A Conscientização Sobre Ingestão De Alimentos Na Educação Infantil
Por: Isabella Marques Coutinho • 19/6/2023 • Trabalho acadêmico • 888 Palavras (4 Páginas) • 99 Visualizações
Conscientização sobre ingestão de alimentos na educação infantil
Adriano Munhós1,Georgia Pezzi1,Isabella Marques1, Suélen Dias1, Mônica Lourdes Palomino de Los Santos2; Lisiane Barreto Lima3
1Acadêmicos do Curso de Nutrição, Centro Universitário da Região da Campanha - Urcamp;
2Profª. Nutricionista Dra. do Curso de Nutrição, CentroUniversitário da Região da Campanha - Urcamp – monicasantos@urcamp.edu.br;
3Mentora do projeto
RESUMO:
Com o aumento do número de crianças que vem apresentando intolerância e alergia à proteína do leite, o presente trabalho visa levar conhecimento aos pais ou responsáveis dos alunos e as serventes-merendeiras da EMEI Maria Alves Peraça. Foi realizada uma pesquisa exploratória para esclarecer as principais dúvidas sobre os efeitos da intolerância e alergia a proteína do leite, e quais são os devidos alimentos a serem utilizados para substituir o leite e seus derivados, para não haver deficiência de cálcio na dieta das crianças. Tendo sido elaborado um material informativo sobre os efeitos da intolerância a proteína do leite, destinados aos pais ou responsáveis e outro às serventes-merendeiras.
PALAVRAS-CHAVE: intolerância e alergia a proteína do leite; alimentos ricos em cálcio; deficiência em cálcio.
INTRODUÇÃO:
Uma boa nutrição é fundamental para se adquirir um bom desenvolvimento nos primeiros anos de vida. Macro e micronutrientes são essenciais desde o nascimento até os seis anos de idade, na nutrição das crianças. O leite materno oferece todas as necessidades do lactante, no entanto, quando não se é possível ter essa como principal fonte alimentar, a substituição deve ser feita com prudência. As patologias que podem exigir a substituição do leite na alimentação infantil são várias, porém os casos mais frequentes são de intolerância à lactose e alergia à proteína do leite.
Assim, este estudo pretende oferecer informações gerais sobre intolerância à lactose e os cuidados nutricionais para crianças intolerantes na primeira infância
METODOLOGIA:
A presente pesquisa realizada pelos alunos do 3° módulo do curso de Nutrição da Faculdade Urcamp, tendo como intuito conscientizar sobre os efeitos da intolerância e alergia à lactose, e levar conhecimento sobre os alimentos mais adequados a serem consumidos para não haver perda de nutrientes na dieta das crianças, sendo este estudo realizado na EMEI Maria Alves Peraça, localizada na cidade de Bagé.
A pesquisa é considerada de origem exploratória, pois busca levar informações para conscientizar dois públicos no quais são as serventes-merendeiras da EMEI Maria Alves Peraça e os pais dos alunos matriculados na escola. A pesquisa do projeto tem como principal objetivo esclarecer as principais dúvidas sobre os efeitos da intolerância e alergia a proteína do leite, e quais são os devidos alimentos a serem utilizados para substituir o leite e seus derivados, para não haver deficiência de cálcio na dieta das crianças.
Foi proposto um material informativo sobre os efeitos da intolerância a proteína do leite com um direcionado para os pais ou responsáveis, e o outro para as serventes-merendeiras para facilitar o cotidiano das crianças como também poderá ser utilizado este material para o uso de cardápio na escola. O instrumento de analise referiu-se a artigos e apostilas sobre o devido assunto onde se pesquisou o conceito da intolerância à lactose, os efeitos da intolerância nas crianças, leites sem lactose, alimentos ricos em cálcio e receitas.
...