Normas Para Projeto Monografia
Por: Hadria27 • 8/8/2023 • Resenha • 1.711 Palavras (7 Páginas) • 86 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1]
INSTITUTO DE NUTRIÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TERAPIA NUTRICIONAL
NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIA
- Orientações quanto à formatação:
As medidas padrão para a formatação de cada lauda da monografia, independente do modelo de pesquisa escolhida, são:
1) Tipo de papel: formato A4 de 21 cm x 29.7cm, branco, opaco e impressão na cor preta
2) Margens: superior e esquerda com 3 cm e inferior e direita com 2 cm
3) Formatação de parágrafo:
3.1) Alinhamento: justificado
3.2) Margem de parágrafo: recuo especial primeira linha por 1,5cm a partir da margem esquerda, as citações longas (mais de três linhas) o recuo deverá ser de 4,0 cm para todas as linhas a partir da margem esquerda.
3.3) Espaçamento: parágrafo com 0 pt (antes e depois), espaçamento entre linhas com 1,5 cm e no caso de citações (recuo especial de 4 cm), legendas, tabelas, etc., devem ser digitados em espaço simples.
4) Fonte: Times New Roman ou arial 12 para o texto, 14 para títulos de capítulos e 10 para citações com mais de três linhas, nota de rodapé, legendas das ilustrações (tabelas e figuras) e numeração das páginas. Colocar em itálico as palavras de língua estrangeira.
5) Paginação: todas as folhas, a partir da folha de rosto, devem ser contadas, mas não numeradas.
5.1) A partir da folha de sumário até listas: usar algarismos romanos seqüenciais no canto superior direito a 2 cm da borda superior
5.2) A partir da introdução: usar algarismos arábicos no canto superior direito a 2 cm da borda superior.
6) Nota de rodapé: separada do corpo do texto por um filete de 3 cm, fonte 10 com o número em sobrescrito. Constitui espaço usado pelo autor, ao final da página, para registrar comentários adicionais ao texto, remeter o leitor a outras partes do trabalho ou a outras fontes, transcrever a versão original de citações traduzidas e colocadas no trabalho e ainda indicar fonte bibliográfica de citações.
7) Citações: transcrição textual da obra de um autor ou texto produzido com base na obra de um autor. Colocar entre aspas as citações com até 3 linhas.
8) Seções estruturais: utilizar numeração progressiva para as seções do texto.
8.1) Seção primária: são as principais divisões do texto, devem iniciar em folhas distintas, alinhados junto à margem esquerda do texto, além de serem apresentadas em negrito ou itálico ou redondo ou caixa alta ou versal ou grifo ou outro. A seguir, um exemplo:
1. TÍTULO DA SEÇÃO PRIMÁRIA
1.1. Título da seção secundária (também em negrito)
1.1.1. Título da seção terciária (sem negrito)
8.2) Utilizar os indicativos numéricos (da introdução à conclusão). Os elementos pré-textuais e pós-textuais não recebem indicativos numéricos e devem ser centralizados e grafados com letras maiúsculas.
9) Ilustrações
9.1) Tabelas: utilizar letra maiúscula seguida do número, escrever o título na mesma linha separado por hífen (vir acima da tabela e sem ponto final) e a numeração pode seguir uma seqüência única do trabalho ou ser feita por capítulo. Não fechar a tabelas nas laterais.
9.2) Quadro: mesma estrutura das tabelas, porém com fechamento lateral.
9.3) Figuras: imagens que inclui desenhos, gravuras ou fotografias.
9.4) Gráficos: pode ser em colunas e barras, curvas ou linhas.
10) Referência bibliográfica: elementos descritivos retirados de um documento disponibilizado para consulta.
10.1) Livros usados como um todo: SOBRENOME, Nome do autor (quando houver até três autores, incluir todos e se for mais de três autores, discriminar o primeiro autor e em seguida et al.). Título do livro: subtítulo (se houver). Número da edição. Cidade: Editora, Ano.
10.2) Livros usados em parte ou capítulo destacado: SOBRENOME, Nome do autor do capítulo. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome do organizador ou coordenador do livro (incluir entre parênteses Org. ou Coord.). Título do livro: subtítulo (se houver). Número do capítulo, p. (inicial e final). Número da edição. Cidade: Editora, Ano.
10.3) Artigo de revista, boletim e periódicos: SOBRENOME, Nome do autor (quando houver até três autores, incluir todos e se for mais de três autores, discriminar o primeiro autor e em seguida et al.). Título do artigo ou matéria. Nome da revista, Cidade: editor, indicação de volume (v.) ou número (n.), páginas (p. inicial e final), mês, Ano.
10.4) Matéria de jornal: SOBRENOME, Nome do autor. Título da matéria. Nome do jornal, Cidade, localização da matéria, data (com o nome do mês abreviado, com exceção de maio).
10.5) Referência em meio eletrônico: As referências obedecerão aos padrões anteriormente apresentados, acrescido das informações relativas à descrição física do meio eletrônico (CD-ROM, pendrive, online). No caso da consulta online, colocar a seguir: Disponível em: apresentar o endereço eletrônico entre os sinais < >. Seguido da data de acesso.
10.6) Trabalho apresentado em evento científico: SOBRENOME, Nome do autor. Título do trabalho apresentado. In: NOME DO EVENTO, numeração do evento (se houver), Ano e local (Cidade), título do documento (Anais, Atas) seguido da Cidade: Editora, data de publicação. p. (inicial e final) da parte referenciada.
10.7) Teses, dissertações e outros trabalhos acadêmicos: SOBRENOME, Nome do autor. Título do trabalho: sub-título (se houver). Ano. Categoria do trabalho (grau obtido) – Instituição, Cidade, data de defesa.
- Orientações quanto à estrutura do projeto de monografia:
1) Elementos Pré-textuais
- Capa
- Folha de rosto
- Sumário
2) Elementos textuais
- Introdução (parte do trabalho em que o assunto é apresentado como um todo; define-o sucintamente; informa sobre a natureza e importância do problema; indica os objetivos e finalidades justificando; refere-se aos tópicos do texto dando o roteiro ou a ordem de exposição);
- Justificativa (ressaltar o motivo para a escolha do tema);
- Objetivo geral e objetivos específicos;
...