A Odontologia e Bioetica
Por: Cleide Medeiros • 25/10/2020 • Seminário • 684 Palavras (3 Páginas) • 238 Visualizações
[pic 1]
1. O que é a Estratégia Saúde da Família (ESF)?
De acordo com o que foi desenvolvido e eu conseguir aprender na disciplina Saúde Bucal Coletiva Estratégia Saúde da Família (ESF) é um programa da atenção básica que reúne vários profissionais das diversas áreas de saúde a ter uma aproximação maior com a realidade das famílias brasileiras, promovendo-as prevenção promoção, continuidade ao tratamento e a cura para tratamentos de saúde.
[pic 2]Fonte: MEC
2. Você já fez uso do serviço público de saúde em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) – Posto de Saúde? Como foi a experiência? Caso não tenha tido, entreviste e descreva o relato da experiência de outra pessoa.
CASO DE EPLEPSIA:
Nome: Maria Julia Rodrigues de Macêdo
Idade: 21 anos
Diagnóstico: Epilepsia (Sequelas de uma pré- eclampsia em momento de parto)
Julia teve sua primeira convulsão à 3 anos atrás, estava em casa e surpreendeu sua mãe com sua primeira crise epilética, foi levada a idade Básica de Saúde, medicada e encaminhada para a cidade vizinha para que realizar um exame de tomografia, desde então ela apresenta crises frequentes, mais no entanto é acompanhada por vários especialista e faz tratamentos contínuos tudo pelo SUS.
[pic 3] Fonte: Prefeitura Municipal de São Paulo
3. Os princípios do SUS foram cumpridos nessa experiência relatada? Quais?
Sim. Todos, a UNIVERSALIDADE por que ela precisou do sistema e foi atendida, a EQUIDADE, por que ela recebeu o tratamento necessário desejado sem nenhuma diferença e a INTEGRALIDADE, por que o sistema atendeu sua necessidade e continua na assistência no tratamento e a reabilitação.
[pic 4]Fonte: Folha do Vale
4. Após ler as atribuições do cirurgião-dentista (CD) na Atenção Primária a Saúde (APS), descreva de acordo com a sua opinião, como os profissionais de Saúde Bucal podem ofertar uma atenção a saúde mais integral à população? Como o CD pode desenvolver ações além daquelas realizados no consultório odontológico?
Conhecer a realidade de seus pacientes, como eles vivem, condições de vida, quais as situações de riscos que os cercam, principais dificuldades enfrentada no dia-a-dia, anotar por faixa etária quais os procedimentos odontológicos mais necessários em cada um, prestar a educação sobre saúde bucal necessária, acompanhar a rotina daqueles pacientes, o papel do CD é bem mais do que atender em consultório, é promover saúde, educar, diagnosticar e solucionar, visitas semanais realizando campanhas de prevenção é mais que essencial e é um dever.
[pic 5] Fonte: UOL
5. A respeito do Sistema Único de Saúde (SUS), para você, quais são os principais entraves e dificuldades na prestação do serviço público de saúde? Quais sugestões você daria para melhorá-lo?
O SUS pra mim é o melhor e mais completo programa de saúde gratuito do mundo, ele não é culpado por nada de ruim, mais a maneira que é desenvolvida e muitas das vezes as dificuldades impostas pelas pessoas que o alimenta é tremenda, as principais dificuldades encontrada hoje no meu ponto de vista são: falta de organização com o sistema e com os usuários, as pessoas não respeitam a dificuldades dos outros só pensam em ofertas, corrupção é algo preocupante o desvio de verbas dos governantes é escrúpulo, as filas de esperas por atendimento especializado, falta de medicamentos obrigatórios nas farmácias populares.
...