O Siratro é uma Leguminosa do Gênero Macropitylium
Por: Tay Damasceno • 26/4/2016 • Artigo • 421 Palavras (2 Páginas) • 2.935 Visualizações
SIRATRO
[pic 1]
O siratro é uma leguminosa do gênero Macropitylium, que foi obtida na Austrália a partir do cruzamento de duas linhagens de Macropitylium originarias do México e com ampla distribuição pela América central e do sul.
Tendo como nome cientifico Macroptylium atropurpureum, é uma leguminosa perene de hastes rasteiras e raízes profundas, com flores aglomeradas no ápice, de cor roxo-escuras, folhas trifoliadas.
[pic 2]
É utilizada tanto em forragem como em pastejo, porém quando usado em pastejo não deve ser cortada muito rente ao solo, é apetecível para ovinos e bovinos. Podendo ser utilizada de forma consorciada, até mesmo com as gramíneas mais agressivas, sendo a mais indicada o capim-colonião. Quando plantada com milho transforma a planta em uma alimentação rica para o gado. O tempo ideal para o inicio do pastejo é de 75 a 100 dias.
É cultivada preferencialmente no inicio das chuvas, porém pode ser cultivada até fevereiro, enquanto houver umidade no solo. O plantio é feito em alanço, com profundidade de 1 a 2 cm, através das sementes tratadas por escarificação (imersão em água fervente por dez minutos ou em água à temperatura ambiente por 24 horas) e inoculadas utilizando-se rizóbios do grupo cowpea (feijão-de-corda). São utilizadas cercas de 4 a 6 kg/ha em consorciação e de 8 a 10 kg/ha em cultura solteira. Podendo ser utilizada em 60 a 90 dias após a germinação.
CARACTERISTICAS BÁSICAS:
- Fixação ao nitrogênio: 100 a 175 kg/ha/ano
- Altitude: acima de 1600 m
- Digestibilidade: satisfatória
- Palatabiidade: Satisfatória
- Precipitação pluviométrica requerida: 615 a 1800 mm/ano
- Fotoperiodo: floresce em dias curtos e longos
- Produção de matéria seca: 7,9 t há/ano
- Teor de proteína na matéria seca: 22,8%
- Tolerância a doenças: sensível ao fungo Rhizoctonia solani em climas úmidos e ao nematoide Helicotylenchus dihystera e resistente aos demais.
- Altura de corte: 0,15 m
- Fertilidade do solo: acima da média de fertilidade, com pH de 4,5 a 8,0
- Umidade do solo: não tolera solo úmido e inundação
- Tolerância a seca: alta
- Tolerância a frio: baixa
- Latitude: 30° N e S
- Tolerância ai fogo: satisfatória
- Temperatura ótima: 26,5 a 30°C
- Numero de cromossomos: 2n = 22
- Adubação: de acordo com as recomendações técnicas determinadas pela analise do solo. O nível critico de fósforo na MS é de 0,24 % e do potássio é de 0,75%, na fase de crescimento
- Pureza: mínima 95%
- Germinação: mínima 60%
...