TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Projetos

Por:   •  20/1/2025  •  Dissertação  •  3.097 Palavras (13 Páginas)  •  17 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

[pic 2]

Elaborado por: Leandro Silva de Moraes (A58331697)

Disciplina: Gestão de Projetos

Turma: Gestão de Projetos-0521-1_10


Business case

A rápida evolução tecnológica nos dias atuais demanda cada vez mais a necessidade de profissionais capacitados com habilidades digitais. Entretanto, de acordo com JATOBÁ, em matéria para a Folha de Pernambuco, o número de formados no Brasil em áreas de tecnologia é de 46 mil ao ano, enquanto até 2024 a busca por profissionais com habilidades digitais chegará a 70 mil pessoas ao ano, com base em dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).

Em Recife, no mais relevante parque tecnológico urbano do Brasil, conhecido como Porto Digital, percebe-se uma carência de mão de obra qualificada, o que acarreta em uma grande quantidade de vagas disponíveis. As empresas da região costumam realizar capacitações para a população local, com o intuito de formar paliativamente a mão de obra demandada. Porém, se faz necessário um esforço conjunto entre empresas e governos, para levar essa capacitação aos mais jovens e inserir a base tecnológica na formação educacional.

Ainda de acordo com a reportagem de JATOBÁ, o então Ministro da Cidadania na época, Osmar Terra, ressaltou a importância de direcionar jovens de programas sociais a estudar sobre ferramentas tecnológicas:

“A tecnologia vai ser a base de tudo em pouco tempo. Temos que pensar na capacitação, as empresas precisam de mão de obra qualificada, e porque não usar todo esse exército de jovens que não tem oportunidade de trabalho e não estão estudando, para que passem a fazer cursos de TI, principalmente de famílias mais pobres, são soluções tecnológicas que o Brasil precisa.”

Sendo assim, apresenta-se nesse documento um projeto para fomentar a educação tecnológica em uma comunidade carente localizada no mesmo bairro onde está fixado o Porto Digital, a comunidade do Pilar. De acordo com GONZAGA, a comunidade do Pilar é bastante antiga no Recife e é carente de ações para unidades habitacionais, saúde, educação e equipamentos de lazer. Dessa maneira, o projeto detalhado aqui tem o objetivo de criar um modelo para capacitar os jovens carentes dessa comunidade em habilidades digitais, para que eles tenham condições de se inserir no mercado, que tem muitas vagas em aberto e carece de profissionais habilitados. Adicionalmente, é uma forma de fazer com que essas pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade ascendam socialmente e tenham melhores condições de vida.

O projeto, assim, beneficiará tanto a comunidade em questão, como também trará condições para o Porto Digital crescer de forma sustentável, com acesso a mão de obra qualificada localmente. O projeto em questão terá prazo de 1 ano para conclusão, de 05/07/2021 a 01/07/2022, estruturando a metodologia para execução dos treinamentos para crianças e jovens da comunidade carente do Pilar, que passará a ser um processo contínuo nos anos seguintes e servirá de modelo para implantação em outras comunidades carentes da cidade do Recife posteriormente.

Os principais riscos iniciais desse projeto são relativos a apoio e participação dos órgãos públicos, visto que há a necessidade de uma ação conjunta de entidades privadas e poder público, para que as ações tenham impacto permanente na comunidade e traga retornos em longo prazo.


Termo de abertura do projeto

Project charter (Termo de abertura)

Projeto: Capacitação em habilidades tecnológicas na comunidade do Pilar

Número: 1                    

Versão: 1

1. Objetivo do projeto

Transformar jovens carentes de comunidades locais do Recife em profissionais qualificados em habilidades digitais, para ingressar no mercado de trabalho do Porto Digital, o mais relevante parque tecnológico urbano do Brasil, que possui carência de mão de obra qualificada e não consegue preencher as vagas de emprego.

2. Gerente do projeto, responsabilidade e autoridade

O gerente do projeto terá a responsabilidade de fazer o planejamento das etapas do projeto, sendo responsável por empreender esforços e usar os recursos de maneira otimizada para entregar os produtos dos objetivos do projeto.

O gerente do projeto terá como responsabilidades: definir a equipe do projeto; planejar os treinamentos para os membros da equipe; selecionar fornecedores e planejar a compra dos materiais necessários; definir normas e métodos de trabalho; acompanhar a execução dos trabalhos; validar as entregas realizadas; estabelecer canais de comunicação; realizar ajustes com base nas mudanças realizadas; coletar dados de execução e comparar com o planejamento, de maneira a fazer previsões sobre o andamento do projeto; realizar a gestão do conhecimento do projeto, registrando as lições aprendidas.

A partir da aprovação deste termo de abertura do projeto, concede-se autoridade ao gerente de projetos para aplicar os recursos disponibilizados na execução das atividades do projeto.

3. Metas

  •  Reduzir, no curto prazo de 1 ano, em 10% o gap de profissionais necessários para as empresas do Porto Digital;
  •  Reduzir em 50% o gap de profissionais necessários para as empresas do Porto Digital no prazo de 5 anos;
  •  Aumentar em 20% a renda per capita da população da comunidade do Pilar no curto prazo de 1 ano;
  • Aumentar em 50% a renda per capita da população da comunidade do Pilar no prazo de 5 anos;
  • Fornecer capacitação a 100 estudantes de ensino fundamental no prazo de 12 meses;
  • Fornecer capacitação a 100 estudantes de ensino médio no prazo de 12 meses;
  • Fornecer capacitação a 200 a ex-alunos, recém formados no ensino médio e ainda sem qualificação, no prazo de 12 meses;
  • Garantir que, após o prazo de 5 anos, 100% da população de crianças e jovens da comunidade do Pilar tenham tido acesso aos cursos disponibilizados.
  •  Estruturar programa de recrutamento específico para jovens da comunidade do Pilar para as empresas do Porto Digital.

4. Premissas

  •  Ambiente de parceria entre iniciativa privada e governos estadual e municipal;
  •  Apoio das universidades locais na preparação dos treinamentos;
  •  Utilização da estrutura física das escolas de ensino fundamental e médio em que os alunos já estudam, bem como das universidades parceiras, já que a maioria dos alunos não deve ter equipamentos eletrônicos ou internet;
  • Fornecimento de bolsa alimentação de incentivo para as famílias enviarem os alunos para a escola;
  •  Incentivo aos alunos participarem de campeonatos de robótica e desenvolvimento de aplicativos, para o desenvolvimento das competências necessárias ao mercado de trabalho;
  • Premiações de incentivo aos alunos que se destacarem na realização das capacitações, com fornecimento de equipamentos eletrônicos;
  • Atração de profissionais locais do setor de tecnologia para realização dos treinamentos, de maneira a ter maior identificação com os alunos.
  • Incentivos fiscais para as empresas do Porto Digital que participarem do projeto e auxiliarem na realização dos treinamentos e fornecerem materiais necessários ao funcionamento das atividades;
  • Governos adotarem leis de incentivo à cultura e educação, para estimular doações de pessoas físicas e jurídicas ao projeto.

5. Restrições

  •  Recursos limitados, advindos de doações de empresas do Porto Digital e de leis de incentivo implementadas pelos governos municipal e estadual;
  •  Prazo de 12 meses para conclusão do projeto e estabelecimento da metodologia do processo que passará a ser contínuo;
  •  Estudantes sem estrutura adequada para realizar os treinamentos de casa;
  •  Realização de treinamentos de forma presencial, seguindo os protocolos de proteção contra a covid-19, visto que os alunos não tem estrutura para realizar o treinamento à distância.

6. Riscos

  •  Morosidade da Administração Pública na realização das ações;
  •  Desistência dos alunos por dificuldades financeiras;
  •  Falta de incentivos para as empresas do Porto Digital patrocinarem o projeto;
  •  Falta de materiais e estrutura física para a realização das aulas;
  •  Não aprovação de leis para incentivo às ações de cultura e educação.

7. Prazo de implantação

Prazo de 1 ano para conclusão do projeto, de 05/07/2021 a 01/07/2022

8. Investimento

R$ 321.500,00

9. Principais etapas

Etapas

Duração estimada

Custo Estimado (R$)

INICIAÇÃO

Reunião de apresentação do projeto aos representantes do Porto Digital e representantes dos governos municipal e estadual

1 semana

                               3.000,00

Visita às escolas da comunidade do Pilar, para apresentação do projeto

1 semana

                               5.000,00

Elaboração do Termo de Abertura do Projeto (TAP)

2 semanas

                               5.000,00

Validação do TAP pelas partes interessadas

1 semana

                               3.000,00

PLANEJAMENTO

Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto

1 semana

                               3.000,00

Montar a Estrutura Analítica de Projeto (EAP)

2 dias

                               1.000,00

Elaborar cronograma das atividades

2 dias

                               1.000,00

Determinar orçamento das atividades

2 dias

                               1.000,00

Planejar o controle da qualidade do projeto

2 dias

                               1.000,00

Definir os recursos para a execução das atividades

2 dias

                               1.000,00

Planejar as comunicações durante o projeto

2 dias

                               1.000,00

Identificar os riscos do projeto e planejar ações

2 dias

                               1.000,00

Planejar aquisições para o projeto

2 dias

                               1.000,00

Planejar participação das partes interessadas

2 dias

                               1.000,00

EXECUÇÃO

Mapeamento das necessidades das empresas instaladas no Porto Digital

2 semanas

                             10.000,00

Levantamento de competências necessárias para as carências identificadas

1 semana

                               5.000,00

Análise da grade curricular de ensinos fundamental e médio das escolas da comunidade do Pilar

1 semana

                               5.000,00

Mapeamento das competências desenvolvidas nas crianças e jovens da comunidade do Pilar

2 semanas

                             10.000,00

Diagnóstico da situação atual

3 dias

                               1.500,00

Reunião de alinhamento entre empresas do Porto Digital e representantes do Governo

1 semana

                               3.000,00

Contratar e capacitar os profissionais responsáveis pela capacitação das crianças e jovens

1 mês

                             30.000,00

Preparação de cursos alinhados ao perfil dos alunos

2 meses

                             15.000,00

Estabelecer parcerias com universidades locais para realização de treinamentos

1 semana

                               5.000,00

Selecionar os estudantes que participarão do projeto

1 semana

                               5.000,00

Executar os treinamentos

8 meses

                             80.000,00

MONITORAMENTO E CONTROLE

Acompanhar a execução do projeto

Contínuo

                             20.000,00

Realizar o controle de mudanças

Semanalmente

                             20.000,00

Realizar reunião com as partes interessadas para avaliar o andamento do projeto

Semanalmente

                             20.000,00

Elaborar planos de ação para as dificuldades enfrentadas

2 semanas

                             20.000,00

Avaliar a evolução dos alunos no desenvolvimento das competências

Contínuo

                             20.000,00

ENCERRAMENTO

Elaborar relatório comparando o cenário inicial com o resultado da capacitação final

1 semana

                               5.000,00

Realizar reunião com as partes interessadas para apresentação de resultados

1 semana

                               3.000,00

Elaborar documento apresentando as lições aprendidas

1 semana

                               3.000,00

Elaborar documento com a metodologia de aplicação do projeto, para replicação em outras comunidades

2 semanas

                             10.000,00

Elaborar o Termo de Encerramento do Projeto (TEP)

1 semana

                               3.000,00

10. Principais stakeholders

Nome/função

Empresas do Porto Digital

Fornecimento de profissionais para a realização dos treinamentos, bem como de doações através de incentivos fiscais concedidos pelos governos locais.

Prefeitura do Recife

Apoio ao projeto, estabelecendo leis de incentivo à cultura e educação, bem como de incentivos fiscais para as empresas do Porto Digital que contribuírem para o projeto.

Governo do Estado de PE

Apoio ao projeto, estabelecendo leis de incentivo à cultura e educação, bem como de incentivos fiscais para as empresas do Porto Digital que contribuírem para o projeto.

Universidade Federal de Pernambuco

Fornecimento de estrutura e laboratórios de informática para a realização das aulas, bem como de profissionais da área de tecnologia para ministrar os treinamentos.

Universidade de Pernambuco

Fornecimento de estrutura e laboratórios de informática para a realização das aulas, bem como de profissionais da área de tecnologia para ministrar os treinamentos.

Escolas da comunidade do Pilar

Fornecimento da estrutura para a realização dos treinamentos e incentivo para inclusão das habilidades de tecnologia na grade curricular.

Empresas Júnior das universidades parceiras (Ex.: Citi, ACE Consultoria, FCAP Jr.)

Apoio na realização dos treinamentos de tecnologia e empreendedorismo, com alta qualidade e baixo custo.

11. Comentários

O projeto apresentado tem o objetivo de atender uma demanda do mercado de trabalho na cidade de Recife, que carece de mão de obra especializada, bem como contribui para a melhoria da qualidade de vida da população carente da cidade, a partir da educação como meio de ascensão social das pessoas em situação de vulnerabilidade em comunidades carentes.

O trabalho conjunto das esferas privada e pública tem o poder de transformar a realidade da sociedade, contribuindo para um mundo com mais oportunidades para todos. Dessa maneira, com as informações apresentadas nesse Termo de Abertura do Projeto, espera-se a contribuição das partes interessadas relacionadas, para início do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (425.9 Kb)   docx (2.1 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com