TRABALHO DE: PROCESSO TECNOLÓGICO PARA RUMINANTES
Por: ismaelmartins • 10/12/2016 • Relatório de pesquisa • 582 Palavras (3 Páginas) • 371 Visualizações
ESTACIO ATUAL DA AMAZÔNIA
BOA VISTA-RORAIMA
ISMAEL MARTINS DA SILVA
CURSO: AGRONEGÓCIO
TRABALHO DE: PROCESSO TECNOLÓGICO PARA RUMINANTES
BOA VISTA RR
2016
INDICE DE PRODUTIVIDADE DE PECUARIA DE CORTE NO BRASIL
Instituição de ensino: Estácio Atual
Professor: Caio Fortes
Aluno: Ismael Martins da Silva
Curso: Agronegócio
Disciplina: Processo Tecnológico para Ruminantes
Turma: 1º Semestre
Turno: Noturno
O presente trabalho será apresentado como do meu entendimento para com o tema Índice de produtividade de Pecuária de Corte no Brasil, da Disciplina de Processo Tecnológico para Ruminantes, do curso Superior Tecnológico em Agronegócio, credenciado pela instituição de ensino presencial e particular ESTACIO ATUAL DA AMAZONIA.
Boa vista RR.
2016
SUMÁRIO
- TEMA: ÍNDICES DE PRODUTIVIDADE DE PECUÁRIA DE CORTE BRASILEIRA:.................................................................................................... 3
- TABELAS DE PERFIL DE PECUARIA BRSILEIRA:.....................................4
- REFERENCIA BIBLIOGRAFICAS...................................................................5
Boa vista-RR
2016
- INDICE DE PRODUTIVIDADE DE PECUARIA DE CORTE NO BRASIL[pic 1]
O Brasil apresenta o maior rebanho de bovinos do planeta (153 milhões de cabeças) sendo seguido pela China (135 milhões de cabeças) e Estados Unidos (97 milhões de cabeças).
Todavia, apesar de o país apresentar um rebanho 60% maior em relação ao norte-americano, são esses os maiores produtores de carne bovina, sendo responsáveis por cerca de 22% de toda a carne comercializada e consumida atualmente no mundo. Paradoxalmente, somente 10% do total de carne produzida é pertencente ao Brasil.
Inicialmente, é pertinente considerar que o rebanho brasileiro é pouco produtivo, fato que é facilmente constatado quando se analisa os índices de produtividade do rebanho nacional.
Assim, se a maioria do rebanho é pouco produtiva, a atividade é também caracterizada como pouco produtiva o que implica diretamente na baixa competitividade e lucratividade da pecuária, fato facilmente constatável atualmente.
Tal conjuntura infelizmente determina que os investimentos (manejo da fertilidade do solo, manejo das pastagens, alimentação do rebanho na seca, etc.) necessários para a manutenção ou implementação das áreas de produção sejam reduzidos ao máximo, ou até mesmo suprimidos. A pecuária de corte é destacadamente uma das principais atividades econômicas desenvolvidas no país. No entanto, os índices atuais de produtividade caracterizam a atividade como uma modalidade ineficiente de exploração econômica da terra e, num sentido mais restrito, como uma atividade que caminha para o colapso caso não se modifique a atual filosofia de exploração animal, no sentido de se implementarem sistemas racionais e técnicos.
...