Descascamento de frutas
Por: gabrielamaa • 16/2/2016 • Dissertação • 347 Palavras (2 Páginas) • 1.787 Visualizações
Discussão
Descascamento:
O melhor método de descascamento vai depender de fatores como as características intrínsecas da matéria-prima, rendimento do processo, danos causados e o destino da matéria-prima.
Para o tomate podemos observar que o maior rendimento foi obtido do descascamento por método químico, porém, pelo método físico também se pode obter bons rendimentos. Observou-se, como já era esperado, que o tomate não reage bem ao descascamento mecânico por abrasão, já que é uma fruta extremamente sensível e de pele muito fina. A escolha do melhor método vai depender então do destino dessa matéria-prima, de forma que não se altere as características sensoriais do produto final.
No caso da goiaba, o método químico é o mais indicado para a eficiência do descascamento. A lixiviação permite a retirada mais precisa da casca evitando perdas.
Tanto as batatas quanto as cenouras são raízes tuberosas e possuem características semelhantes quanto à textura, porém apresentaram algumas particularidades quanto ao método. A cenoura apresenta melhor rendimento se submetida ao calor úmido e subsequente descascamento manual, mas o método mecânico por abrasão também apresentou bom rendimento. A batata apresentou maior rendimento pelo processo mecânico, podendo-se utilizar o método químico como alternativa.
Mas levando-se em consideração o processamento industrial podemos dizer que ambas podem ser submetidas ao mesmo processo de descascamento, o método mecânico. A abrasão demonstrou bons resultados quanto ao rendimento, já que ambas não são danificadas no processo de fricção e não são alteradas quaisquer características sensoriais.
Lembrando que em termos de qualidade o melhor método seria o descascamento manual, porém, quando falamos em um processo grandioso como o industrial o máximo rendimento deve ser obtido com o menor custo e tempo possível.
Classificação:
Classificar uma matéria prima é de extrema importância para produtores até a comercialização, pois vai determinar o preço e a qualidade do produto final. A classificação é feita de acordo com características como cor, tamanho, formato, etc.
O lote de tomates apresentou boas características quanto à qualidade e poucos danos superficiais.
Podemos classifica-los como tipo extra e seu principal destino seria a comercialização direta aos consumidores (produto in natura), devido a excelente qualidade e aparência das frutas.
...