Princípio da exclusão competitiva
Por: Lucas Santos Mota Ferreira • 14/4/2021 • Trabalho acadêmico • 534 Palavras (3 Páginas) • 214 Visualizações
1) Como se apresenta uma sistema muscular de insetos, suas partes e funções.
O tamanho reduzido dos insetos combinado com a quantidade de músculos que eles possuem, garante parte do seu sucesso, permitindo movimentos como andar, saltar distâncias muito maiores do que seu comprimento, carregar pesos mais de 20 vezes maiores do que o seu próprio, voar às vezes distâncias muito longas, localização rápida do parceiro, ou do alimento e nadar.
Músculos exercem a função de mobilidade e locomoção. Músculos fásicos (capazes de contrações rápidas que movimentam apêndices como asas, perna, etc). Músculos do exoesqueleto (movimentam um segmento sobre outro em movimentos importantes de expansão e retração necessários a respiração). Músculos viscerais (formam os órgãos internos).
Músculos podem ser considerados da cabeça, tórax e abdome. Os mais importantes da cabeça são os cervicais, os das peças bucais e antenas. O mais importante músculos torácicos são os das asas e os das pernas. Os mais importantes do abdome são os longitudinais, dorso ventrais, transversais e os músculos oculares das traqueias.
2) Descrever a base da apresentação do sistema reprodutor Masculino e Feminino dos insetos,
suas características, seus principais órgãos e funções. (não há necessidade de descrever detalhadamente).
Na maioria dos insetos, a reprodução é sexuada e por oviparidade, os óvulos liberados pelas fêmeas desenvolvem-se apenas após a fusão com o espermatozoide colocado livre pelo macho.
Aparelho reprodutor feminino: consiste em um par de ovários, dois ovidutos laterais que convergem para um ovário comum. Este continua, posteriormente, pela vagina, que se abre no exterior através do gonóporo feminino ou vulva. Há ainda uma estrutura chamada espermateca, que recebe e armazena os espermatozoides durante o intervalo entre a cópula e a fecundação do óvulo, e as glândulas acessórias com funções variadas.
Os órgãos de reprodução dos machos são homólogos aos das fêmeas. Em um inseto adulto, as partes compreendem (um par de testículos, vasos deferentes, canal ejetor).
Na maioria dos insetos, os testículos são menores que os ovários da fêmea da mesma espécie.
3) Discorrer sobre as glândulas presentes nos insetos e suas funções.
Glândulas exócrinas (dotadas de um duto próprio através do qual descarregam suas secreções na parte externa do corpo, ou no lume de um órgão). Glândulas endócrinas (não têm tais dutos especializados, cujos produtos se difundem na hemolinfa, que os distribui a todas as partes do corpo).
Glândulas exócrinas: compõe-se de células epiteliais secretoras. Ex: cera, laca, espuma, dérmicas, cefálicas, repelentes, atraentes, etc.
Glândulas de veneno: associam-se a base do ferrão ou ovopositor (abelhas e vespas), são chamadas também de defensivas.
Glândulas adesivas: situadas na base dos pulvilos e arólios, secretam fluido adeviso e permitem a fixação dos insetos em superfícies lisas.
Glândulas de cera (ceríparas): comuns em Hymenoptera e Hemiptera, utilizadas na construção de alvéolos.
Glândulas de laca: comuns nas hemípteras, produzem grande quantidade uma substância resinosa.
...