Relatorio
Por: muriloalves7 • 16/4/2015 • Trabalho acadêmico • 625 Palavras (3 Páginas) • 343 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE UNAÍ
CURSO DE AGRONOMIA
Aluno: Murilo Alves
Professora: Sônia Cristina Jacomini Dias
RELATÓRIO: CÉLULA ANIMAL
Data: 25/03/15
Índice
1-Introdução 3
2-Objetivo 4
3-Materiais e métodos 5
4-Resultados 5
5-Conclusão 6
6-Referencias bibliográficas 6
1-Introdução
Célula animal é uma célula que se pode encontrar nos animais e que se distingue da célula vegetal pela ausência de parede celular e de plastos. Possui flagelo, o que não é comum nas células vegetais. A célula animal é uma célula eucariótica, ou seja, uma célula que apresenta o núcleo delimitado pela membrana (carioteca) pode ser também unicelular, como as amebas. Há também, aspluricelulares, como plantas e animais. A célula animal (como toda a célula eucariótica) é delimitada pela membrana plasmática, ribossomo, citoplasma, mitocôndria e núcleo. Além de conterem o DNA, as células também são essenciais para as reações vitais do organismo, atividades químicas acontecem com a ajuda de organelas.
2-Objetivo
Identificar células da mucosa oral, verificar suas diferenças e a resposta ao corante azul metileno.
3-Materiais e Métodos:
Materiais:
Foi utilizado um palito de picolé, célula da mucosa bucal, lamínula, lâmina, água, corante de azul metileno e papel toalha.
Método:
Método: Raspou a mucosa oral com ajuda de um palito de madeira, este material foi levemente esfregado sobre a lamina seca. Pingou uma gota de água e foi observado no microscópio com aumento de 4x, 10x e 40x. Logo em seguida adicionou uma gota de azul metileno retirando o excesso com a ajuda de um papel toalha. Este material foi observado no microscópio com aumento de 4x, 10x e 40x.
4-Resultados e Discussões
Ao analisar a célula pude observar as estruturas como, por exemplo: núcleo, membrana e citoplasma. Verifiquei também que não possui uma forma especifica, mas pude observar um formato arredondado e oval. Utilizamos o corante azul de metileno com finalidade de identificar o núcleo.
[pic 2] [pic 3]
Sem corante / 40x Com Corante / 40x
5-Conclusão
Conclui-se que o uso do microscópio possibilita visualizar estruturas invisíveis ao olho humano. E no caso das células da mucosa bucal adicionadas ao reagente como o corante possibilita a distinção maior da estrutura e os componentes das células como o núcleo, os limites da membrana celular e até mesmo artefatos.
...