Atps nutricao diretrizes curriculares
Por: Marcos Kahuan Moreira • 10/5/2015 • Resenha • 796 Palavras (4 Páginas) • 528 Visualizações
O objetivo deste relatório foi realizar uma síntese histórica do processo de surgimento da nutrição e seu cenário atual no pais enfatizando então sua criação e situação, abordando seus aspectos e suas referidas leis que ao exercer a profissão. O Nutricionista deve ter diploma expedido por escolas de graduação em Nutrição, oficiais ou reconhecidas, devidamente registradas no órgão competente do Ministério da Educação; deve, ainda estar regularmente inscrito no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) da sua respectiva jurisdição.
A profissão nutricionista nos anos 70 apontou uma elevação do número de profissionais na área de nutrição e com o tempo ocorrerá uma maior redistribuição geográfica de nutricionistas, mudanças no mercado de trabalho e área de atuação profissional.
Em agosto de 2009, existiam 391 Cursos de Nutrição no Brasil (324 privados e 67 públicos), com 49 185 vagas anuais. Em junho de 2009, existiam 60 554 nutricionistas registrados no País, perfazendo uma relação de um nutricionista para cada 3 162 habitantes. De acordo com a pesquisa do Conselho Federal de Nutricionistas, em 2005, o nutricionista brasileiro apresentava o seguinte perfil: 96,5% do sexo feminino; 79,4% entre 20 e 40 anos; 53,6% solteiros; 79,1% de cor branca; 41,7% atuando em nutrição clínica; 32,2% em alimentação coletiva; 9,4% em ensino (docência); 8,8% em saúde coletiva; 4,1% em nutrição esportiva e 3,7% em indústria de alimentos.
Em 20 de outubro de 1978, foi criada a Lei nº. 6.583 que rege o Conselho Federal de Nutricionista e foi regulamentada em 30 de janeiro de 1980, pelo Decreto nº 84.444. Tem como poder normatizar, orientar, disciplinar e fiscalizar a profissão de Nutricionista, a criação do mesmo foi uma mobilização de profissionais, estudantes e entidades da área, que defendiam a dependência do órgão. Com sua primeira entidade da categoria a Associação Brasileira de Nutrição (ABN) criada em 1949 que resultou na regulamentação da criação dos conselhos; sendo assim em 20 de outubro de 1978 criado o Conselho Federal de Nutrição (CFN) pela lei de nº 6.583, com sua regulamentação em 30 de janeiro de 1978 com o decreto de nº84. 444, sendo que em 17 de setembro de 1991 a lei de nº8.324 substituiu a de nº5.276.
Fundamentando sua atuação de normatizar, orientar, disciplinar e de fiscalizar o exercício profissional do nutricionista em todo território nacional e também de fiscalizar os Conselhos Regionais de Nutrição (CRN).
Sobre a lei 8.234 de 17 de setembro de 1991 comenta sobre os cursos voltados a área de nutrição, e de diplomas adquiridos em território estrangeiro serão igualados passando pelas leis vigentes no país; da carteira de habilitação que terá validade equivalente aos de outros documentos em certas circunstâncias e da participação efetiva dos profissionais em equipes multidisciplinares e de poder elaborar e revisar as legislações e códigos.
Sendo aos conselhos federais e regionais de nutrição a fiscalização destas normas acima descritas entrou em vigor na presente data.
Sobre a lei 6.583 de 20 de outubro de 1978, onde surge à criação dos Conselhos Federais e Regionais de Nutrição (CFN e CRN) enfatiza as finalidades principais da profissão como a de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão, sendo que sua sede fixada no Distrito Federal (DF) e as suas jurisdições em todo território nacional, sendo os conselhos constituídos por 9 membros com numero igual de suplentes que tem deu mandato de 3 anos elegidos por um colégio eleitoral.
Este trabalho possibilitou ter uma observância geral da profissão de nutricionistas, uma grande renovação e ampliação na área de nutrição no Brasil no decorrer dos anos, analisando o perfil do aluno de graduação do nutricionista, procurando um maior envolvimento com os profissionais, ocorrendo a regulamentação do curso de nutrição, havendo comparações das décadas anteriores, até os dias de hoje, com muita mudança na profissão. Onde novas áreas de expansão no qual vem atuando o profissional pode ser direcionada para tecnologia de alimentos, consultoria, marketing, acessória, hotelaria, gastronomia, atendimento domiciliar,(home care),personal diet, nutrição em estética, nutrição esportiva, nutrição para fins especiais.
...