Da Fotografia a Astrofotografia: A Utilização da Câmara Escura no Ensino da Astronomia
Por: Carla Suely Santana • 21/10/2016 • Artigo • 621 Palavras (3 Páginas) • 491 Visualizações
Da Fotografia a Astrofotografia: a utilização da câmara escura no ensino da Astronomia
Carla Suely Correia Santana; Alberto Alves Amorim Filho; Marildo Geraldête Pereira
Universidade Estadual de Feira de Santana/DFIS/MPAstro
e-mail: carla.fisica@hotmail.com
Tipo apresentação: Painel
- Introdução
Este artigo apresenta um levantamento histórico acerca da câmera escura de orifício, desde os seus primórdios até a consolidação na fotografia e na astrofotografia. Inclusive resgatando trabalhos pioneiros, que ampliaram os horizontes, da arte de "fotografar" objetos, como do astrônomo Johannes Kleper (1571-1630). Busca-se, então, apontar as principais contribuições e seus autores, reconhecendo que a concepção do equipamento é resultado de um esforço coletivo, com inventos e experimentos, que somados contribuíram para os seguidos aperfeiçoamentos e consolidação da fotografia atual.
Sendo assim, este, tem por base a pesquisa do Mestrado Profissional em Astronomia, desenvolvida no Departamento de Física, da Universidade Estadual de Feira de Santana, em particular na disciplina Desenvolvimento e Produção de material Didático e apresentado à VI Jornada de Astronomia de Vitória da Conquista (2016). Sendo assim, este trabalho pondera a difusão do Ensino de Astronomia no cenário na educação brasileira, em particular, com os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio no Colégio Intelectus, situado na comarca de Itaberaba.
- Objetivo
Este trabalho tem como objetivo geral explanar sobre a importância da câmera escura, desde os seus primórdios até a sua consolidação na fotografia e astrofotografia. Tendo em vista, a acuidade da câmara escura de orifício para se reconstruir a evolução da fotografia e seus desdobramentos para a Astronomia.
- Metodologia
A metodologia utilizada no trabalho, busca por meio do levantamento histórico, aproximar os estudantes para o estudo de elementos fundamentais da Física e da Astronomia, para se compreender os fenômenos ópticos, fazendo uso de dados, métodos de trabalho, equipamentos e experimentos. Tem-se a intenção de enfatizar que as atuais conquistas científicas estão relacionadas aos avanços e retrocessos dos experimentos ao longo da história da câmara escura.
Desta forma, o método de trabalho empregado, com base em atividades experimentais, que inclui a construção do equipamento e a posterior observação de objetos, permite com isto uma maior interação entre os envolvidos, seja pesquisadores ou pesquisados, alternando os papéis a medida que a pesquisa avança, ao se pontuar o que se pode fazer ou não, corrigir o próprio rumo do experimento, inserindo ou modificando, a partir da troca de experiências entre os participantes, de forma que não se limita apenas a teorizar, mas enfatizar a parte experimental, a ser executada na sala de aula e estendida a outros equipamentos e espaços do estudante.
- Resultados
Inicialmente os estudantes ficaram entusiasmados em construir uma câmara escura de orifício, após a construção, podem-se tecer algumas considerações:
Os estudantes já ouviram falar sobre a câmara escura de orifício, porém, nunca teve a experiência de construí-la conquanto utilizada como material didático no processo de socialização dos conteúdos de Física.
De fato, um aparato experimental torna a aula mais motivada e contribui de forma suscita no processo da aprendizagem significativa.
- Conclusão
O trabalho permite apontar algumas considerações, que ressaltam a importância do que foi proposto, investigado e experimentado. Se o professor que trabalha com a Física desconhece a própria história, por trás de qualquer experimento, que utiliza, seja por não ter formação inicial ou não ter acesso a formação continuada, certamente pode ignorar ou até não valorizar o próprio experimento, deixando de reconhecer a sua importância histórica, científica e experimental, negando a possibilidade de aprizagem para os estudantes. Em um dos gráficos que trata do desconhecimento sobre a Física Ótica por trás da câmara escura, chama a atenção porque é um tema recorente no ENEM (óptica geométrica e óptica física), concursos vestibulares e por se tratar de estudantes concluindo a formação geral.
...