A Caracterização Do Objecto De Estudo
Por: Raulmf • 14/3/2019 • Projeto de pesquisa • 3.889 Palavras (16 Páginas) • 210 Visualizações
SUMÁRIO
Introdução 4
Capítulo I: Caracterização Do Objecto De Estudo 5
Objectivos 6
Objectivo Geral 6
Objectivos Específicos 6
2.1. Definições 6
2.1.1. Barragem 6
2.2. Impacto Socio-Ambiental 6
2.3. Tipos De Barragens 6
2.3.1. Barragem De Betão 7
2.3.2. Barragem De Terra 7
2.3.2.2. Utilizações 9
2.3.2.3. Escolha Do Local 9
2.3.2.4. Principais Finalidades 9
2.4. Estudo De Uma Barragem 10
2.2.3. Métodos Construtivos 11
2.2.4. Barragem Zonada 12
2.2.5. Bacia De Captação 13
2.2.6. Projeto Da Barragem 14
2.2.7. Cálculo Do Extravasor (Ladrão) 14
2.2.8. Cálculo Do Volume Acumulado 15
2.2.9. Protecção Contra Acção Das Ondas 15
2.3.1. Impermeabilização 16
2.3.2. Cálculo Da Vazão De Descarga 16
Exemplo De Dimensionamento Da Barragem De Terra 16
2.3.3. Vantagens E Desvantagens Da Sua Construção 18
2.3.3.1. Principais Vantagens Na Construção De Barragens De Terra 18
2.3.3.2. Principais Desvantagens Na Construção De Barragens De Terra: 18
2.3.4. Elementos Construtivos 18
Capítulo III: Metodologias 20
Capítulo IV: Conclusão 21
Capítulo V: Referências Bibliográficas 22
Lista de figura
Fig.1: fundação sem drenagem (não recomendado)
Fig.2: Fundçao com pe em rocha e/ou drenagem (recomendado)
Fig. 3: fundçoes de ma qualidade (sem possibilidade de trincheira de vedaçao)
Fig. 4: corte duma barrgem zona da tipica
Fig. 5: pormenores do enrocamento de pedra
RESUMO
Em muitas partes do Mundo, os benefícios financeiros derivados do cultivo da terra são raramente suficientes para permitir a construção de estruturas de betão, as quais são consideravelmente mais caras, bem como tecnologicamente avançadas, para o armazenamento de águas, sendo assim, se torna viável a construção da barragem de terra. A capacidade de armazenamento do reservatório deverá ser superior à procura durante o ciclo duma cultura. Há vários objetivos para a construção de uma barragem além da irrigação de cultivos, dentre eles estão: abastecimento de água, navegação, aproveitamento hidroeléctrico entre outros. O maior objectivo de uma barragem é sua construção respeitando os limites de segurança mínimos para a manutenção desta no seu local de origem, salientando que qualquer problema que venha a ocorrer no seu maciço, todo o conjunto à jusante do mesmo será muito afectado, tendo impactos ambientais e sociais enormes.
Palavras-Chave: Barragem de terra, Dimensionamento, Segurança, Estruturas Hidráulicas.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho surge no âmbito da identificação e caracterização de barragens de terra. O barramento de cursos de água para a formação de lagos artificiais constitui uma das mais antigas técnicas de aumentar as disponibilidades hídricas para atendimento de demandas por águas pelas sociedades. São dotadas de mecanismos de controlo com a finalidade de obter a elevação do nível de água ou criar um reservatório de acumulação de água ou de regularização de vazões. Considera-se nesse roteiro básico como pequena barragem, quando a altura de maciço, contada do nível do terreno à crista, seja menor ou igual a 10 metros. Diferentemente do passado, quando os reservatórios só eram vistos pelo lado dos benefícios, hoje a sociedade está mais crítica e já olha para o reservatório pelo lado dos impactos negativos e de pessoas que são deslocadas sem compensação suficiente. Há fortes movimentos organizados contra a construção de grandes barragens. Embora haja, em alguns casos, exageros nos males atribuídos aos grandes lagos artificiais, é importante que sejam analisadas seus pontos e opniões. Também, pode-se considerar que, muitas vezes, há exageros na avaliação dos benefícios atribuídos a algumas obras.
CAPÍTULO I: Caracterização do Objecto De Estudo
Desde os tempos antigos, barragens de terra foram construídas com a finalidade de armazenar água para irrigação, sendo algumas das estruturas de tamanho considerável, como por exemplo, uma construída no Ceilão no ano 504 A.C., que possuía 17 quilómetros de comprimento, 21 metros de altura e contendo cerca de 15 milhões de metros cúbicos de material. Antigamente todas as barragens de terra eram projetadas por métodos empíricos e a literatura de engenharia está repleta de registros de ruptura e acidentes dessas barragens. Somente a partir de 1.907, surgiram os primeiros procedimentos racionais para projeto dessas obras. Atualmente tais procedimentos permitem a construção de barragens de terra com mais de 150 m de altura.
As barragens de terra são as mais elementares obras de barragens e normalmente se prestam para qualquer tipo de fundação, desde a rocha compacta, até terrenos construídos de materiais incosolidados.
Objectivos
Objectivo Geral
- Estudar o processo de funcionamento das Barragens de terra.
Objectivos Específicos
- Apontar os Principais elementos de uma barragem de terra;
- Caracterizar Barragens de terra;
- Apresentar algumas Finalidades das baragens.
CAPÍTULO II: Fundamentação Teórica
2.1. Definições
2.1.1. Barragem
Uma barragem, açude ou represa, é uma barreira artificial, feita em cursos de água para a retenção de grandes quantidades de água. A sua utilização é sobretudo para o abastecimento de água zonas residenciais, agrícolas, industriais, produção de energia elétrica (energia hidráulica), ou regularização de um caudal.
...