbio circulatório localizado·.
f) Entorce: É o estiramento da cápsula de uma articulação, com ou sem rotura do ligamento.
g) Luxação: É o deslocamento permanente das superfícies articulares
h) Fratura: É uma solução de continuidade do osso de origem traumática na maioria dos casos
i) Rotura Visceral: Rompimento das vísceras abdominais e torácicas, como resultado de um impacto sobre o tronco ou por compressão forte e progressiva desse segmento.
Lesões abertas
a) Escoriação: o arrancamento traumático da epiderme.
b) Ferida contusa: é a solução de continuidade causada pela ação contundente.
c) Esmagamento: São lesões em que todos os planos anatômicos de um segmento do corpo são comprimidos e triturados pelo agente contundente
3. Mencione cinco instrumentos distintos e os tipos de lesões que eles podem produzir dependendo do tipo de ação em que eles forem utilizados.
→ Instrumentos Perfurantes: com ponta continuada, afastando os elementos dos tecidos, pode ter calibre pequeno ou médio, Ferida Punctória: podem ser superficiais, penetrantes ou transfixantes;
→Instrumentos cortantes: deslizamento e leve pressão por uma borda aguçada, gume ou fio, podem causar mutilação nas extremidades do corpo, Feridas Incisas: Bordas regulares, vertentes planas e ângulos muito agudos, Nomes específicos, Esgorjamento: feridas no pescoço, Degolamento: ferida profunda no pescoço, lesões de defesa: nas mãos e antebraços, lesões de hesitação: escoriações lineares ou pequenas lesões.
→Instrumento pérfuro-cortantes: possui uma ponta ou mais gumes, Ferida pérfuro-incisa: predomínio nítido, podem ser superficiais, penetrantes ou transfixantes,
→Instrumento Corto-contudentes: grande massa, atua por pressão, Ferida corto-contusa: retas e apresentam bordas afastadas, com escoriações.
→Instrumentos pérfuro-contudentes: atua por uma ponta com pressão, e produz em forma de túnel, Ferida pérfuro-contusa
4. Orifícios de entrada de projetil de arma de fogo apresentam características primárias e secundárias. Quais são elas? Descreva-as sucintamente, diferenciando-as.
Tem o aspecto circular, quando o projetil penetra perpendicularmente ao plano cutâneo
E o aspecto Ovalar ou em Fenda, quando o projetil penetra obliquamente,
Aspecto poligonal, quando o projetil é disparado com a boca do cano encostado na pele
E atípica quando antes de penetrar a pele sofre deformação em sua ogiva, ou se fragmenta ao ricochetear em uma superfície rígida,
5. Cite quatro sinais encontrados associados a orifícios produzidos por projetil de arma de fogo. Quais deles podem ser utilizados para oferecer o diagnóstico diferencial de distância de disparo? Quais podem ser utilizados para inferir sobre trajetória de disparo?
...