Veterinária: Ciclo estral
Por: Carla Barboza • 15/3/2016 • Trabalho acadêmico • 259 Palavras (2 Páginas) • 474 Visualizações
Ciclo estral
O ciclo estral apresenta duração bastante variável, desde apenas3 dias até 62 dias. A maioria dos ciclos estrais apresenta entre19 e 21 dias de duração, mas alguns deles são mais curtos (<12dias) e outros são mais longos (>26 dias). A ocorrência de cicloscurtos está relacionada à estação do ano, início da estação deestros ou período de transição, “efeito reprodutor” e períodopós-parto inicial. Os ciclos curtos são observados com frequênciaem fêmeas alojadas nas regiões tropicais. Os ciclos mais longossão comumente encontrados no fi nal da estação de monta, antes que a fêmea entre em anestro. Também podem estar associadosa morte embrionária ou persistência do corpo lúteo.
A fase folicular do ciclo estral é relativamente curta, durando entre 3 e 4 dias, enquanto a fase luteínica ocupa o restante dociclo (isto é, cerca de 17 dias em um ciclo ‘normal’). Avaliaçõesdiárias com ultrassonografi a indicaram que há um padrão dedesenvolvimento folicular semelhante a ondas entre as ovulações,como ocorre em outras espécies de ruminantes (Rubianeset al., 2003). Diferentes autores relatam que o número de ondasfoliculares varia entre duas e cinco ondas por ciclo, mas opadrão em um ciclo ‘normal’ geralmente é de quatro ondas (deCastro et al., 1999; Schwarz e Wierzchos 2000; Menchaca et al.,2002).
O estro parece ter duração variável. O valor geralmente relatadoé de 36 horas, mas podendo variar de 22 a 60 horas. A ovulaçãoocorre algumas horas depois do fi nal dos sintomas de estro. O número médio de ovulações varia de 1 a 4 por ciclo, comtaxas de prenhez reduzidas em virtude de falhas na fertilizaçãoou morte embrionária precoce.
...