ESTUDO DO TEOREMA DE FERMAT - MATEMÁTICA
Por: Paola Leite • 23/3/2017 • Trabalho acadêmico • 19.539 Palavras (79 Páginas) • 525 Visualizações
´ Pg. 1 de 6
Estudo do conhecido “Último Teorema de Fermat”, de acordo com o qual Zn=Xn+Yn não tem soluções para números “Z”,”X”,”Y” inteiros e expoentes “n” inteiros >=3.
Pierre de Fermat nasceu em 1601 e faleceu em 1665. O referido teorema que ele deixou anotado na margem de uma página de um livro, sem mencionar o método que usou para chegar a esta conclusão, foi publicado só depois de sua morte, pelo seu filho.
Sabemos que este conhecido “Último Teorema de Fermat” foi comprovado em 1995, pelo Dr. Andrew Wiles, com a colaboração dos Matemáticos Dr.Richard Taylor, Dr.Taniyama e Dr.Shimura, mas, seu estudo usa uma matemática moderna avançada, com certeza, não ao alcance de Fermat.
Na presente “Prova do Teorema de de Fermat pela Matemática Elementar”- se assim for aprovada por reconhecido grupo de matemáticos, usamos métodos que estiveram ao alcance de FERMAT.
O teorema foi-nos apresentado pelo prof.Dr. Walter Lussy, em 1953, no Technikum Winterthur- ch, Atual Zhaw.ch. Achei uma referência também no Manual Técnico “HütteΙ, 27ª edição, pg. 219, onde o Teorema é referido como “O Grande Teorema de Fermat” , e comecei a estudar o assunto em horas de folga. Troquei uma correspondência ainda com o Dr. Lussy, sobre uma possível solução proposta minha, mas, tendo erro, comecei a dar mais cuidado nas minhas análises. Dr.Lussy também me informou que para muitos expoentes “n” o teorema já fora confirmado. Mesmo assim, continuei o estudo, preenchendo boa parte do meu tempo livre, mas, somente agora, após mais que 60 anos, creio, poder apresentar uma solução, creio, válida.
´ Pag. 2 de 6 O presente método usa a REPRESENTAÇÃO de números algébricos e números inteiros por séries de Diferenças de Pares de Quadrados. >>>> Obs. Trataremos, daqui para frente, o termo ´ “Diferenças de Pares de Quadrados” como “Pares de Quadrados”.
I.1) Números com igual composição de fatores podem ser representados ´ ´ ´ por igual número de Pares de Quadrados. I.2) Se 2 números forem iguais, deve ser possível representa-los pelo mesmo ´ número de Pares de Quadrados, recombinando, se necessário, ´ ´ seus fatores. I.3) Números que não possam ser representados por iguais números de Pares ´ de Quadrados não são iguais.
II ) Um número inteiro “Z” pode ser representado por Pares de Quadrados ´ (αi 2 - βi 2). Conforme o método usado e a composição de “Z” em fatores, ´ podem ser definidos séries de “Qp” de Pares de Quadrados que resultam ´ todos no valor de “Z”.
ÍI.1 ) Para o estudo de potências Zn usamos métodos que permitam ´ ´ ´ que o número de Pares de Quadrados tenha uma relação conhecida ´ ´ com a composição fatorial de “Z”. No caso “n”,”m” e “k” são números ´ ´ inteiros, αi e βi resultam em úmeros inteiros ou inteiros +-0.5.
...