Alimentos Guia Nutricional
Por: emily.em • 10/5/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 5.525 Palavras (23 Páginas) • 191 Visualizações
FACULDADE MULTIVIX – VITÓRIA
ALEXSANDER ALBUQUERQUE
GEL CRIOTERÁPICO COMO COADJUVANTE NA MELHORA DA DISFUNÇÃO LIPODISTRÓFICA ABDOMINAL
PROFESSOR: PEDRO SOUSA
VITÓRIA-ES
2021
ALEXSANDER ALBUQUERQUE
GEL CRIOTERÁPICO COMO COADJUVANTE NA MELHORA DA DISFUNÇÃO LIPODISTRÓFICA ABDOMINAL
Projeto de Pesquisa apresentado ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Faculdade MULTIVIX de Vitória para apreciação.
Orientadora:
VITÓRIA-ES
2021
RESUMO
Introdução: A gordura corporal em excesso é descrita como um problema de relevância global acometendo pessoas de diversas faixas etárias. Esse aumento de gordura na região pélvica é também conhecido como Lipodistrofia Localizada, pode ser entendida como o aumento na densidade e na espessura do tecido adiposo da hipoderme. A crioterapia tem sido aplicada para redução de medidas baseada na aplicação do gel crioterápico que ativa o metabolismo causando um resfriamento superficial da pele, estimulando a termogênese para que aconteça a lipólise, gerando calor e energia, com consequente gasto calórico. É um potencializador da formação de fibras de colágeno e elastina, reduzindo a flacidez de pele. Objetivo: Avaliar o tratamento do gel crioterápico na gordura localizada abdominal em mulheres adultas. Métodos: Trata-se de um ensaio clínico, realizado na Clínica Bela Derme Estética e Saúde. O estudo será constituído por 34 mulheres entre 20 a 40 anos através da pesquisa que será divulgada através das redes sociais. A seleção será feita conforme os critérios pré-estabelecidos de inclusão e exclusão. O tamanho de amostra foi calculado para realização de comparação do IMC, perimetria, adipometria, e bioimpedância antes e após o tratamento. O perfil sociodemográfico e o grau de satisfação das mulheres será analisado por métodos da estatística descritiva como frequências, percentuais, média, mediana e desvio padrão. A comparação das variáveis será realizada por testes estatísticos pareados. Riscos: Este estudo apresenta risco mínimo para sujeitos da pesquisa, que serão minimizados através do treinamento prévio dos pesquisadores e do compromisso da pesquisadora principal. Os riscos em geral são: irritação, ardências, lacrimejamento, rigidez, redução da destreza, aquecimento local, vermelhidão, leve prurido, pinicação, hipotensão, hipersensibilidade a algum ativo do produto, queimadura solar e hiperemia. Benefícios: Os procedimentos utilizados têm por intuito estimular a oxigenação do tecido aumentando a quantidade de nutrientes que contribuem para a regeneração celular através da estimulação da microcirculação sanguínea. Inicialmente o frio vai gerar uma vasoconstrição local diminuindo o metabolismo e o fluxo sanguíneo limitando o edema. Promove também a eliminação da hiperemia e relaxamento muscular. Promove o gasto energético utilizando a reserva energética para equilibrar a temperatura local, consequentemente vai ocorrer o gasto calórico local, a redução da gordura localizada e a diminuição das medidas da circunferência abdominal desenvolvendo firmeza, elasticidade
e hidratação da pele. Além de agir esteticamente, favorece a autoestima proporcionando um bem-estar físico e mental.
Palavras-chave: Saúde da mulher, Lipodistrofia, Crioterapia.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6
1.1 HIPÓTESE 9
1.2 JUSTIFICATIVA 9
2 OBJETIVOS 10
2.1 OBJETIVO GERAL 10
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 10
3 MATERIAIS E MÉTODOS 10
3.1 TIPO DE ESTUDO 10
3.2 LOCAL 10
3.3 AMOSTRA 11
3.3.1 Cálculo do tamanho da amostra 11
3.3.2 Critérios de Inclusão 11
3.3.3 Critérios de exclusão 11
3.4 MÉTODOS/ PROTOCOLO 12
3.4.1 Avaliação 12
3.4.2 Protocolo 13
3.5 ANÁLISE DE DADOS 14
3.6 COMITÊ DE ÉTICA 14
3.6.1 Riscos 14
3.6.2 Benefícios 15
4 RESULTADOS E IMPACTOS ESPERADOS 16
4.1 DESFECHO PRIMÁRIO 16
4.2 DESFECHO SECUNDÁRIO 16
5 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO 16
6 ORÇAMENTO FINANCEIRO 17
REFERÊNCIAS 18
APÊNDICES 20
APÊNDICE A - Termo de consentimento livre e esclarecido 20
APÊNDICE B- Ficha de avaliação do Gel Crioterápico 22
ANEXOS 27
ANEXO A - Questionário de Satisfação 27
1 INTRODUÇÃO
A gordura corporal em excesso é descrita como um problema de relevância global acometendo pessoas de diversas faixas etárias, visto que sua prevalência permanece alta, assim como a crescente procura por tratamento. Este excesso de gordura corporal está diretamente relacionado ao estilo de vida sedentário e a má alimentação. A distribuição da gordura no sexo feminino pode ser classificada com ginecoide, ela é prevalente na região pélvica, coxas e nádegas (BRAGA, 2018).
...