Ergonomia e Fundamentos de Engenharia de Segurança
Por: João Olivio Marcelino • 23/10/2017 • Trabalho acadêmico • 3.796 Palavras (16 Páginas) • 328 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Avaliação a Distância (AD) |
Unidade de aprendizagem: Ergonomia e Fundamentos de Engenharia de Segurança
Curso ENGENHARIA CIVIL- NOTURNO
Professor: Marcia Regina Battistella
Nome do aluno: JOÃO OLIVIO MARCELINO
Data: 18/10/2017
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1. Os responsáveis pela saúde e segurança de uma empresa buscam a partir de medidas corretivas e preventivas garantir aos trabalhadores um ambiente confortável, levando em conta a adequação de fatores importantes, tais como: térmico, qualidade do ar, lumínico e acústico.
Sobre esse assunto, e com base no conteúdo do material didático, faça uma análise de um posto de trabalho (pode ser na sua empresa), entrevistando os trabalhadores do referido posto (mínimo 5 trabalhadores) sobre os seguintes fatores: térmico, qualidade do ar, luminico e acústico, usando para isso o questionário do apêndice 1.
Após a coleta das informações, apresente um texto de pelo menos 30 linhas. Com a análise e interpretação dos resultados, sob a ótica das recomendações apresentadas na Unidade 1 (seções 2,3, e 4).
No cabeçalho do texto incluir ainda as seguintes informações: nome do posto de trabalho, cidade onde se localiza a empresa, data (as) das entrevistas e uma descrição das atividades do posto de trabalho.
Esta pesquisa é fundamental para que você possa entender como é na prática, e com certeza irá surpreender-se com os resultados.
O questionário deverá estar como anexo na resposta.
AD. (4,0 pontos)`
R:
A empresa entrevistada foi a EMOSOL MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO em Biguaçu rua treze de maio 367-bairro Prado. A data da entrevista foi dia 18/10/2017
Foram entrevistados funcionários que trabalham no escritório e no atendimento ao cliente na parte interior, e colaboradores da área externa e entrega como motoristas e ajudantes
Os que trabalham dentro da empresa trabalham com documentação além de atender os clientes sempre que preciso e com a limpeza leve do estabelecimento. Os da área externa trabalham com o carregamento e entrega das mercadorias vendidas pela empresa.
De acordo com as informações coletadas no questionário sobre a sensação térmica, podemos observar certa diferenciação nos resultados de acordo com o posto e a função do trabalhador. Dois estiveram satisfeito enquanto os outros três tiveram diferentes sensações, podendo ser devido como apresentado no texto em relação a diferença que cada pessoa tem a sensação térmica exposta, outro fator pode ser a função e a área de trabalho a qual ele é exposto já que os que se sentirem termicamente confortável trabalham dentro da empresa em uma are com ventiladores e sobra durante o dia, além de que o serviço por eles efetuado é considerado manual leve em pé de acordo com o quadro 1.1 apresentado na seção dois do material didático enquanto os outros três entrevistados trabalham na entrega da empresa o trabalho é considerado pesado além de estarem diretamente exposto ao sol várias vezes ao dia aonde escolheram a opção que preferiam está um pouco mais refrescado. Em relação ao contato de superfícies quentes e frias baseando-se no material didático os funcionários não sofrem tanto já que todos eles possuem materiais de EPI a disposição como luvas evitando assim queimaduras quando a contato com metais muito quentes que estão em contato com o sol.
Em relação ao fator acústico os resultados diferem de setor para setor indo da sensibilidade do funcionários os que trabalham dentro da empresa se sentem incomodados com os barulhos externos devido ao alto trafego da rodovia em frente a empresa a qual é utilizada com extrema frequência de carretas e veículos pesados os quais emitem altos ruídos perturbando a concentração e atrapalhando o sono de alguns os da entrega apenas um sentiu deficiência no sono porem alegou não sentir nada durante o trabalho talvez devido ao fato de ter se acostumado com o barulho dos motores dos caminhões e maquinários, o que é levantado no material didático como um dos fatores nocivos a audição.
Sobre a situação de iluminação dos postos de trabalho todos os entrevistados estavam satisfeitos com a iluminação disponível para efetuar suas funções. Os que trabalham dentro da empresa estão exposto a iluminação artificial e de cor branca/azul de acordo com as NR propostas já que a empresa passou por uma consultoria em maio de uma empresa de segurança de trabalho e foi exposto os pontos de falhas na iluminação de cada posto os que trabalham na entrega e área externa da empresa tem a seu dispor óculos de proteção com películas para quando o sol estiver incomodando.
Em relação a qualidade do ar a empresa apresenta na área interna uma boa circulação de ar o qual pode ser visto que os funcionários acharam boa e não sentirem nenhum incomodo com poeira ou gases. Os que trabalham na área externa também acharam a qualidade do ar a que são expostos boa com uma reclamação que as vezes tem um pouco de poeira ao descarregar certos materiais, porém é disponibilizado mascaras para poeira pela empresa e os colaboradores não utilizam pelo fato de ser incomodo. Porem de acordo com o levantado pela empresa de segurança de trabalho a empresa não precisaria já que as funções exercidas por eles não se enquadram em nenhuma com risco.
2. A antropometria é a ciência de medida do tamanho corporal, isto é, ramo das ciências biológicas que tem como objetivo, o estudo dos aspectos mensuráveis da morfologia humana. Este estudo contribui para a concepção e a adequação de equipamentos, ferramentas, leiautes e outros elementos do posto de trabalho às características físicas do trabalhador.
O Jornal Bom dia Brasil da Rede Globo, do dia 8 de março de 2010, trouxe a tona as reclamações dos passageiros de aviões quanto aos assentos pequenos. A referida reportagem apresenta uma pesquisa da Universidade de São Carlos, que mostra, em detalhes, como os passageiros de aviões sofrem com assentos apertados (3,0 pontos).
...