A Ergonomia Na Engenharia
Por: ClaudiaBortotto • 28/9/2021 • Resenha • 767 Palavras (4 Páginas) • 336 Visualizações
A inter-relação dos campos de saberes da ergonomia e outras áreas da higiene e segurança do trabalho vem no intuito de superar a prevenção de doenças ocupacionais para efetivamente promover espaços de trabalho e trabalhadores saudáveis. Assim, para além das disciplinas supracitadas, houve no século passado a evidência de um campo amplo e diversificado para a saúde do trabalhador: a qualidade de vida no trabalho ou apenas QVT.
Em suma, sintetize em um texto dissertativo com no mínimo 2 (duas) laudas contendo:
a) A definição e descrição da QVT.
b) A relação entre ergonomia x QVT.
c) Práticas reais da implantação de um programa de QVT na sua empresa ou um case de sucesso de qualquer empresa do mercado.
É necessária a inclusão das referências bibliográficas utilizadas e não serão aceitas cópias integrais de texto da internet.
Bom trabalho!
A definição de Qualidade de Vida no Trabalho – QVT é buscar em nível individual e coletivo a saúde física e emocional, em uma rotina com bem-estar, responsabilidade, satisfação e disposição para lidar com as diversidades enfrentadas no dia a dia de uma corporação, garantindo ao individuo estrutura e estabilidade para saber agir nos momentos desafiadores.
A QVT tem sentindo a partir do momento em que se olha as pessoas e a empresa como um todo, deixando para tras o conceito de que a única preocupação de grande parte dos empresários é com seus resultados e com o faturamento, focando no conceito biopsicossocial, que são ações e melhorias no dia a dia dos colaboradores, fatores essenciais para o aumento da produtividade e clima de satisfação geral dentro da organização.
O movimento QVT, teve sua origem na Inglaterra em meados da década de 50, através do estudo de Eric Trist, que tentava compreender a relação existente entre indivíduo, trabalho e organização. Mas foi na década de 60 que o movimento atingiu a conscientização da importância de se buscarem melhores formas de organizar o trabalho a fim de diminuir os efeitos negativos do mesmo na saúde e bem-estar dos trabalhadores. A partir dai a QVT ganhou cada vez mais força e na década de 90 tornou-se discurso acadêmico e da mídia em geral.
Alguns fatores podem contribuir para a promoção na Qualidade de Vida no Trabalho:
• Satisfação com o trabalho: o colaborador terá melhor performance se estiver executando uma função que gosta.
• Saúde física e psicológica: ambientes insalubres ou de constantemente pressão e estresse são prejudiciais a saúde psíquica do colaborador.
• Autonomia no trabalho: poder se expressar e ter autonomia em suas atividades, motiva e deixa mais produtivo o colaborador.
• Oportunidade de carreira: prospecção de futuro, ou seja, chances de evoluir na carreira, motiva o colaborador a se empenhar em suas atividades.
• Relações interpessoais: bons relacionamentos influenciam no bem-estar organizacional.
• Remuneração salarial e benefícios: apesar de não ser o fator determinante é um requisito para que o colaborador sinta-se realizado.
A Ergonomia e a Qualidade de Vida no Trabalho estão diretamente ligadas,
...