RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: Preparo de meios de cultura
Por: Bruna Bruning • 15/10/2015 • Trabalho acadêmico • 576 Palavras (3 Páginas) • 7.480 Visualizações
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: Preparo de meios de cultura
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: Preparo de meios de cultura
Relatório apresentado como pré-requisito para obtenção de nota na disciplina de Microbiologia, no curso de Engenharia Agronômica, do Instituto Federal de Rondônia- Campus Colorado do Oeste.
Docente: Neiva Moreira
- INTRODUÇÃO
Neste presente trabalho venho relatar o desenvolvimento, os métodos e os resultados da aula prática sobre meios de cultura, realizado no dia 24 de setembro de 2015, com intuito fazer um meio para o crescimento de bactérias.
- OBJETIVO
Com objetivo principal de de nos ensinar a preparar meios de cultura que serem utilizados para as próximas aulas práticas sobre cultivo de microrganismos.
- MATERIAIS E MÉTODOS
- Balança
- Placas de petri
- Água destilada
- Autoclave
- Bico de Bunsen
- Béquer
- Tripé com tela de amianto
- Bastão de vidro
- Espátula
- MR-VP Medium (Buffered Glucose Broth)
- Procedimento
Recebemos em nossa bancada a substância MR-VP Medium (Buffered Glucose Broth).
A primeiramente fizemos a pesagem da substância suficiente para 200 ml de água destilada, na embalagem havia a descrição de: “Suspender 17 gramas em 100 ml de água destilada...”. Foi realizada uma regra de três simples e obteve o seguinte valor 3,4 g
Então foi colocado em uma proveta separado, 200 ml de água destilada. A água destilada da torneira mesmo e pipete a quantia restante para que fique a quantia correta.
Então dissolva as 3,4 g da substância e misture – a em um Becker de 100 ml, com o auxilio de um bastão de vidro.
Depois de diluída coloque a mistura em um balão volumétrico e leve ao fogo no bico de Bunsen.
Espere começar a borbulhar, retire do foto e deixe esfriar um pouco. Quando esfriar um pouco, coloque, com a ajuda do Becker de 100 ml, 2 ml em cada placa de petri, serão usadas 10 placas.
Esperamos que a mistura endurecesse como uma gelatina, mas nosso meio de cultura ficou liquido então o grupo colocou em tubos de ensaio.
Se o meio estivesse endurecido, deveríamos ter embalado em papel kraft, como o técnico do laboratorio nos explicou para o grupo anteriormente, e levado para a autoclave.
E para armazenar deveriam ser colocados na geladeira. Para uso posterior.
- Resultados e discussões
Como nosso o meio de cultura não ficou gelatinosa. E, no dia seguinte 25 de setembro de 2015, nos encaminhamos para o laboratório de química para que fosse retirado da autoclave e passado para a geladeira. Mas a geladeira estava cheia e todas as amostras permanecem até o momento, 28 de setembro de 2015, em cima da bancada ao lado da autoclave.
...