Questionário do Artigo de Roman et al. (2010)
Por: Rosaina de Sousa Venega • 13/1/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 407 Palavras (2 Páginas) • 413 Visualizações
Disciplina: Entomologia Geral
1 – Quais foram os objetivos deste trabalho?
Os objetivos deste trabalho foram: fazer um levantamento populacional das espécies de lepidópteros diurnos, que ocorrem associadas a um remanescente florestal nativo e estudar o comportamento de vôo das comunidades de borboletas.
2 – Que elementos do comportamento dos insetos foram utilizados para a coleta destes insetos?
As borboletas têm como propósito de vida, a reprodução. Todos os seus comportamentos estão envoltos a essa base, fazendo com que elas saiam de seus habitats naturais e procurem nutrientes necessários para sua reprodução em outros âmbitos. O néctar é sua principal fonte de energia, portanto elas tem a necessidade do mesmo para sobrevivência. Para voar e se reproduzir, serão necessárias quantidades significativas do alimento açucarado.
3 – Como se pode classificar os semioquímicos utilizados neste experimento?
É um aleloquímico, chamado Apneumônio, que é um químico emitido por material não vivo que beneficia o receptor. No caso, a borboleta.
4 – Quais resultados permitiram os autores concluírem que:
“c) A maioria das espécies coletadas foi caracterizada como frequente, comum, não
dominante e com ocorrência acidental, atingindo um percentual de 71%;”
Conforme Tabela 4 e Figura 1, a maioria das espécies coletadas foi caracterizada como frequente, com um percentual de 90,48%. As espécies muito frequentes representaram 9,52% com apenas duas espécies. As espécies muito frequentes foram representadas por Euptychia sp. e Hamadryas feronia, conforme relação constante na Tabela 2. Foram encontradas 19 espécies frequentes (Tabela 4 e Figura 1). De acordo com os dados relacionados na Tabela 5 e Figura 2, observou-se que 17 espécies tiveram ocorrência acidental, com um percentual de 80,95%, ocorrendo duas espécies constantes e duas acessórias. As espécies constantes foram Euptychia sp. e Hamadryas feronia. A espécie Eryphanes reevesi é acidental, conforme dados listados na Tabela 2. Conforme Tabela 6, Figura 3 e relação constante na Tabela 2, 90,47% das espécies coletadas são comuns. Apenas Euptychia sp. foi muito abundante. Hamadryas feronia foi abundante nesta pesquisa Em contrapartida, entre 128 espécies de ninfalídeos encontrado.s por Mielke e Casagrande (1997) em São Paulo, Euptychia sp. E Hamadryas feronia não foram capturadas. Entre as espécies comuns estão Eryphanes reevesi, Biblis hyperia e Hamadryas amphinome. Taygetis tripunctata, Biblis hyperia, Eunica margarita, Hamadryas amphinome, Callicore pygas, Zaretis itys e Memphis morvus foram comuns neste levantamento. Com relação ao índice de dominância, foram encontradas 16 espécies não dominantes, com um percentual de 76,19%, e cinco espécies dominantes, representando 23,81% do total das coletas (Tabela 7 e Figura 4).
...