A Manutenção preventiva de qualidade em equipamentos rotativos
Por: pot256 • 9/11/2017 • Relatório de pesquisa • 424 Palavras (2 Páginas) • 445 Visualizações
Tema:
Como manter uma manutenção preventiva de qualidade em equipamentos rotativos?
Para se obter uma manutenção preventiva de qualidade devemos atender todos os requisitos desejados e exigidos pelo cliente, atendendo as normas como tecnologia aplicada e mão de obra qualificada visando garantir a prevenção de quebras e perdas de produção.
Problema:
Como prever quebra ou mal funcionamento de equipamentos após manutenção corretiva?
Deve- se fazer uma inspeção sobre o trabalho realizado anteriormente (manutenção corretiva) abordado o equipamento, materiais utilizados e reparos, sua causa raiz de problema crônico e de mal funcionamento.
Justificativa:
Exatidão: Ter a informação correta dos problemas detectados por instrumentos de precisão e aferição de possíveis mal funcionamento.
Precisão na ocorrência: para termos precisão na ocorrência antes das quebra deve-se seguir um planejamento de rotas em todos os equipamentos listados no cronograma de manutenção, verificando cada equipamento nos prazos legais informasdosd pelo fabricante de cada equipamento.
Objetivo Geral:
Evitar Manutenção corretiva: A manutenção corretiva nunca será eliminada devido a vários fatores técnicos, porém com a manutenção preventiva, poderemos tecnicamente reduzir em grande escala a quebra de equipamentos, reduzindo também significativamente o alto custo de materiais e equipamentos acarretando em redução de horas extras, transtornos na produção e manutenção em outras áreas da planta envolvida.
Objetivo Especifico:
Redução de custos: Seguindo um plano de manutenção preventiva programada, reduziremos uma alta porcentagem de quebra de equipamentos.
Vida Útil: Garantindo um cronograma de planejamento de rotas, garantiremos o melhor funcionamento de equipamentos e peças aumentando sua vida útil.
Durabilidade: Se mantermos os equipamentos rotativos com lubrificação e medição em dia e bom funcionamento w manobra corretos garantiremos a durabilidade do equipamento.
Hipótese Básica:
Vibrações fora das tolerâncias ocorrem quando a montagem ou alinhamentos do equipamento esta fora dos padrões de tolerância fornecidos pelo fabricante.
Hipótese Secundaria:
Alta temperatura de equipamentos isso ocorre em consequência da hipótese básica, causando quebra de equipamentos, a falta de lubrificação também poderá causar alta temperatura.
Método de abordagem:
Primeiramente deve-se verificar a descrição técnica do equipamento, avaliando seu histórico de desempenho. Geralmente o não segmento de padrões exigidos, como falta de rotas de inspeção, lubrificação e analise são a cauda do problema, sendo assim utilizando equipamentos de medição chegaremos a possíveis problemas de quebra e mal funcionamento.
Cronograma:
[pic 1]
Legenda: [pic 2]
Cumprido
[pic 3][pic 4]
[pic 5][pic 6]
Referências Bibliográficas:
Manserv Manutenção – TMU (Time Manutenção Utilidades);
SKF Lubrificações;[pic 7]
...