A Ergonomia na Engenharia
Por: Janaina Castro • 3/11/2018 • Artigo • 260 Palavras (2 Páginas) • 283 Visualizações
INTRODUÇÃO
A pressão ocasionada pela competitividade entre as empresas tem proporcionado estudos voltados para a redução de custos e aumento da produtividade. Entendemos que cada etapa do processo produtivo de uma organização e seus respectivos postos de trabalho são de extrema importância para a empresa, por isso, se a prioridade dos gestores da organização for a saúde e integridade física dos seus colaboradores, os mesmos terão maior desempenho e consequentemente estarão trazendo benefícios a produtividade e lucratividade da empresa, diminuindo perdas e falhas no processo.
O setor de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional da empresa é responsável por fiscalizar e implementar medidas preventivas e corretivas nos postos de trabalho. Ou seja, trabalhar sempre de forma a prevenir todos os impactos do dia a dia do ambiente de trabalho causados aos trabalhadores da empresa MZ Equipamentos.
A análise de dados feita de forma qualitativa, a fim de levantar maiores informações com mais exatidão dos erros de processo e que dessa forma seja tomada medidas mitigatória, ou seja, para reduzir o problema.
Pensando na melhoria dos colaboradores, a empresa MZ Equipamentos nos concedeu a oportunidade de efetuar um estudo de melhoria continua no seu setor administrativo, visando análise postural, recurso da mobília e se existe compatibilidade com o setor ou se estão ergonomicamente corretos.
Sabemos que o foco da ergonomia é a adaptação das máquinas ao homem e que as tecnologias cada vez mais vêm se aprimorando para que todo os esforços desnecessários sejam reduzidos e que o aumento da produtividade seja significativo nos postos de trabalhos.
...