As Práticas de Microbiologia
Por: anneyully • 28/8/2018 • Trabalho acadêmico • 1.131 Palavras (5 Páginas) • 286 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Microrganismos são definidos, em princípio, como seres microscópicos individualmente invisíveis a olho nu. São os seres vivos dotados de maior diversidade biológica conhecida, tanto morfológica como fisiológica e ecológica. Podem ser encontrados em praticamente todos os ambientes, dos mais simples aos mais extremos, possuem estruturas bastante organizadas, capazes de crescer e se reproduzir (VERMELHO et. al.). Portanto em qualquer ambiente estamos expostos a microrganismos, no entanto este contato pode ocorrer de forma positiva e indispensável à vida, ou bastante negativa, neste caso, tendo efeito prejudicial à saúde, quando há contato do organismo com microrganismos patogênicos.
A pele do ser humano é colonizada por bactérias, que são microrganismos procariotas e unicelulares, apesar de formaram colônias. As mãos são um local rico em bactérias e o principal veículo de transmissão de micro-organismos de um indivíduo para outro, assim sendo, o simples ato de lavar as mãos de forma correta torna-se a principal medida de controle no desenvolvimento de infecções, pois reduz significativamente a transmissão de patógenos.
Com base nos conhecimentos acima relatados, objetivou-se com essa pratica verificar a presença de bactérias em mão previamente lavada e higienizada, tal realização se dá através da observação de uma cultura bacteriana. Para isso fez se necessário formar cultivos nas condições de laboratório, com equipamentos e condições de esterilização e assepsia adequados.
Para a realização de uma cultura bacteriana, precisamos de um inoculo e de um meio de cultura. O meio de cultura é uma substância líquida ou sólida, simples ou complexa, que permite a nutrição, o crescimento e a multiplicação dos microrganismos do inoculo. Essa pratica consiste em introduzir artificialmente microrganismos presentas na amostra da superfície de mão de uma voluntária, num meio de cultura esterilizado, com o intuito de as bactérias que se encontravam nessa superfície se multiplicarem, formando colônias. Considerando que a mão pode constituir fonte potencial de patógenos, este trabalho tem por objetivo verificar a presença e realizar contagem de coliformes totais em amostra da mão da aluna.
2 OBJETIVOS
2.1. OBJETIVO GERAL
Preparar uma cultura de bactérias a partir de material recolhido da mão da aluna.
2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Preparar meio de cultura para bactérias
- Recolher material para cultivo
- Observar técnicas de lavagem das mãos
- Avaliar o crescimento bacteriano
3 MATERIAL E MÉTODOS
3.1 MATERIAIS
Placas de Petri contendo meio de cultura para bactérias;
Tubo de ensaio;
Estante para tubo de ensaio;
Swab;
Pipetas;
Erlenmyer;
Pipetadora.
3.2 MÉTODOS
Incialmente foram expostas duas placas de Petri com meio de Cultura para crescimento de leveduras, deixou exposto por 20min abertas, em seguida foi fechada para ser levada para estufa.
Primeiro identifica as placas de Petri em -1, -2 e -3 contendo a letra G da equipe no primeiro tubo de ensaio fricciona com água peptona e retira o excesso. Em seguida coletou-se a amostra na mão da aluna Bruna Thaís friccionando um swab sobre a superfície da mão;
Coloca o Swab dentro do tubo de ensaio cm identificação -1, em seguida agita, depois retira o Swab;
Com a pipeta retira 1ml do tubo -1 para o tubo -2 e em seguida para o tubo -3, do tubo -3 descarta 1ml;
Com a pipeta retira 1ml do tubo -3, -2 e -1, em seguida coloca na placa de Petri;
Concluída esta parte, fez-se a lavagem da mão da aluna voluntária.
Coloca o meio de cultura em cada placa, fazendo movimento de um número 8 por oito vezes o mesmo procedimento.
Esperou-se um período de 48 horas para crescimento de microrganismos. A observação foi realizada no respectivo período pela aluna Anne Yully. O resultado foi fotografado pra analise e composição do relatório.
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO
Os resultados das análises microbiológicas para a verificação de Swab de superfícies em mão, estão dispostos na tabela a seguir:
DILUIÇÕES:
...