A Experiência de FEX queda livre
Por: Fernanda de Barros • 9/8/2021 • Trabalho acadêmico • 467 Palavras (2 Páginas) • 106 Visualizações
O GERENTE MINUTO BLANCHARD, Kenneth; JOHNSON, Dr Spencer.
O Gerente Minuto, 1983
Para os autores Kenneth Blanchard e Spencer Johnson o símbolo do Gerente-Minuto, é para nos lembrar que devemos reservar um minuto de nosso dia para olhar o rosto das pessoas que gerenciamos e termos consciência de que são os bens mais importantes e valiosos que temos. Já que elas que nos trazem um bom desempenho e produtividade para a empresa.
O livro começa falando da importância de estar bem consigo mesmo já que isso produz resultados valiosos para a empresa e com as demais pessoas com quem trabalha. Apontase também a importância de um gerente com conhecimentos sobre o desempenho de seus funcionários, e aí entra o Gerente Minuto com seus 3 segredos.
O primeiro segredo que o gerente traz é o estabelecimento de “Objetivos-Minutos” que é deixar claro quais as responsabilidades e como será avaliado o desempenho de cada um. O objetivo e os respectivos padrões de desempenho são expressos em uma folha com menos de 250 palavras, na qual cada pessoa sabe desde o começo o que é esperado dela, e é definido o que será considerado bom comportamento e desempenho. Ademais, utilizase o estabelecimento de objetivos de 80-20, 80% dos resultados realmente importantes provem de 20% dos objetivos.
O segundo segredo no gerente minuto é o “Elogio-Minuto”, nele é necessário um feedback da parte do gerente para o funcionário, avisando-o sobre seu desempenho, mas ao contrário de muitas empresas, na do livro, esse aviso é sobre alguma ação correta. Com isso, o trabalhador recebe um elogio quando está se conduzindo bem, é valorizado pela atitude. O gerente diz a pessoa o que ela fez certo, de modo específico, além de enfatizar que ficou satisfeito e como isso ajuda a empresa. Por fim, da um aperto de mão ou um toque no ombro do trabalhador para deixar claro que apoia o sucesso deles na empresa.
Por último, o terceiro segredo é a “Repreensão-Minuto”, quando o gerente descobre o erro, ele procura quem o fez, confirma os fatos e em seguida põe a mão no ombro, ou fica ao lado do funcionário e diz exatamente o que foi feito de errado. Ele não ataca o funcionário como pessoa, mas apenas pelo comportamento, deixando claro que está sendo justo e coerente. Mostra como se sente a respeito do fato. Além disso, faz com que o trabalhador compreenda o quão competente é. Após a repreensão terminar, a assunto é dado por encerrado.
Observa-se no livre o sucesso da empresa e dos funcionários que lá trabalham, com a produção comparada as outras redes, mesmo tendo maquinários antigos, acabam se sobressaindo. Evidenciando-se a diferença em um gerenciamento correto onde o foco é deixar claro as coisas para os trabalhadores e forçarem eles mesmos a solucionarem os próprios problemas.
...