TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EXTENSÃO RURAL

Por:   •  4/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.330 Palavras (6 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ

(Unochapecó)

Curso de Graduação em Agronomia

ANALISES BROMATOLÓGICAS

Chapecó – SC, 2019.

ANALISES BROMATOLÓGICAS

Trabalho de graduação                     apresentado no curso de agronomia, na        disciplina bromatologia, na     Universidade Comunitária da Região de Chapecó– UNOCHAPECÓ - SC.

     Prof. Karen D.  Brustolin Golin

Chapecó – SC, abril de 2019.

INTRODUÇÃO

Matéria seca é a porção do alimento onde estão todos os nutrientes, a massa total descontada a umidade.  Deve ser usada para expressar a concentração de nutrientes e, a partir daí, determinar a produtividade desse nutriente.

Matéria seca (MS), é simplesmente a quantidade de nutrientes em um alimento, livre de água. Portanto quando falamos que uma silagem de milho está com 30% de MS, quer dizer que em 1Kg de silagem tem 0,3 kg de nutrientes totais. A formulação de uma dieta é sempre feita em cima da MS, pois a água contida nos alimentos é irrelevante. Se pensarmos que existem outras formas bem mais eficientes de se suprir à quantidade necessária de água do animal.

A mensuração da MS pode ser feita de diversas formas. Todas incluem a aplicação de calor e troca de ar da superfície do alimento. Porém altas temperaturas podem desnaturar algumas proteínas e também perder alguns compostos não aquosos, por exemplos ácidos voláteis.

Em laboratórios um método muito utilizado é a secagem em estufas, pois o mesmo material é moído e utilizado para outras analises. Esse método é muito eficiente, porem demanda um tempo longo (cerca de 24h), justamente pelo fato da temperatura ser regulada.

Neste trabalho iremos tratar sobre as informações que coletamos nas aulas praticas na disciplina de bromatologia. O principal assunto a ser tratado neste trabalho será as informações coletadas das amostras de pastagem, onde  3 amostra foram pesadas e retirado uma média de todas, que foi de aproximadamente 207,22, em seguida foi colocada em um saco de papel pardo e levado a estufa a -55ºC graus, para ser analisado o peso seco na próxima semana. Depois da pesagem foi feito a moagem da matéria.  

[pic 1] [pic 2] [pic 3] Saco de papel                                                       Estufa                                         Amostra

MATERIAIS E METODOS

As aulas práticas da disciplina de Bromatologia pertencente à  grade  curricular  do  curso  de Agronomia  da  Universidade  Comunitária da Região de Chapecó- UNOCHAPECÓ,  foram  realizadas  no Laboratórios  de Bromatologia e Química. As práticas foram realizadas durante o período letivo  de aula sendo uma delas elaborada no viveiro florestal universitário.

As turmas foram divididas em A e B onde cada  semana  era  designada  para  uma  turma,  onde  dentro  dessas  se  formaram  grupos  de 3 ou 4 integrantes.  Para início  das  aulas a  professora Karen Doering Brustolin Golin apresentou  os materiais  e  equipamentos  disponíveis   no  laboratório  para  realização  das  análises.  Os equipamentos e materiais  utilizados  para  as  práticas  foram:  balança,  dessecador,  estufa,  mufla, cadinhos, pinças, espátulas, entre outros.  

        No dia 13 de março de 2019 cada grupo levou uma amostra de pastagem Tifton coletada em uma área de 0,50 x 0,50. E depois guardada em um saco de papel com peso de 62,54g logo após foi colocada em uma estufa a -55°C graus e retirada somente após 72 horas.

        Depois dessa primeira parte no laboratório foi feita a moagem das amostras no viveiro, logo em seguida fomos para o laboratório de química para realizar a amostra de matéria mineral. Os materiais usados para realizar essas amostras foram: uma pinça metálica ou tenaz para a umidade das mãos não interferir no resultado, um cadinho de porcelana, socador de porcelana e espátula, o cadinho foi devidamente pesado vazio e após foi separado duas amostras de 2g em cada cadinho sendo o  mesmo e levado para a mufla por 4 horas.

[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10]

         Cadinho grande                Amostras                 Espátulas            cadinho

RESULTADOS

Foi realizada a primeira pesagem do material, sendo:

Silagem: Produto (503,16 g) + embalagem (62,01 g) = 565,17 gramas

Pastagem: Produto (207,22 g) + embalagem (62,54 g)= 269,76g

Teor de matéria seca: como os valores está em gramas, é transformado em kg.

[pic 11]

TMS = 0,108 : 0,207. 100 = 52.17 %

Produção de matéria verde por/ha. Foi retirada uma amostra de pastagem de 50 x 50cm, seu peso verde é de 207 gramas – 0,207 kg.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (426.8 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com