RESUMO SAF’s LINHA DE ADUBO VERDE
Por: igoradam • 30/3/2019 • Resenha • 253 Palavras (2 Páginas) • 288 Visualizações
RESUMO SAF’s
O ambiente escolhido é um de capoeira, aberta, solo coberto de tiririca (indicador de solo ácido), tamanho de 30x20m. O projeto possui 3 tipos de aleias: Linha de adubo verde, entrelinhas e frutíferas, com diferentes finalidades. A distância das frutíferas é de 5m para outra, no meio desse espaço, optamos por introduzir 2 entrelinhas e uma linha de adubo verde, com distância de 1,25m para todas as linhas, tendo as espécies de adubo verde no meio de 2 entrelinhas. E a espécie madeireira, situada nas extremidades da área e no meio, totalizando 6 arvores.
LINHA DE ADUBO VERDE: Com a finalidade de produzir matéria orgânica (folhas e ramos), através de podas periódicas, possuem ciclos de vida curta. Selecionamos as seguintes espécies: Feijão de Corda; Feijão de Porco; Feijão Guandu; Capim Elefante; Crotalária.
ENTRELINHAS: Com a finalidade de produção de ciclo curto e médio, como as variedades de pimentas, rabanetes, quiabo. E funções que auxiliam a recuperação do solo, como o abacaxi, que corrige o solo ácido, a mandioca para o descondensar o solo. Selecionamos as seguintes espécies: Milho; Abacaxi; Mandioca; Rabanete; Pimentas (variedades); Quiabo.
FRUTIFERAS: Com a finalidade de produção a médio e longo prazo, procurando trabalhar diferentes estratos. Selecionamos as seguintes espécies: Ingá; Banana; Mamão; Coco; Açaí; Pupunha; Cacau; Cupuaçu; Amora; Graviola; Café; Acerola; Abacate.
MADEREIRA: Escolhemos a espécie conhecida como Mulateiro, que possui várias finalidades, a árvore possui variadas propriedades medicinais tais como cicatrizante, fungicida, antimicótica, antioxidante, repelente e inseticida. Também é empregada na fabricação de vários cosméticos para eliminar manchas e cicatrizes.
...