A Saúde Coletiva.
Por: Lilicato • 24/9/2016 • Resenha • 322 Palavras (2 Páginas) • 651 Visualizações
[pic 1] UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO[pic 2]
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
FACULDADE DE MEDICINA
DEPARTAMENTO DE TERAPIA OCUPACIONAL
CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL
Disciplina: Saúde Coletiva
Aluno: Lilian Araujo Alves
DRE: 114156270
Fichamento
Um dos instrumentos mais adequados para uma abordagem racional do problema é o seu planejamento, que tem como questão identificar o nível de saúde vigente em uma área eficiente do conjunto das ações empreendidas e a disponibilidade geral dos recursos.
Os planos nacionais de saúde apresentaram estratégias para implantação das Atenções Primárias a Saúde (APS) nas comunidades e bairros, como a participação dos moradores no planejamento e na implantação dos programas de saúde, nas organizações de saúde, nas agências do governo municipal, estadual, ministérios da Previdência e da Saúde, com o setor privado e com práticas da medicina popular.
Através da epidemiologia, definida como clinica, ela é afetada por sintomas, educação, percepção de soluções e idade através da necessidade pode gerar ou não uma demanda. Essas demandas são causadas por fatores de individuo ou população por oferta, que se refere a localização, preço, qualidade e tempo de espera. Existem fatores definem essas demandas como, doenças infecciosas, ambiental, ocupacionais, violência, fome e obesidade. Através desses fatores surgem os tipos de estudos classificados como o Caso-controle, Coorte, Intervenção, Ecológicos e Seccionais, e esses estudos são avaliados através de incidências de uma patologia.
A saúde do trabalhador é relacionada a saúde-trabalho, que apresenta os processos produtivos e seus modos de exploração em agravos no que se refere a saúde. A necessidade de saúde é percebida pelo individuo, pois é algo essencial para a sua satisfação, sobrevivência e perfeito funcionamento da sociedade. Assim acaba sendo uma decorrência do problema existencial do homem, que se manifesta em graus e tipos diferentes através dos modelos de organização social, e consequentemente, as formas de atendimento variam com a intensidade da manifestação, o desenvolvimento da comunidade, o nível de percepção da sociedade pela população e pela importância que ela assume para o bem estar.
...