BONS HABITOS DE SAÚDE BUCAL
Por: Karine Duarte • 8/11/2017 • Relatório de pesquisa • 674 Palavras (3 Páginas) • 414 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS – UNILESTE
CURSO DE ODONTOLOGIA
PREVALÊNCIA DE BONS HÁBITOS DE SAÚDE BUCAL EM
AUXILIARES DE SERVIÇOS GERAIS
ELISA RODRIGUES BARBOSA PINTO
ERICA FERNANDES THEOPHILO DE ALMEIDA SANTOS
KARINE DUARTE LAGE
LARA INGRID CARLOS RIBEIRO
LARISSA DIAS BENEVIDES
MARINA MELO MACIEL
Ipatinga – MG
2017
INTRODUÇÃO
Existem diversos agravos à saúde associados à saúde bucal, contudo, tanto a epidemiologia em saúde bucal, quanto a saúde bucal coletiva ainda estão amadurecendo e se consolidando no Brasil (RONCALLI, 2006). Desta forma, é importante que o odontólogo compreenda as técnicas e importâncias de estudos nestas áreas.
Neste sentido, a professora da disciplina Fundamentos de Bioestatística e Epidemiologia propôs a realização de um trabalho de campo, com o objetivo de estimular o aprendizado da aplicação de técnicas estatísticas em análises epidemiológicas associadas à odontologia.
ETAPA 1 – TRABALHO DE CAMPO
Planejamento
O grupo reuniu em sala, no horário da aula, para decidir o tema do trabalho. No decorrer desse encontro decidiu- se a empresa e o público alvo que iriam ser entrevistados. Foi modificado um questionário em conjunto com todo o grupo.
Foram realizadas duas visitas ao local de coleta dos dados. Na primeira visita, foi deixado no local os questionários e uma caixa para que essa entrevista fosse de forma anônima, afim de não influenciar nos resultados, já na segunda visita, foi recolhido os questionários.
Coleta de Dados
Os dados foram coletados em Setembro de 2017 na empresa, no período da manhã através de um questionário do Ministério da Saúde (BRASIL,S/d) adaptado pelos pesquisadores, contendo 12 perguntas sobre a saúde bucal das colaboradoras. Foi utilizada uma caixa lacrada para deixarem seus questionários respondidos de forma anônima. Contamos com 60 colaboradoras, sendo nossa amostra de 42 mulheres.
Segue o questionário que foi utilizado:
[pic 1]
[pic 2]
Análise de Dados
Pesquisa descritiva, quantitativa e transversal. Os dados foram analisados por estatística descritiva com cálculos de média, desvio padrão, frequência absoluta e relativa no Excel. Para esta análise o grupo utilizou duas aulas.
Elaboração do Banner
O banner foi elaborado a partir dos dados coletados e avaliados. Ele contém gráficos comparativos sobre a quantidade de escovações diárias, motivos de ida ao dentista e se possuem kit de higienização bucal. O grupo utilizou duas aulas e uma reunião extraclasse para sua elaboração.
[pic 3]
Apresentação do Banner
O grupo apresentou o banner à professora e aos colegas de classe no dia 30/10/17, na parte da tarde, em forma de simpósio na faculdade Unileste, campus II - município de Ipatinga. Todos do grupo explicaram os procedimentos do trabalho de campo, esclarecendo o objetivo, métodos e resultados.
[pic 4]
ETAPA 2 – PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
Devido aos resultados
Ao concluir o trabalho, foi notório que embora a maioria das colaboradoras escovam os dentes no mínimo 3x ao dia, ainda assim procuram o profissional dentista por motivos de dor ou incômodo. Portanto, foi elaborada uma cartilha para esclarecimento de técnicas corretas para devida higienização bucal.
...