A Adubação Verde
Por: Andre Assis • 28/4/2022 • Trabalho acadêmico • 482 Palavras (2 Páginas) • 236 Visualizações
Discente: André de Assis Brito
Docente: Danielly Dubberstein
Turma: EA119
USO DE LEGUMINOSAS NA ADUBAÇÃO VERDE
A adubação verde é uma técnica de manejo de fertilidade do solo, que consiste na prática de cultivar culturas com alta produção de matéria verde, para cobrir o solo e reduzir perdas por erosão, favorecer a estrutura e agregação das argilas, favorecer o desenvolvimento de organismos, fixação biológica de nitrogênio e adição de nutrientes.
As leguminosas mais utilizadas na adubação verde visando a fixação biológica de nitrogênio, são: amendoim-forrageiro (Arachis pintoi) com fixação média de 158-160 kg ha-1 de N, crotalária (Crotalaria juncea) com 78-183 kg ha-1 de N, Kudzu tropical (Pueraria phaseoloides) com 100-108 kg ha-1 de N, feijão guandu (Cajanus cajan) com 99-148 kg ha-1 de N e siratro (Macroptilium atropurpureum) com 62-71 kg ha-1 de N.
O Amendoim forrageiro é uma cultura recomendada para cobertura de solo, principalmente para culturas perenes como citros, com o intuito de controlar erosão, supressão de ervas daninhas e fixação de nitrogênio. É uma planta rica em proteína e bem aceita pelos bovinos devidos sua característica de palatabilidade, permitindo o consórcio com pastagem.
A Crotalária-júncea é uma leguminosa de crescimento rápido que atinge de 2-3 metros de altura com grande produção de massa verde (40-60 t/ha), sendo considerada a planta que produz a maior quantidade de massa verde no menor espaço de tempo. Portanto, é uma planta que apresenta boa proteção contra a erosão, e se apresenta má hospedeira do nematóide Meloidogyne. Recomenda-se a sua utilização para o cultivo subsequente ou em consórcio com culturas perenes e cana-de-açúcar.
O Kudzu tropical apresenta produção de matéria seca média de 4-5 ton/ha com crescimento de 0,4 a 0,8 metros de altura, possui tolerância de alta/média a seca e ao frio e se desenvolve em solos com fertilidade média. É uma cultura perene recomendada para áreas de pastejo e adubação verde.
O Feijão guandu é uma cultura que pode ser utilizada para a alimentação animal e humana, além de ser eficiente na adubação verde e fixação biológica de nitrogênio. É uma rica fonte de proteína para os bovinos com cerca de 22%, portanto recomenda-se para recuperação de áreas degradadas, cultivo consorciado com milho e braquiária e produção de cana.
O Siratro é uma planta perene resistente a seca de origem australiana, que apresenta hastes rasteiras e raízes profundas. É comumente utilizada como espécie forrageira, devido sua aceitabilidade aos bovinos, pode ser utilizada também em pomares para reduzir a infestação de plantas daninhas e reduzir a erosão do solo.
REFERÊNCIAS
AFE. Feijão Guandu. Disponível em:<https://www.afe.com.br/artigos/recomendacoes-para-cultivar-feijao-guandu>. Acesso em: 08 de nov. 2021.
BRSEEDS. Kudzu Tropical. Disponível em:<https://www.brseeds.com/loja/produto-248016-1189-sementes_pueraria_kudzu_tropical_caixa_com_3_0_kg>. Acesso em:08 de nov. 2021.
...