A Gestão de Projetos
Por: Gustavo Santos • 4/7/2022 • Trabalho acadêmico • 362 Palavras (2 Páginas) • 80 Visualizações
ATIVIDADE 3 - GESTÃO DE PROJETOS - 52/2022
GUSTAVO OLIVEIRA DOS SANTOS
R.A.: 21069524-5
CURSO: BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
QUESTÃO 1
A sigla PMO (Project Management Office) significa Escritório de Projetos em português, e é uma estrutura organizacional que promove a padronização dos processos de governança e gestão de projetos. Ele é responsável por criar metodologias que serão aplicadas ao gerenciamento de projetos, além de dar suporte aos gerentes dos projetos, oferecendo orientações e ferramentas.
Fonte: EAUX CONSULTING. O que é PMO? 7 passos para implantar um escritório de projetos com sucesso na sua empresa! Disponível em: https://www.euax.com.br/2018/09/pmo-escritorio-de-projetos/. Acesso em abril 2022.
Com base nos tópicos estudados durante as aulas ao vivo, no livro da disciplina e em outras referências bibliográficas, responda à questão abaixo:
Explique a importância de um PMO em uma empresa, descreva os tipos de PMO e cite pelo menos 3 vantagens que um escritório de projetos pode gerar para uma instituição.
Observação: podem ser feitas consultas na internet, desde que não seja plágio e o texto tenha as devidas referências citadas.
O PMO é uma estrutura organizacional que padroniza os processos relacionados a projetos, facilita o compartilhamento de recursos e presta suporte ao gerente de projetos. Sua principal função é monitorar a gestão dos projetos, programas e portifólios, atuando também como uma ponte para prestação de contas à diretoria. Outro papel importante é a implantação de metodologias e padronização de processos, ferramentas e técnicas bem como documentações em geral. Também é parte fundamental, promover cursos, práticas e culturas desenvolvidas engajando os colaboradores nas boas praticas da gestão de projetos.
Tipos de PMO:
Estratégico: Identificação e seleção de projetos que seguem de acordo com as estratégias dentro da organização;
Suporte: tipo consultivo, fornece modelos, melhores práticas e presta auxilio no desenvolvimento do projeto.
Controle: Exige uma conformidade na adoção de metodologias, formulários e regras. Controla o “como fazer”. Assume o controle do projeto, gerenciando com alto nível de controle e autonomia.
Conclusão:
O PMO pode ser muito vantajoso dentro de uma organização sendo responsável pelo engajamento e direcionamento da cultura empresarial voltada a projetos, trazendo inúmeros benefícios. Podemos citar projetos sendo realizados de forma mais rápida e barata, projetos de maior relevância, maior eficiência e eficácia no planejamento e execução de projetos entre outros benefícios.
...