A Produção de Mel
Por: ghib • 7/3/2022 • Trabalho acadêmico • 2.231 Palavras (9 Páginas) • 117 Visualizações
ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA ZÉ DE DEUS
TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA
ALEXSANDRO GHIBSON DOS SANTOS SILVA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
(Produção de mel)
COLINAS DO TOCANTINS, novembro de 2018.
ALEXSANDRO GHIBSON DOS SANTOS SILVA
Associação dos Apicultores de Nova Olinda- AAPINO
Trabalho de conclusão de curso, apresentado a escola família agrícola Zé de Deus, como parte das exigências para obtenção do diploma de técnico agropecuário.
Colinas do Tocantins, novembro de 2018.
BANCA EXAMINADORA
Orientador: Kelson Fiuca de Souza (Engº Agrônomo)
____________________________________________________
Prof.
_____________________________________________________
Prof.
____________________________________________________________
AGRADECIMENTO
Agradeço primeiramente a Deus, pela oportunidade de está aqui hoje. Aos meus pais pelo esforço para que pudessem me manter presente à escola, a todos os amigos e professores que contribuíram para meu aprimoramento e para meu crescimento como pessoa. Buscarei me tornar resultado da confiança e da força de cada um que influenciou particularmente em minha vida.
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO 6
2- HISTÓRICO DA EMPRESA 7
3- DESENVOLVIMENTO 8
3.1- COLHEITA 8
3.2- RECEPÇÃO DO MEL 9
3.3- VESTIMENTAS 9
3.4- ÁREA DE MANIPULAÇÃO 9
3.5- BANHEIRO/VESTIÁRIOS 10
3.6- EQUIPAMENTOS E UTENSÍLIOS 10
3.7- PROCESSAMENTOS DO MEL 11
3.7.1- Desoperculação: 11
3.7.2- Centrifugação: 11
3.7.3 Filtração: 11
3.7.4 Decantação: 11
4- CUIDADOS IMPORTANTES DURANTE O PROCESSAMENTO DO MEL 12
4.1- Avaliação dos favos: 12
4.2- Desoperculação: 12
4.3- Extração: 12
4.4- Decantação: 12
5- EMBALAGEM 12
6- COMERCIALIZAÇÃO 13
7- CONCLUSÃO 14
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
8- ANEXOS 16
INTRODUÇÃO
No Brasil e no mundo a demanda por alimentos saudáveis e de qualidade vem crescendo gradativamente. As pessoas estão tendo a preocupação com a saúde, que alimentos que não estejam em excepcional estado poderão prejudicar a mesma.
Para a produção do mel é necessário todo o cuidado, tendo em vista a importância do produto final. Dentre esses cuidados, temos uma série de fatores influentes, como: a higienização, o manejo e a saúde estável do manipulador. É necessária para uma higienização de qualidade, a limpeza dos meios que serão utilizados e do próprio manipulador, o manejo da matéria-prima é de suma importância, pois irá interferir no produto final, e também a saúde do manipulador, não deixando expostas contaminações ao alimento que será consumido por outras pessoas.
A obtenção de um produto seguro depende da qualidade da matéria-prima e dos procedimentos de transformação do produto até sua distribuição (SPERS & KASSOF, 1996).
É necessário se observar diversos fatores e etapas para que se tenha um desenvolvimento favorável da atividade e a matéria-prima se torne derivados propícios à comercialização. Como: fatores climáticos, às vestimentas (Epi´s), conhecimentos atribuídos às praticas de manejo e todo o processamento. A atividade foi desenvolvida na casa do mel da aapino, instalada no município de Nova Olinda Tocantins, sendo esta considerada uma das maiores produtoras de mel do estado.
HISTÓRICO DA EMPRESA
A AAPINO (Associação dos Apicultores de Nova Olinda) iniciou seus trabalhos com a apicultura em 1997. A ideia inicial da associação era de incentivar a atividade apícola no município em que foi implantada, ajudando os produtores já existentes com cursos de capacitação e conseguindo incentivos fiscais para a venda autorizada da produção.
A associação começou com 15 associados, sofreu uma baixa no ano de 2008 por motivos de problemas na gestão dos negócios da empresa, restando apenas 9 associados.
A partir do ano de 2011, sob nova gestão, a associação reiniciou suas atividades, voltando a incentivar os produtores, atualmente são 25 associados, que utilizam da casa do mel para fazer o processamento e embalagem do mel produzido por eles, dando em troca 10% do mel processado para custeio da operação e mantença do local, além disso, os associados pagam uma taxa mensal para possíveis imprevistos.
O local de processamento recebe fiscalização constante para que possa comercializar os seus produtos conforme normas do Sistema de Inspeção Municipal (SIM), possibilitando a venda do produto nos supermercados do município;
...