A Geometria Espacial
Por: Gabrieli Montibeller • 28/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.102 Palavras (5 Páginas) • 258 Visualizações
RESUMO:
Pretende-se neste trabalho acadêmico explicar o assunto de Geometria Plana, além de apresentar os conceitos, sua história, suas figuras e formulas de acordo com as figuras assim apontadas. Dentre as figuras que será demonstradas estará: primas (cubo, paralelepípedo), pirâmide, cone, cilindro e esfera.
Este estudo sobre Geometria Espacial teve como iniciativa Pitágoras e Platão com o estudo da Metafísica e da religião, contudo os estudos sobre Geometria Espacial permaneceram Pitágoras e Platão associavam o estudo da Geometria Espacial ao estudo da Metafísica e da religião. Contudo, foi no fim da Idade Média quando Leonardo Fibonacci escreveu sobre “Practica Geometriae”, entre 1571 até 1630, Joannes Keplers rotula o “Steomertria” (ste stereo: volume/metria: medida). Então, a partir destes estudos que conceituou-se Geometria Espacial como o estudo do espaço, possuindo então três dimensões: altura, largura e comprimento.
- INTRODUÇÃO
A palavra geometria vem do grego “geo” (terra) e “métron” (medir), tendo como tradução medir a terra, surgindo a partir do cotidiano das civilizações egípcia e babilônica, relacionada com o plantio, construções, movimento dos Astros e era muito utilizada para o cálculo de áreas e volumes. Já a palavra espacial refere-se a tudo que existe no espaço, ou seja, refere ao mundo em que vivemos, com suas três dimensões, ou tridimensional: altura, largura e comprimento.
Então, geometria espacial ou geometria do espaço corresponde a uma área matemática que possui mais de duas dimensões (tridimensional) e o estudo das figuras no espaço, mas antes de tudo começou-se com elementos primitivo, não existindo uma definição precisa para eles, os elementos são:
- Ponto: é usado para representação no espaço, além de ser a base de toda geometria, ela não tem definição, dimensão ou forma, não possui medida, comprimento, altura ou largura.
[pic 1]
[pic 2]
- Reta: é o conjunto de ponto, se pode medir a distância entre dois pontos e tem uma única dimensão (unidimensional), não possui curvas ou largura. Exemplo:
[pic 3]
- Plano: é constituído por enfileiramento de retas e considerado dentro de um plano figuras bidimensionais, sendo assim possuem largura e comprimento.
[pic 4]
[pic 5]
Logo, geometria espacial é todo o espaço que nos envolve e que segue infinitos e ilimitados pontos, tratando-se da extensão natural do plano, possuindo altura, largura e comprimento, formando assim figuras.
[pic 6]
Entre as figuras geométricas são elas:
- Prisma (cubo e paralelepípedo);
- Pirâmide:
- Cone;
- Cilindro;
- Esfera.
- DESENVOLVIMENTO
A geometria espacial iniciou com o conceito primitivo de ponto, reta e plano. Mas, logo os axiomas que são proposições, serve de base para o desenvolvimento de uma teoria tem fundamento que existem infinitos pontos, retas e planos.
Os postulados de pontos e retas, possuem: reta e pontos infinitos, onde com os pontos podem se traças infinitas retas ou por pontos distintos que passa uma única reta ou por um ponto qualquer.
Os postulados de plano e espaço, possuem:
- Por três pontos não-colineares passa um único plano;
- Em um reta pode traçar infinitos planos;
- Toda reta pertencente a um plano divide-o em duas regiões chamadas semi planos;
- Qualquer plano divide o espaço em duas regiões chamadas semi espaços.
- Posições relativas de duas retas
Duas retas distintas no espaço, podem ser:
Retas paralelas: pertencem ao mesmo plano e não possuem pontos em comum.
[pic 7][pic 8]
Retas coincidentes: pertencem ao mesmo plano e possuem pontos em comum.
[pic 9]
Retas concorrentes não coplanares: não precisa ser do mesmo plano, porém tem pontos em comum.
[pic 10]
Retas concorrentes perpendiculares: possuem pontos em comum e formam 90°.
[pic 11]
Retas reversas ou não coplanares: possuem planos totalmente distintos.[pic 12]
[pic 13]
Postulado de Euclides ou das retas paralelas: quando se possui duas retas r e s, e o ponto P, onde o ponto P só pertence a uma única reta, portanto a reta r e s são paralelas. Exemplo:[pic 14]
[pic 15]
- Determinação de um plano
Um único plano pode passar por três pontos não-colineares, sendo assim o plano também pode ser determinado por:
- Uma reta e um ponto não pertencente precisamente a uma reta;
- Duas retas concorrentes ou paralela distintas.
- Posições relativas de reta e plano
- Retas contidas no plano: se a reta tem dois pontos distintos em um plano;
- Reta concorrente ou incidente ao plano: se a reta e o plano for concorrente ao ponto, onde a reta é reversa a todas as retas do plano e não passa pelo ponto;
- Reta paralela ao plano: se a reta e o plano não possuem plano em comum, com isso o a reta é paralela.
- Perpendicularíssimo entre reta e plano
Uma reta é perpendicular, e somente se, a reta do plano for perpendicular passar pelo ponto de interseção da reta e o plano.
...