ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: BROMATOLOGIA
Por: Francislany Andrade Bezerra • 24/10/2018 • Relatório de pesquisa • 1.472 Palavras (6 Páginas) • 425 Visualizações
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO - CESED[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE CAMPINA GRANDE- FCM
CURSO DE NUTRIÇÃO
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: BROMATOLOGIA
Andréia de Sá Costa Farias
Chrislaine Barboza Leite
Francislany Bezerra de Andrade
Jailton Rodrigues Dias
Juliana Kely Oliveira Jovino
Amostragem e preparo da amostra em análise de alimentos
Campina Grande - PB
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 01
2 MATERIAIS E MÉTODOS 02
3 RESULTADOS 03
4 DISCUSSÃO 04
5 CONCLUSÃO 05
6 REFERÊNCIAS 06
1 INTRODUÇÃO
Amostragem é uma sequência de etapas específicas com finalidade de garantir resultados mais fidedignos da amostra. Para a realização de uma amostragem é preciso considerarar alguns fatores como: finalidade de inspeção, natureza do lote, natureza do material em teste e natureza dos procedimentos de teste. (Cechi, 2003).
Amostra é uma pequena parte ou poção do materiala ser analisado. A amostragem compreende três etapas principais: coleta da amostra bruta (recolhimento do material), preparação da amostra de laboratório (redução da amostra bruta) e preparação da amostra para análise (menor porção da amostra de laboratório, corretamente homogeneizada para passar por pesagem e análise). (Cechi, 2003).
A amostragem é de relevante importância no estudo dos produtos alimentícios. Cada alimento tem sua forma especifica de amostragem. Alimentos semi-sólidos por exemplo, Deve-se fazer o quarteamento (técnica utilizada para dividir a amostra em quatro partes, onde duas partes de posições contrárias são descartadas e duas utilizadas) e, depois, picar, moer, liquidificar. (Cechi, 2003).
Diante disso, objetivou-se com essa aula prática: identificar a amostra bruta, realizar o quarteamento da amostra, preparar amostra de laboratório e preparar amostra de análise.
2 MATERIAIS E MÉTODOS
Material:
- 219 g de Queijo coalho;
- Papel alumínio;
- Balança;
- Faca;
- Tábua de corte;
- Processador;
- Sacos plásticos;
- Etiqueta para identificação.
Metodologia:
Inicialmente realizou-se a higienização correta do queijo, em água corrente. Em seguida, procedeu a técnica do quarteamento, cortando a amostra (queijo) em quatro partes iguais, onde foram separadas duas partes, uma inferior e outra superior, porém, de posições contrárias, cortadas em pequenas pedaços e trituradas no processador para homogeneizar. Depois de realizado o processo de homogeneização, retirou-se 3 xícaras do produto para análise, cada uma contendo 10g. Por fim, todas as amostras foram devidamente armazanadas em sacos plásticos e etiquetadas com identificação.
3 RESULTADOS
Para a realização de análise, foi escolhido o queijo coalho, o qual apresentava um peso bruto de 221 g (juntamente com sua embalagem secundária: papel alumínio), peso liquido de 219 g.
Como a aula prática 01 foi de amostragem, os resultados obtidos da mesma, foram:
- A caracterização e adequação dos padrões da amostra: No caso da amostra X (queijo de coalho) o mesmo apresentava cor branca, odor característico do queijo, não apresentava visualmente contaminantes (fungos, bactérias), ou seja, encontrava-se dentro dos padrões específicos para o queijo coalho;
- Foi obtido uma amostra de análise de 112g, aproximadamente 51% da amostra de bancada, levando em conta seu peso liquido;
- Da amostra de análise, retirou-se a triplicada: três amostras contendo 10g cada, somando 30g, aproximadamente 27% do valor total da amostra;
- Além dessas amostras, foi separada e armazenada uma amostra de 107g para ser utilizada como controle.
Os resultados obtidos foram satisfatórios e estavam dentro do esperado para a aula de amostragem.
[pic 3][pic 4][pic 5]
4 DISCUSSÃO
Devido à variabilidade inerente aos produtos alimentícios, a amostragem, é
...