AS VITAMINAS
Por: Emilly Jankovski • 5/11/2017 • Trabalho acadêmico • 3.277 Palavras (14 Páginas) • 383 Visualizações
VITAMINAS
As vitaminas são substancias essenciais para o corpo, no entanto, o organismo não é capaz de produzi-las, é necessário que alimentos que contenham essas substâncias sejam adicionados à dieta alimentar. As vitaminas são encontradas em frutas, verduras, legumes, carnes, ovos, leite e cereais. São muito importantes para o desenvolvimento e o metabolismo orgânico, uma vez que funcionam como aditivos, que são indispensáveis ao mecanismo de produção de energia e outros. Normalmente são em quantidades pequenas, porém a falta delas pode causar várias doenças. Existem dois tipos de vitaminas, as vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), que são solúveis na presença de lipídios, por isso necessitam da presença da gordura para serem melhores absorvidas pelo nosso organismo. E as vitaminas hidrossolúveis (Complexo B e vitamina C) que são solúveis em água.
VITAMINA A
A vitamina A, também chamada de Retinol, é um micronutriente lipossolúvel, que é facilmente transformada em Ácido Retinóico (forma ativa) no organismo. Sua absorção ocorre de forma semelhante à das gorduras, sendo que quando há anormalidades na absorção destas, há também uma redução da absorção do retinol. Quando a absorção ocorre normalmente, ela é praticamente integral. Além de ajudar na visão, a vitamina A possui função essencial na capacidade funcional dos órgãos do trato reprodutivo, ajuda no desenvolvimento dos ossos, dentes e do tecido epitelial, fortalece o sistema imunitário, conserva o esmalte dentário e ajuda no bom estado do cabelo, também possui ação protetora na pele e na mucosa. Quando há o consumo em excesso da vitamina A, é chamado de hipervitaminose A, isso ocorre devido ao alto nível de vitaminas ingeridas, ocasionando um quadro de intoxicação. Pode causar pele ressecada, áspera e descamativa, fissuras labiais, ceratose folicular, dores ósseas e nas articulações, cefaleia, tonturas, náuseas, queda dos cabelos, lesões no fígado e parada do crescimento. Pode haver também falta de apetite, edema, cansaço, irritabilidade e sangramentos. Também pode ocorrer esplenomegalia e hepatomegalia, com alterações de enzimas hepáticas. Quando ocorre a defasagem é chamada de Hipovitaminose A ou avitaminose, que ocorre devido a uma alimentação incompleta, sem a quantidade necessária de vitamina A no organismo. Pode causar cegueira noturna, xeroftalmia, queratomalácia, infecções secundárias, modelação óssea defeituosa, hidrocefalia, cálculos renais, imunodepressão, diminuição do crescimento, aumento do risco de complicações e mortes por sarampo, faz com que o cabelo e a pele fiquem secos e as unhas quebradiças.
A vitamina A pode ser encontrada em alimentos de origem animal: leite, ovos, queijo, manteiga, fígado e sardinha; em vegetais folhosos de coloração verde-escura: brócolis, couve, espinafre; em vegetais e frutos de cor amarelo-alaranjado: laranja, pimentão, abóbora, mamão, pêssego, abacate e cenoura.
DOSE DIÁRIA:
Bebês até 6 meses | 1.333 unidades internacionais |
Crianças de 7 a 12 meses | 1.667 unidades internacionais |
Crianças de 1 a 3 anos | 1.000 unidades internacionais |
Crianças de 4 a 8 anos | 1.333 unidades internacionais |
Crianças de 9 a 13 anos | 2.000 unidades internacionais |
Adolescentes de 14 a 18 anos | 2.800 unidades internacionais |
Mulheres grávidas de 18 anos ou menos | 2.500 unidades internacionais |
Mulheres grávidas de 19 anos ou mais | 2.567 unidades internacionais |
Adolescente amamentando | 4.000 unidades internacionais |
Adultos (homens e mulheres) | 3.000 unidades internacionais |
VITAMINA B OU COMPLEXO B
As vitaminas do complexo B são um grupo de vitaminas solúveis em água, ou seja, elas são hidrossolúveis, que desenvolvem importantes papéis no metabolismo das células. As vitaminas B já foram consideradas como sendo uma única vitamina, conhecida como Vitamina B, assim como a vitamina C e D, porém em algumas pesquisas foi comprovado que elas são quimicamente distintas, mas que são sempre encontradas nos mesmos alimentos. Em geral, os suplementos que contêm todas as vitaminas B são referidos como uma vitamina do complexo B. Agora, suplementos de vitamina B individuais são referidos pelo nome específico de cada vitamina, por exemplo, B1, B2, B3, etc. Além de ajudar no emocional e mental do indivíduo, a vitamina B também ajuda a manter a saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos, fígado e boca, assim como a tonicidade muscular do aparelho gastrintestinal. É uma das maiores responsáveis pela saúde emocional e mental do ser humano, sendo fundamental para evitar e tratar casos de depressão e ansiedade. Facilita a digestão e absorção dos carboidratos, das proteínas e da gordura. No estômago, as vitaminas B estimulam a liberação e controle do suco gástrico, ajudando na absorção e digestão dos nutrientes e, dessa forma, aumentando a eficácia de sua dieta. Ainda tem efeito na regulação do apetite. É chamada de hipervitaminose B, a ingestão excessiva de vitamina B, quando se trata da vitamina B12 pode lavar a reações alérgicas e alterações esplênicas. Quando for intoxicação por vitamina B1, altas doses podem levar à uma vasodilatação periférica, queda na frequência respiratória, convulsões, podendo levar à óbito por paralisia do centro respiratório.
B1 (TIATIMINA)
A tiamina está presente em importantes coenzimas envolvidas no metabolismo dos carboidratos e por isto é fundamental em reações de decomposição da glicose em energia, além de desempenhar um importante papel na condução dos impulsos nervosos. A deficiência de tiamina acarreta graves alterações no sistema nervoso e cardiovascular e sua forma mais grave é conhecida como beribéri. As principais fontes alimentares de tiamina incluem: alimentos enriquecidos ou fortificados, grãos integrais, pães e outros cereais.
B2 (RIBOFLAVINA)
É encontrada no fígado, leite, rim, carnes, ovos, ostras, gérmen de trigo, nabo, beterraba, levedo de cerveja e farelo de arroz. As leguminosas em geral constituem boas fontes. Também exerce importante papel no metabolismo de carboidratos através de funções coenzimáticas, além de atuar no metabolismo de ácidos graxos e aminoácidos. A deficiência está relacionada à ocorrência de glossite, estomatite angular, queratose, dermatite e manifestações oculares.
B3 (NIACINA)
Substrato para a formação das coenzimas energéticas NAD e NADP, que por meio de ações de oxirredução e metabolismo fornecem energia para as células no fígado, rim, cérebro, eritrócitos e leucócitos. Fígado, carnes, aves, pescados, grãos integrais, pães, cereais enriquecidos e legumes correspondem à alimentos ricos em ácido nicotínico. A niacina pode ser sintetizada a partir do triptofano, um aminoácido importante na formação desta vitamina, e que é encontrado em fontes proteicas. A deficiência desta vitamina correlaciona-se a dermatites, estomatites, diarreias e, no sistema nervoso central SNC cefaleia, depressão e lapsos de memória, quadro denominado de pelagra, além de se observar delírios, alucinações e demência em pacientes graves.
...