A PERSPECTIVA DIMÉTRICA
Por: Weuller Alves • 20/6/2016 • Trabalho acadêmico • 1.096 Palavras (5 Páginas) • 2.596 Visualizações
[pic 1]
Faculdade Maurício de Nassau
Curso de Engenharia Mecânica
Perspectiva Dimétrica
Fortaleza
2016
Colaboradores:
PERSPECTIVA DIMÉTRICA
Síntese sobre Perspectiva Dimétrica na qual é englobada ao conteúdo de Projeções Axonométricas, pertencente a disciplina de Desenho Técnico do curso Engenharia Mecânica do período noturno da Faculdade Maurício de Nassau como exigência para a complementação de nota avaliativa.
Orientador: Prof. Paulo Herbert Franca
Fortaleza
2016
SUMÁRIO
1.Introdução
1.1.Objetivo 2
2.Resultados e discussões 3
2.1.Perspectiva Dimétrica 3
2.2.Obtenção de Perspectiva 3
2.2.1.Papel reticulado 4
2.3.Desenho de circunferências em Perspectiva Dimétrica 5
2.4. Diferença das perspectivas 6
3.Conclusão.........................................................................................................7
4.Referências Bibliográficas 8
1
- Introdução
No ramo da engenheira têm é necessário possuir uma noção sobre desenho técnico, assim temos que abranger o conhecimento nessa área tão significativa. Um dos pontos importantes a ser estudado é a parte de perspectivas que é uma forma de representar graficamente uma visão espacial de qualquer objeto ou peça no caso de engenheiros mecânicos.
As projeções geométricas planas são divididas em projeções paralelas e projeções centrais, sendo que as projeções paralelas são subdivididas em obliquas e em ortogonais, esta última fragmentada em perspectivas isométricas, Dimétricas e Trimétricas.
As distintas maneiras de representação em forma de projeções ortogonais axonométricas são resultantes das diferentes maneiras de como o observador pode ver, podendo variar de acordo com os distintos ângulos possíveis de ser estabelecido entre o eixo dos referenciais associadosutilizados e das infinitas maneiras de posições possíveis.
- Objetivo
Este relatório visa estudar projeções paralelas axonometricas especificamente no segmento de perspectiva dimétrica, para assim podermos analisar seus principais tópicos para a aplicação de maneira prática e concisa no cotidiano voltado na área de desenhos técnicos de um engenheiro mecânico.
2
- Resultados e Discussões
Nesta parte serão analisadosos diversos tópicos sobre perspectivas dimétricas.
- Perspectiva Dimétrica
É uma perspectiva na qual é pertencente a projeções paralelas, sendo especificamente axonométrica. Na prática podemos observar que não há modificação em um dos eixos que permanece na vertical, e podemos observar que é bastante parecida com a perspectiva isométrica, porém por sua vez há em diferenciação um inclinação, onde provoca um angulação com eixo B, que corresponde a largura, com a horizontal, geralmente é de 7° e no eixo C, correspondente a profundidade, temos na maioria dos casos 42°, onde pode ocorrer modificações de acordo com a pretensão da visualização melhor da peça ou desenho especifico. Para melhor compreensão podemos visualizar na imagemabaixo:
[pic 2]
(Fonte: livro Desenho Técnico Moderno)
- Obtenção de Perspectiva
Um dos modos para se obter diferentes maneiras de se desenhar para se tornar mais próximo de como o observador pôde ver o objeto ou como pode ser visto é mudando o ângulo [pic 3], para uma melhor compreensão podeser observado na figuraa seguir:
3
[pic 4]
[pic 5]
(Fonte: livro Desenho Técnico Moderno)
Seguidamente apresenta-se uma tabela com ângulos de fuga e coeficientes de redução utilizados.
[pic 6]
(Fonte: livro Desenho Técnico Moderno)
- Papel reticulado
Há um tipo de papel especifico que pode ser utilizado em perspectivas dimétricas e isométricas que tem como característica: a formação quadricular formando ângulos que são utilizados nas perspectivas mencionadas para facilitar o desempenho do desenho. Pode ser observado na imagem seguinte:
[pic 7] 4
Papel Recticulado (Escala em que é vulgarmente comercializado): a) Dimétrico; b) Isométrico.(Fonte: livro Desenho Técnico Moderno)
Assim, para o traçado de perspectivas cavaleiras pode-se recorrer a réguas em T e esquadros de 45º dado que o seu ângulo de fuga se estabelece normalmente com este valor. As perspectivas dimétricas podem ser executadas usando régua em T escantilhões dimétricos contendo as direções axonométricas deste tipo de perspectiva ou ainda usando um papel próprio onde estão impressas linhas em forma de malha de módulo quadrangular formando com a horizontal ângulos iguais ao das direções dimétricas (papel reticulado dimétrico).(Fonte: Projeções Axonométricas: Uma visão Técnica)
...